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Quinta-feira, 11.05.17 às 17:26 / Atualizado em 11.05.17 às 17:26

Sabor, nutrição e economia

Gisele Bortoleto
Reprodução Alimentos - 12052017

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Reprodução Alimentos - 12052017

Você vai ao supermercado e durante todo o ano encontra uma grande variedade de frutas, verduras, grãos e legumes. Isso é possível graças ao desenvolvimento da agricultura e suas técnicas, que permitem o cultivo em diferentes épocas do ano e regiões do País. 

O que talvez você não saiba é que consumir os alimentos na época certa, seguindo os ciclos de vida e florescimento da natureza, garantem que, além de preços mais em conta, seja extraído o que cada um tem de melhor em qualidade, propriedades nutricionais e sabor. 

O motivo é simples: quando crescem e amadurecem no tempo certo, sem ajuda de hormônios e outros aditivos externos, os vegetais conseguem atingir sua potência máxima de benefícios. A ideia dos nutricionistas é resgatar esse conceito de sazonalidade e fazer com que as pessoas voltem a consumir mais os alimentos de época.

"Como os alimentos estarão mais frescos e terão um teor nutritivo mais alto, com maior concentração de vitaminas e minerais, isso é uma vantagem nutricional para o consumidor", diz a nutricionista Flávia Cesar, de Rio Preto. 

A sazonalidade também permite que o alimento se desenvolva no seu ciclo natural, exigindo uma menor quantidade de defensivos agrícolas para o plantio. Com isso, ele vai ter um consumo menor de xenobióticos, que são compostos químicos estranhos, que o organismo não reconhece como nutriente e provocam danos e doenças. 

"Em maio, por exemplo, encontramos em maior quantidade a abóbora, o mamão e a batata-doce, que são grandes fontes de betacaroteno, que estará em maior concentração; além do alho, que contém alicina, uma propriedade antibiótica e antibactericida; o tomate, a goiaba vermelha e a melancia, com maior concentração de licopeno, uma substância que previne o câncer; e o maracujá, que fornece vitamina C", exemplifica a nutricionista.

Qualidade menor 

Muitos desses alimentos, garantem os especialistas, quando cultivados fora de época, apresentam menor qualidade, mesmo ostentando boa aparência. Um estudo feito no Japão mostra que alimentos colhidos fora de época já apresentaram deficiências de vitamina C e de caroteno. 

Outro agravante são os preços, que ficam mais elevados. Mesmo que você tenha disponível no supermercado quase todas as frutas e vegetais o ano todo, é muito importante a procura dos alimentos por safra. 

"Alguns vegetais, se estiverem fora desse período, acabam perdendo qualidade no ponto de vista nutricional, além de serem mais caros", diz a nutricionista Fernanda Granja. Por isso, é de extrema importância conhecer a época certa das safras, pois esses alimentos contêm mais nutrientes, são mais saborosos e frescos. "Isso se traduz em maior vitalidade, disposição, saúde e bem-estar pra você", complementa. 

"Consumir frutas, legumes e verduras da época é melhor para a saúde e para o bolso. Para a saúde porque esses alimentos estão na sua melhor fase, mais bonitos, mais saborosos, com um amadurecimento mais natural e com maior concentração de vitaminas e minerais. E para o bolso porque os preços despencam, já que a oferta é grande", explica a nutricionista Ana Valéria Ramirez.

E este talvez seja um dos segredos da boa forma dos franceses. No livro Mulheres Francesas Não Engordam (Paralela), a autora Mireille Guiliano conta que eles não gostam de produtos enlatados e não são fãs de fast food. Eles gostam de saborear os alimentos da época e de cozinhá-los da forma mais simples possível. 

Para elaborar pratos bem saborosos, existe a tradição de ir ao 'marché' (feira). As famílias aproveitam o final de semana para 'passear' na feira, escolher os melhores produtos conforme a época do ano, conversar com os vendedores, sentir o perfume das frutas, ativando todos os sentidos antes mesmo de começar a cozinhar.

Se você não tem esse hábito, é bom começar a ficar de olho: o final e começo de ano são épocas das frutas. Já no meio do ano, as hortaliças ficam melhores, mais bonitas e mais baratas. Entre agosto e setembro, é vez das frutas pouco resistentes ao calor. 

Uma dica para conhecer a safra dos alimentos é consultar o site da Ceagesp (www.ceagesp.gov.br/os-produtos). Lá, estão descritas as datas certas de todos os alimentos.

