SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUINTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2022
Rio Preto em Foco

Nossa cidade no mundo da Seleção

Jogadores que se destacaram nos clubes rio-pretenses e vestiram a amarelinha da Seleção Brasileira de futebol, inclusive na Copa

Fernando Marques
Publicado em 17/06/2018 às 00:30Atualizado em 08/07/2021 às 07:08
Ponta direita Marinho, ex-América, agachado à esquerda, ao lado de Sócrates (Internet)

Ponta direita Marinho, ex-América, agachado à esquerda, ao lado de Sócrates (Internet)

O futebol sempre despertou paixão no rio-pretense. Desde as primeiras peladas nos terrões, espalhados pela cidade, ainda no início do século XXI. Em 1919, surge o Rio Preto Esporte Clube, o primeiro time profissional da cidade. O América Futebol Clube, só viria surgir em 1946.

Nas décadas de 1950 e 60, inúmeros times amadores surgiram na cidade e os "campinhos" viraram uma febre. Dois jogadores que jogaram no Rio Preto na década de 1930, foram à Copa do Mundo na França de 1938, pela Seleção Brasileira. Argemiro, que jogou no Rio Preto de 1931 a 1935, foi à copa como jogador da Portuguesa Santista. Já Zeca Lopes, que era do Batatais, jogou apenas algumas partidas amistosas com a camisa do Rio Preto. "Mandavam buscá-lo em Batatais para jogos especiais, diz o professor e historiador Agostinho Brandi". Depois passou pelo Comercial de Ribeirão Preto até chegar ao Corinthians, em 1937.

Ronaldão, que começou no Rio Preto e foi zagueiro do time de 1983 a 1985, também foi à Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, jogando pelo São Paulo. O ex-técnico do Rio Preto na década de 1970, Carlos Alberto Silva, foi o treinador da Seleção Brasileira entre 1987-88, conquistando a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de 1987, em Indianápolis.

E tivemos também jogadores do América que vestiram a camisa amarelinha. Adamastor, Ambrósio e Dirceu (os três também atuaram no Rio Preto), jogaram pela seleção no Campeonato Sul-Americano de 1962, realizado em Lima, no Peru. Inclusive foram campeões no torneio. Mirandinha, que começou sua carreira no vermelhinho, no final da década de 1960, brilhou no Corinthians e posteriormente no São Paulo, quando foi convocado para a Copa do Mundo de 1974, na Alemanha.

"Eu joguei em quatro partidas na Copa e, apesar da derrota, tirei muito proveito dessa experiência. Afinal, jogar pela Seleção é o sonho de qualquer jogador. E eu cheguei lá", conta Mirandinha. Quis o destino que, em sua primeira partida em Rio Preto depois da Copa, em novembro de 1974, ele sofresse uma fratura dupla na tíbia e no perônio da perna esquerda que o deixou dois anos e meio sem jogar futebol. Foram sete cirurgias.

Já o ponta Marinho, craque do América nos anos de 1970 e 80, quase foi à copa de 1982, jogando pelo Bangu-RJ. Foi cortado na última hora. Inclusive, Castor de Andrade, histórico presidente do Bangu, dava 1.000 dólares para cada gol que Marinho fizesse nos treinos. Foi uma pena. Em 2006, fiz para a TV da Cidade, entrevistas com Adamastor, o advogado Onivaldo David Canada e com o empresário Nelcides Marques Alves, o Bimbo, que estiveram presentes em Copas do Mundo.

Finalizando, o documentário tem imagens feitas em Super 8, por Marco Cunha, pelas ruas de Rio Preto, comemorando o tricampeonato, em 1970, no México. "Todos juntos vamos, pra frente Brasil, Brasil, salve a seleção". E os generais, é claro...

Zeca Lopes, com a camisa do Batatais (Arquivo Público Municipal)

vamos-ajudar-o-marinho-ex-jogador-do-bangu-e-selecao-brasileira-vive-com-dificuldades2 (Internet)

torcedores_1938_editada_anuncio (Internet)

Seleçãop na Copa de 1974 com Mirandinha (Internet)

RONALDÃO CAMPEÃO DO MUNDO EM 1994 (Internet)

Time do Rio Preto na década de 1930: dois jogadores foram para a Copa da França de 1938 (Arquivo Público Municipal)

Rio Preto na Copa do Mundo de Futebol (Arquivo Público Municipal)

Rio Preto na Copa do Mundo de Futebol (Arquivo Público Municipal)

Rio Preto na Copa do Mundo de Futebol (Arquivo Público Municipal)

Rio Preto na Copa do Mundo de Futebol (Arquivo Público Municipal)

Rio Preto na Copa do Mundo de Futebol (Arquivo Público Municipal)

Rio Preto na Copa do Mundo de Futebol (Arquivo Público Municipal)

Rio Preto na Copa do Mundo de Futebol (Arquivo Público Municipal)

Onivaldo Canada com Tostão.mp4.Still013 (Arquivo Público Municipal)

Nilo, Luiz Vieira, Wilson Lopes, Edson, Ronaldão e Edinho; agachados, na mesma ordem Rogério, Gilson, Paraná, ... (Arquivo Público Municipal)

Foto sem legenda (Internet)

Ronaldão e Romário em 1994 (Internet)

BRA-time 1938 (Internet)

Argemiro jogou uma copa (Internet)

ARGEMIRO MARCA O ITALIANO PIOLA-1938 (Internet)

AMÉRICA COM MARINHO (Arquivo Público Municipal)

AMÉRICA COM AMBRÓSIO, ADAMASTOR E DIRCEU (Arquivo Público Municipal)

Adamastor, o último agachado, que jogou na Seleção Brasileira em 1962 (Internet)

Mirandinha quebrou a perna na primeira partida depois da Copa (Domício Pinheiro)

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por