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Saiba por que respeito no ambiente de trabalho é importante

Para uma boa relação entre chefes e colaboradores de uma empresa é necessário ter qualidade e empatia.


    • São José do Rio Preto
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As relações entre funcionários e líderes de uma empresa têm um enorme impacto sobre a produtividade e harmonia no local de trabalho. Por isso, é importante que essa relação seja de máximo respeito entre as partes.

 

Segundo a psicóloga Paula Duarte, para ganhar e manter o respeito é preciso realizar coisas boas e inspirar outras pessoas. "Para uma boa relação entre chefes e colaboradores de uma empresa, é necessário ter qualidade e empatia, de modo que o líder saiba delegar as responsabilidades corretamente. Sempre com respeito aos seus direitos e os direitos do outros", explica.

Mas, tentar gerir um bom relacionamento entre todos nem sempre é tarefa fácil, especialmente quando o número de funcionários da empresa é bastante elevado.

O desrespeito pode surgir de diversas maneiras: no modo como uma pessoa pensa e expõe sua opinião, por exemplo, dando respostas grosseiras e interrompendo o raciocínio dos outros. Assuntos como estes, infelizmente ainda podem ser motivo para haver desrespeito entre as pessoas de uma equipe ou grupo, principalmente no ambiente de trabalho.

Mas para se ter respeito entre ambas as partes é fundamental que haja: "Uma avaliação 360º graus. Onde através dela o responsável pela equipe pode ter informações de todos os lados. Ouvindo-os, assim como também oferecer feedbacks. O líder deve avaliar cada funcionário individual e com respeito. Oferecendo conselhos sobre o que cada um deve melhorar e elogiando as suas qualidades," ressalta Paula.

"O trabalho de motivação, incentivo em trabalhar em equipe, a criação e inovação. Também é importante para uma boa relação," finaliza a psicóloga.

(Colaborou Alana Gabriela)