SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUARTA-FEIRA, 06 DE JULHO DE 2022
Rio Preto em Foco

Natal das antigas

Até 1960, Papai Noel vinha na frente da locomotiva na Estação Ferroviária e depois de helicóptero

Núcleo Digital
Publicado em 23/12/2017 às 20:30Atualizado em 17/01/2022 às 00:45
Casa Bueno-Rua Bernardino-Anos 50 - Cópia (Arquivo Público)

Casa Bueno-Rua Bernardino-Anos 50 - Cópia (Arquivo Público)

O Natal era a época no ano em que cidade ficava muito mais bonita e movimentada. Toda região vinha comprar nas lojas do centro com as suas belas decorações. A chegada do Papai Noel era uma festa.

Até a década de 1960, vinha na frente da locomotiva na Estação Ferroviária e depois de helicóptero, que pousava em frente ao Aeroporto Municipal, diante de centenas e crianças. Elas saiam correndo atrás do velho Ford 1929, que levava o Papai Noel até ao centro da cidade.

Todo ano, na casa em frente ao Mercado Municipal, a família do Deputado Bady Bassitt distribuía presentes e mantimentos para os mais necessitados. Tenho lembranças maravilhosas dos velhos natais de Rio Preto. Primeiro pela iluminação das ruas Bernardino de Campos e General Glicério. Na Bernardino vinha desde a rua Independência até a rua Pedro Amaral. No centro da rua, entre a rua Silva Jardim e Jorge Tibiriçá, uma enorme árvore de natal de luzes se apoiava nos prédios do Grande Hotel e do Banco Auxiliar de São Paulo. Na rua General Glicério, várias lojas decoradas, com muitas luzes, como a saudosa "Regional Clipper", com sua decoração de cinema, uma obra de arte feita pelo vitrinista Sérgio Sigrist, um especialista no assunto.

A Casa Bueno, na esquina da rua Bernardino com a Silva Jardim, montava na sua enorme fachada, que pegava meio quarteirão da rua, vários painéis gigantes alusivos à data natalina. O da entrada principal, um desenho mostrava o nascimento do menino Jesus. Mas o principal da loja era o Papai Noel, o seu Arlindo Massi, que ficava sentado na porta, do lado de fora, entregando presentes que ele próprio arrecadava durante todo ano. Inesquecível. Tive o prazer de ser seu amigo até a sua morte e sempre agradecia com muito carinho por ele ter sido o meu primeiro Papai Noel. Professor de tênis, cinegrafista (foi ele quem filmou A Trama de Sangue, o primeiro filme de fiçção da cidade), Massi foi um dos primeiros ecologistas de fato da cidade, preocupado com o nosso meio ambiente. Não é por nada que o parque da represa leva seu nome.

Em 1966, Sylvio Calabrezzi, com a sua Cometa Filmes, produziu um dos maiores documentários da companhia, percorrendo várias lojas do centro da cidade no período de Natal. Com os acordes do violão de José Rastelli e sob as bençãos do bispo D. José de Aquino Pereira, o filme mostra desde a montagem do enorme presépio, que era montado todo ano na igreja Matriz, até uma grande volta pelo comércio e a indústria local. Lojas Peri, Bar do Jeca, Lojas It, Bambina, Salada Paulista, Charutaria Pilão, Móveis Pupin, Tininho Camiseiro, Casa de Lanches São Jorge, Casa dos 2.000 Réis, Ao Bebê Sorrindo, A Edificadora, A Delícia e Paraíso do Long-Play, são algumas das lojas que deixaram muita saudade no rio-pretense. É assistir e se emocionar. Um Feliz Natal a todos!

A REGIONAL CLIPPER

Rua General Glicério x Jorge Tibiriçá-Loja A Regional Clipper-Anos 60 1

Rua General Glicério x Jorge Tibiriçá-Loja A Regional Clipper-Anos 60 1

Localizada na esquina da rua General Glicério com a Jorge Tibiriçá, no centro de Rio Preto, a loja de roupas Regional Clipper deixou saudade com as suas belíssimas vitrines decoradas por Sérgio Sigrist, principalmente no Natal. O prédio de três andares ainda é o mesmo. Apenas sofreu modificações na sua fachada. Hoje no local funciona uma loja da Humanitarian Calçados.

Crianças observam a chegada do Papai Noel na locomotiva, na década de 1960 (Arquivo Público)

Arlindo Massi - Papai Noel 2 (Arquivo Público)

Arlindo Massi arrecadava presentes durante o ano e entregava no Natal (Arquivo Público)

Rua Bernardino de Campos, entre Marechal Deodoro e Jorge Tibiriçá-Natal de 1960 à noite - Jaime (Arquivo Público)

Papai Noel das Lojas It-Aeroporto-1965 Jaime (Arquivo Público)

Natal 1950 Casa de Bady Bassitt (Arquivo Público)

digitalizar (Arquivo Público)

digitalizar (Arquivo Público)

digitalizar (Arquivo Público)

digitalizar (Arquivo Público)

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por