Vida e Estilo

  • Sexta-feira, 24 de Março
  • A raiz de todos os males é o egoísmo!
Vida e Estilo

Matéria

Quinta-feira, 02.03.17 às 10:16

Refresque-se com os smoothies

Juliana Ribeiro
Guilherme Baffi Smoothie de frutas amarelas
Smoothie de frutas amarelas, da Tapi da Ray, em Rio Preto

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do
Diario da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Guilherme Baffi Smoothie de frutas amarelas
Smoothie de frutas amarelas, da Tapi da Ray, em Rio Preto

Você sabe o que é smoothie (macio em inglês)? Queridinha do verão, por causa da sua refrescância, a bebida caiu no gosto dos brasileiros, mas não foi por essas bandas de Tupiniquim que ela surgiu, pelo contrário, sua fama se deu na Califórnia, nos Estados Unidos, nos anos 1960. A bebida nasceu da necessidade de se consumir produtos energéticos e de baixa caloria e gordura. Sua receita varia de continente para continente. No Mediterrâneo e no Oriente Médio, seu nome é sharbat, utilizando iogurte, mel e fruta fresca. Os brasileiros optaram por deixar o nome original, e como temos uma infinidade de frutas o ano todo, estamos em vantagem na hora de usar a criatividade para elaborar receitas. Além das frutas, há quem acrescente à bebida sorvete ou iogurte.

Dessa forma, ao mesmo tempo em que ela é vista como uma opção saudável e refrescante pode-se transformar em uma bebida calórica. “Smoothie é um creme de frutas muito consistente, cremoso e aveludado. Feito com sucos, frutas, sorvetes, iogurtes e outros ingredientes naturais, é a bebida queridinha do verão porque é saudável, saboroso e muito refrescante. Não precisa ser necessariamente consumido como bebida, existe a opção de consumi-lo em uma tigela, assim como o tradicional creme de açaí já conhecido por todos”, explica Alex Ullian, sócio -proprietário do Weat Brasil, em Rio Preto. 

Fernanda Haikel, sócia-proprietária da Torcidinho Gelatos e Shakes, em Rio Preto, afirma que o smoothie é uma bebida saudável e refrescante, que pode substituir uma refeição. “Pode ser preparada com chás, sucos, iogurtes e sorvete. Em casa, você pode congelar a fruta escolhida e bater no liquidificador junto com a bebida base para adquirir essa textura”, ensina ela, que garante: “O leque de combinações é infinito e todas as frutas são bem-vindas, de acordo com a preferência de quem vai consumir”, diz. 

 Para Lia Bittencourt, sócia-proprietária do Tapi da Ray, em Rio Preto, um dos segredos na cremosidade está na forma de bater. “De preferência combinadas com frutas mais encorpadas e menos líquida. Sempre congeladas. Para ficar cremoso tem que bater bem”, enfatiza. 

Smoothie de frutas amarelas

Lia Bittencourt conta que uma das misturas escolhidas para entrar no cardápio do Tapi da Ray, foi a de frutas amarelas. “Escolhemos as frutas amarelas, porque todas as frutas que usamos são frutas frescas da estação. As frutas amarelas são ricas em zeaxantina, luteína e caratenóides que contribuem para reforçar a proteção do sistema imunológico”, diz a empresária. 

Lia exemplifica os benefícios de cada fruta que está presente no smoothie de frutas amarelas. “A banana regula o intestino, ajuda a diminuir o apetite, evita cãibras musculares, reduz a pressão arterial, ajuda a combater a depressão. Já a manga previne tipos de câncer, melhora a visão, melhora a concentração e a memória, auxilia na digestão, ajuda a diminuir o colesterol e o melão tem nutrientes como cálcio, vitamina C, A e do complexo B que dão muita energia”, garante. 

Ingredientes
1 manga tommy
1 fatia de melão
1 banana    

Modo de Preparo
As frutas precisam estar picadas e congeladas. Depois bata tudo em um processador até a massa ficar cremosa e homogênea

Fonte – Tapi da Ray, em Rio Preto, (17) 3216-2329, @tapidaray 

 

Smoothie de frutas vermelhas com iogurte, do Sr. Broto, em Rio Preto

O empresário Henrique Faria, do Sr. Broto, em Rio Preto, resolveu apostar no smoothie como uma opção saudável e refrescante para amenizar as altas temperaturas do verão rio-pretense. “Junto com uma nutricionista fiz uma pesquisa de sabores e combinações que poderiam dar certo e de quebra agradariam aos paladares dos clientes e seria saudável, que é o foco do estabelecimento”, conta. Depois de muita pesquisa, eles desenvolveram pelo menos 5 combinações que vão da tradicional mistura de iogurte natural com frutas vermelhas a açaí, morango, banana, iogurte e linhaça, que foi a escolhida pelo empresário para a foto. “A receita é simples. Basta misturar as frutas com o iogurte e bater. No fim jogue a linhaça em cima e saboreie”, ensina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Torcidinho Smoothie com sorvete é opção refrescante para os dias quentes

Com sorvete

Fernanda Haikel, sócia-proprietária da Torcidinho Gelatos e Shakes explica que algumas frutas, por terem mais água, podem deixar o smoothie mais suave, como a melancia e o melão. “Em Rio Preto, o consumo da bebida ainda é baixo porque o produto é pouco 
conhecido. Mas devido ao clima e o tempo quente, por ser um produto saudável, seu consumo tende a aumentar 

Ingredientes
100g de iogurte desnatado
100g de sorvete de creme
100g de frutas vermelhas congeladas (morango, amora, framboesa, mirtillo)

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador. Não precisa adicionar açúcar

Fonte -  Torcidinho Gelatos e Shakes, em Rio Preto, @torcidinho, www.torcidinho.com.br 

 

 

 

 

 

 

 

Amoraça com Blueberry e mangacau Smoothie colorido permite diversas combinações de frutas

Mistura boa

No Weat Brasil uma mistura chama atenção pela cor e pelo sabor. O copo fica dividido por duas cores que se destacam e se misturam quando o cliente dá o primeiro gole. “Não existe limitações de frutas quando se trata de smoothies, apenas modo de preparo correto. A combinação é infinita e tanto as frutas quanto as hortaliças e leguminosas são bem-vindas no preparo dessa bebida”, declara Ullian.

Amoraça com Blueberry e Mangacau

Ingredientes Amoraça
Amora
Açaí
Blueberry
Manjericão
Água de coco

Ingredientes Mangacau
Manga
Cacau
Gengibre
Suco laranja

Modo de preparo
Não importa a ordem. Bata toda a mistura do amoraça em um processador até ficar cremoso. Depois bata a mistura do magacau e por último coloco os dois no copo

Fonte - Weat Brasil, @weatbrasil, www.weat.com.br 

   

Comentários

Recomendadas

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Facilite seu acesso agregando uma
conta de rede social ao seu perfil
Sexo
Confirme seu cadastro

Para acessar nossos conteúdos especiais é necessario que você ative seu cadastro.

Acesse seu e-mail e clique no link que lhe enviamos. Caso não tenha recebebido, digite abaixo seu e-mail.