Vida e Estilo

  • Sexta-feira, 18 de Agosto
  • Se não existe esforço, não tem progresso!
Vida e Estilo

Matéria

Sexta-feira, 17.02.17 às 09:50

Dança é opção divertida para sedentários

Harlen Félix
Johnny Torres Axé dança
Aula de axé na academia Brasil Fitness, em Rio Preto (Foto: Johnny Torres)

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do
Diario da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Johnny Torres Axé dança
Aula de axé na academia Brasil Fitness, em Rio Preto (Foto: Johnny Torres)

Quem dança suas calorias espanta e a boa forma conquista! Esse é o lema da galera que pratica modalidades de dança em academias de Rio Preto. 

Realizadas em turmas, com direito a músicas animadas e até coreografias, as aulas que envolvem dança são um estímulo a mais para as pessoas que tendem a abandonar a prática de atividade física no meio do caminho. 

O clima animado das aulas ajuda a fortalecer o vínculo entre alunos e professor. Ou seja, a dança acaba sendo uma boa opção para as pessoas sedentárias iniciarem a prática de uma atividade física sem sentir a monotonia de uma série programada.

Por ser uma atividade aeróbica, a dança é uma aliada e tanto na manutenção do peso. Em apenas uma aula, é possível queimar até 900 calorias. Isso sem contar os ganhos em flexibilidade, postura, coordenação motora e condicionamento físico.

Axé e ritmos 

O axé é uma das modalidades de dança mais antigas das academias, popularizado no final dos anos 1990, com o advento do axé music baiano. No entanto, hoje, as aulas envolvem outros ritmos, como funk, arrocha e até sertanejo. "Sinto que há uma regularidade maior entre os alunos que praticam axé e outros ritmos de dança. Ao aprender a dançar, a pessoa acaba levando o ritmo para o seu 
dia a dia. É diferente de uma aula de jump, por exemplo, que necessita de uma aparelho", comenta Rafael Motta, educador físico 
pós-graduado em dança que atua como monitor de axé e ritmos na academia Brasil Fitness.
Complementar a uma atividade de força, a aula de axé ajuda e muito na redução de gordura. E o aluno não precisa ficar preocupado em acertar a coreografia logo no primeiro dia de aula. O importante é se movimentar. Sobre as restrições, Motta explica que cada pessoa segue o seu limite. "Se o aluno tem algum tipo de desgaste no joelho, por exemplo, ele não poderá fazer movimentos de agachamento com intensidade", explica.

Fonte - Brasil Fitness, Unidade Redentora, em Rio Preto, (17) 3364-3116

 

Apollo Sports - Aula de zumba A zumba é uma atividade aeróbica que movimenta o corpo todo (Foto: Johnny Torres)

Zumba  

Popularizada nas academias no início desta década, a zumba trabalha seus movimentos a partir de ritmos latinos, como o zouk, o reggaeton, a salsa, o merengue e a bachata. "Hoje, a zumba evoluiu para o fit dance, passando a contar também com ritmos mais 
brasileiros. É uma atividade aeróbica completa, que envolve movimentos com todo o corpo", comenta a dançarino Marlon 
Campos, que atua na academia Apollo Sports. Segundo ele, as aulas também ajudam a combater o estresse. "No meio da diversão, a pessoa esquece dos problemas. O instrutor de zumba tem que ser um animador, tem que passar alegria e empolgação para os alunos", reforça Campos.

Fonte - Apollo Sports, em Rio Preto, (17) 3363-7060

 

Montana Fitness - aula de jump Aula de jump combina muitos tipos de saltos com corridas estacionadas e coreografias (Foto: Guilherme Baffi)

Jump  

Nas aulas de jump, é o pop eletrônico que dita o ritmo da dança, praticada com a ajuda de uma minicama elástica, que funciona como trampolim para os saltos. "O jump é uma aula aeróbica que combina muitos tipos de saltos com corridas estacionadas e coreografias. É uma ótima maneira de entrar em forma divertindo-se", comenta a educadora física Djindja Frade Martinez, instrutora de jump da academia Montana Fitness. Segundo ela, essa modalidade é muito procurada pelas mulheres, pois, além de ajudar no emagrecimento, trabalha bastante os membros inferiores, como pernas, panturrilhas e glúteos. "É uma boa alternativa para quem acha monótono ficar numa esteira ou numa bike para praticar uma atividade aeróbica. Criamos várias coreografias para deixar as aulas mais divertidas", sinaliza.

Fonte - Montana Fitness, em Rio Preto, (17) 3022-7667

 

Informe seu WhatsApp, escolha os assuntos de interesse e receba notícias pelo celular


X

Comentários

Recomendadas

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Facilite seu acesso agregando uma
conta de rede social ao seu perfil
Sexo
Confirme seu cadastro

Para acessar nossos conteúdos especiais é necessario que você ative seu cadastro.

Acesse seu e-mail e clique no link que lhe enviamos. Caso não tenha recebebido, digite abaixo seu e-mail.