Fique por dentro

 

Alface - 12052017

 

Alface

  • Vantagem: algumas variedades contêm muito betacaroteno, folato, vitamina C, cálcio, ferro e potássio
  • Melhor época: março a setembro.
  • Escolha: evite comprar alface molhada. Veja se as folhas já não estão moles ou 'quebradas'. Elas devem estar firmes e consistentes
  • Armazenamento: na geladeira, dentro de um saco plástico

 

 

 

Pêssego - 12052017

 

Pêssego

  • Vantagem: é uma boa fonte de betacaroteno, vitamina C e K, além de pectina
  • Melhor época: janeiro a março.
  • Escolha: os de casca firme, mas não dura, de coloração de fundo creme ou amarelo-avermelhada. Evite os frutos verdes
  • Armazenamento: na geladeira, sem lavar. Lave apenas na hora de consumir

 

 

Abacaxi - 12052017

Abacaxi

  • Vantagem: alto teor de vitaminas. Contém celulose, indispensável para o bom funcionamento do intestino, e bromelina, uma outra substância que facilita a digestão das carnes. Rico em sais minerais como cálcio, fósforo e ferro.
  • Melhor época: dezembro 
  • Escolha: não se pode considerar apenas a sua cor, que varia dependendo da qualidade. O melhor e mais simples é verificar as folhas da coroa: o abacaxi está no ponto quando elas se soltam com facilidade e também a fruta tem de ceder um pouco com a pressão do dedo
  • Armazenamento: a coroa só deve ser arrancada no momento em que se for usar a fruta. Depois de cortado, ele deve ser guardado em recipiente fechado e mantido na geladeira. Quando ainda com casca, guarde na gaveta da geladeira

 

Mamão - 12052017

 

Mamão

  • Vantagem: contém grandes quantidades de cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio e vitaminas A e C. Também contém papaina, uma substância importante para o bom funcionamento do aparelho digestivo
  • Melhor época: janeiro a junho e outubro a dezembro
  • Escolha: o mamão bom para consumo não deve ter rachaduras, partes escuras ou machucadas nem picadas de insetos. A casca deve estar bem firme e limpa
  • Armazenamento: se estiverem verdes, em temperatura ambiente, num local escuro até que as manchas amarelas apareçam

 

Bócolis - 12052017

 

Brócolis

  • Vantagem: rico em sais minerais, principalmente cálcio e ferro. Também contêm vitaminas A e C
  • Melhor época: agosto a novembro.
  • Escolha: verifique se estão frescos. As flores, os talos e as folhas devem ter cor verde-escura, sem manchas nem marcas de insetos
  • Armazenameto: na geladeira, em um saco plástico aberto para não concentrar muito etileno

 

 

Banana - 12052017

 

Banana

  • Vantagem: é rica em açúcar e sais minerais, principalmente cálcio, fósforo e ferro. Também contém vitaminas A, B1, B2 e C
  • Melhor época: março e de agosto a novembro (nanica); janeiro a março e julho a dezembro (prata); e de abril a setembro (maçã)
  • Escolha: as que estiverem com a casca mais amarela e pequenas pintas marrons, de aspecto firme, sem partes moles ou machucadas e que não tenha as pontas verdes
  • Armazenamento: em temperatura ambiente

 

 

Tomate - 12052017

Tomate

  • Vantagem: rico em vitamina C e licopeno, um poderoso antioxidante e bom para a próstata
  • Melhor época: janeiro, março, abril, outubro e dezembro
  • Escolha: não compre com manchas escuras, partes podres ou emboloradas. Nem compre os verdes, que amadurecem fora do pé, pois eles têm menos vitaminas que os maduros. Escolha sempre os bem vermelhos, firmes e com a casca lisa
  • Armazenamento: fora da geladeira, protegidos da luz direta. A refrigeração interfere no sabor

 

 

Rúcula - 12052017

 

Rúcula

  • Vantagem: rica em proteínas, vitaminas A e C, e sais minerais, principalmente cálcio e ferro
  • Melhor época: janeiro a março.
  • Escolha: as folhas devem estar bem verdes, firmes e viçosas
  • Armazenamento: coloque em saco plástico e guarde na gaveta da geladeira

 

 

 

Couve - 12052017

 

Couve

  • Vantagem: rica em vitamina A (indispensável para a vista e para a pele), vitamina C, K e algumas do complexo B, além de cálcio, fósforo e ferro
  • Melhor época: março
  • Escolha: observe as folhas, elas devem ser firmes, bem verdes e sem marcas de insetos.
  • Armazenamento: pode ser conservada até por uma semana se as folhas forem guardadas inteiras (sem arrancar os talos) na gaveta da geladeira, dentro de saco plástico

 

Abacate - 12052017

Abacate

  • Vantagem: contém vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais como ferro, cálcio e fósforo. Possui gordura monoinsaturada, que diminui o colesterol
  • Melhor época: de fevereiro a maio
  • Escolha: os melhores são os mais pesados e firmes. Para saber se estão no ponto, é só fazer uma ligeira pressão com os dedos: os de casca fina cedem logo, os de casca mais grossa oferecem um pouco mais de resistência
  • Armazenamento: o maduro deve ser guardado na geladeira. O verde deve ser embrulhado no jornal ou saco de papel, para concentrar etileno, gás responsável pela maturação das frutas

 

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