Vida e Estilo

  • Terça-feira, 25 de Abril
  • A gratidão é a assinatura de Deus
Vida e Estilo

Matéria

Sexta-feira, 04.11.16 às 16:01

Novas tecnologias e revestimentos para piscinas

Francine Moreno
Eduardo Liotti/Divulgação iGUi
Nova iluminação da iGUi proporciona um jato iluminado de água com várias opções de cores (Eduardo Liotti/Divulgação)

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do
Diario da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Eduardo Liotti/Divulgação iGUi
Nova iluminação da iGUi proporciona um jato iluminado de água com várias opções de cores (Eduardo Liotti/Divulgação)

O verão chegou e você já pode pular na piscina e aproveitar o fim de semana com os amigos.  Longe da monotonia ou mesmice, os modelos estão cada vez mais criativos, feitos com materiais tecnológicos e técnicas inovadoras. Profissionais da área têm apostado em diferentes formatos e profundidades que deixam o recanto de frescor ainda mais bonito, com conforto e praticidade. 

Uma novidade da iGUi é a modelo de fibra pastilhado, que chega pronto no local e não requer obra complexa. Depois de concluído na fábrica, o modelo recebe o revestimento de pastilhas, que é assentado à fibra com aderência e acabamento. As pastilhas são coloridas e decorativas, que podem ser nas cores azul marinho total, miscelânea azul (em cinco tons de azul), miscelânea verde e branca. Há também opções de piscinas semi-pastilhadas, com pastilhas apenas na borda. 

Robô piscina Automático, o robô faz a limpeza de toda a piscina e dispersa de forma uniforme os produtos para tratamento da água, reduzindo o uso de cloro e outros produtos químicos (Foto: Johnny Torres)

O sistema de automação para piscina, o Eletronic System, é uma facilidade para quem gosta de praticidade. O sistema é um filtro eletrônico com aplicativo que permite controlar pelo celular a filtragem da água, iluminação, cascata e aquecimento. As atividades são escolhidas e personalizadas pelo dono da piscina, que pode conectar com o sistema de qualquer lugar do Brasil. Outra novidade da iGUi é o Abilight Jet Color, que proporciona um jato iluminado de água com nove opções de cores. 

Willian Cosmo Dantas, franqueado da iGUi, em Bady Bassitt, afirma que existe hoje um clorador para os cuidados com a psicina, que funciona transformando o sal em cloro por meio de uma reação química que acontece durante a passagem da água pelas placas de metal do equipamento. O clorador trabalha quebrando a molécula de sal que é adicionado à água. Dispensa o uso de outros produtos porque consegue fazer a desinfecção da piscina sozinho. 

Piscina Linha Ecodiversa da Portobello é utilizada para revestir pisos ou paredes e garante beleza à área da piscina (Divulgação)

Limpeza e aquecimento

Uma linha de robôs automáticos pode facilitar a vida dos donos das piscinas, que costumam perder muito tempo limpando o local. Debaixo d’água, o equipamento varre com suas escovas de PVC flexíveis, aspiram e filtram toda a sujeira, que vai para uma bolsa lavável. A limpeza acontece do fundo até a borda e evite a proliferação de algas e bactérias. “O processo de limpeza é automático, tem custo baixo e deixa a água saudável”, afirma João Paulo Albuquier Junior, proprietário da Acqua Rio - Piscinas e Automação.

Um bom sistema de aquecimento é garantia de dias de alegria com sol ou frio. No mercado, existem vários tipos disponíveis, como elétrico, solar, a gás, entre outros. Junia Claudia Silva, proprietária da Glass Center Piscinas, afirma que em Rio Preto, apesar das altas temperaturas, muitos moradores de condomínios optam por utilizar aquecedores. “Se estiver na sombra, a piscina fica com a água fria o tempo todo”, afirma.

paisagista Ricardo Pessuto O paisagista Ricardo Pessuto tomou a jabuticabeira, o jasmim-manga e as palmeiras do local como elementos principais do projeto de seu jardim em volta da piscina (Divulgação)

Pode-se usar um controlador com as variações de temperatura. Além de manter a temperatura programada, ele exerce funções de segurança, como a função anticongelamento e superaquecimento. Junia afirma que uma ótima opção quando se quer instalar uma piscina em espaço pequeno é o vinil, que não tem limites de dimensionamentos, pois são executadas conforme as necessidades dos clientes e harmonia ao projeto. As piscinas também não apresentam restrições quanto ao formato.

Uma novidade na região de Rio Preto é a impermeabilização de piscinas com poliureia que está sendo empregada no parque aquático Hot Beach Olímpia, que será lançado em dezembro. O revestimento à base de poliuretano é de fácil manutenção e durabilidade, não suja rejuntes, e ajudou, no local, a reproduzir o Cânion do Rio São Francisco. 


Revestimentos

A Portobello lançou recentemente o revestimeto Barlavento, que reproduz em porcelanato pedras vulcânicas que rolaram para o mar e pequenos fósseis misturados à areia, em matizes entre azuis e verdes. A linha Gibraltar é outra opção que traz a rusticidade das pedras para dentro da casa. A linha Karst foi buscar na origem do limestone sua inspiração. Já alinha Indonesia destaca as pedras vulcânicas. Há também novidades em pastilhas. A primeira é a Marina, que tem sua cartela de cores inspirada na vida ao ar livre.


A cerâmica Atlas conta uma lista de pastilhas de porcelana para diferentes projetos. O revestimento Castelatto também é uma ótima opção no mercado quando se fala em qualidade e beleza. Outra opção é a Palimanan, especializada em revestimentos naturais. Dois destaques são a Pedra Água Marinha e Pedra Hijau Lisa. Parece pastilha, mas é revestimento vinílico. O lançamento é da Sibrape com espessura e características adequada para cada aplicação. Uma das linhas,  Armorflex, pode ser aplicada sobre piscinas com problemas estruturais sem a necessidade de se retirar os azulejos velhos.

Piscina Portobello Para aumentar a convivência da família, projeto ganhou amplitude e conta com cerâmicas Portobello (Divulgação)

Os formatos das piscinas não ficam apenas no retângulo ou oval. O formato geométrico com borda infinita é uma ótima dica de inovação. Assim como a em formato em L, que permite reservar uma área mais rasa às crianças. Outra dica é reservar uma área para a hidromassagem para dias de relaxamento após um dia estressante. Outra dica é usar lâmpadas de LED. A Light Tech apresentou recentemente, na 20° edição da Expolazer, Feira Internacional de Piscinas, Spas, Decoração e Wellness, cascatas para piscinas iluminadas.  


Serviço
Acqua Rio - Piscinas e Automação, em Rio Preto, (17) 3215-5312
Castelatto, www.castelatto.com.br
Cerâmicas Atlas, www.ceramicaatlas.com.br
Glass Center Piscinas, em Rio Preto, (17) 3227-3534
iGUi, em Bady Bassitt, (17) 3258-1325
Light Tech, www.lighttech.com.br
Portobello, www.portobello.com.br
Ricardo Pessuto, paisagista, pessutopaisagismo.com.br
Sibrape, www.sibrape.com.br

Comentários

Recomendadas

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Facilite seu acesso agregando uma
conta de rede social ao seu perfil
Sexo
Confirme seu cadastro

Para acessar nossos conteúdos especiais é necessario que você ative seu cadastro.

Acesse seu e-mail e clique no link que lhe enviamos. Caso não tenha recebebido, digite abaixo seu e-mail.