Vida e Estilo

  • Segunda-feira, 26 de Junho
  • A vida bem preenchida torna-se longa!
Vida e Estilo

Matéria

Segunda-feira, 05.06.17 às 10:43

Aprenda a escolher o perfume ideal

Juliana Ribeiro
Divulgação perfume

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do
Diario da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Divulgação perfume

Foi na França, em meados do século 14, onde ocorreu o grande desenvolvimento da perfumaria e a Europa continua sendo seu principal polo de pesquisas e desenvolvimento do setor. Aqui no Brasil, temos as mais variadas opções desde as nacionais até as importadas e mais tradicionais. Segundo a consultora de Comportamento Profissional e de Etiqueta Social, Maria Inês Borges da Silveira, existem algumas dicas para acertar na hora da compra e no uso dos perfumes de verão. 

A primeira coisa que deve ser lembrada, na hora da compra de uma determinada fragrância, é que ela irá reagir de um jeito diferente em cada pessoa, tudo depende do seu tipo e pele, da sua alimentação, que vão acabar influindo e alterando o odor natural. “Experimente sempre os perfumes antes de comprar. Nem sempre aquele perfume que você gostou em uma amiga, ou no papel de prova da loja, ficará bom em você”, explica Maria Inês, que continua: “O perfume se modifica durante o dia, o cheiro na hora em que você borrifa dura apenas 30 minutos, após duas horas ele irá apresentar o cheiro original. Tem fragrâncias que fixam por mais tempo, normalmente as que apresentam no frasco palavras como 'intense ou absolut'. Já as expressões 'fresh' e 'light', indicam perfumes mais voláteis. 

Cuidados ao borrifar
    
Para muitos o uso do perfume é um ato natural, até mesmo automático, talvez, por isso dificilmente são capazes de apontar qualquer erro na hora de aplicar. Camila Casemiro, Gerente de Marketing Senior de Perfumaria Fina, da Casa de Fragrâncias Symrise, diz que muita gente comete erros ao borrifar o perfume. “Além de esfregar o perfume nos pulsos, outro erro que pode acontecer é aplicar um hidratante com uma fragrância intensa e aplicar um perfume diferente por cima. A combinação dos dois pode não ficar boa, então há um cuidado com as misturas. A sugestão é usar o creme da mesma fragrância para potencializar o perfume”, orienta. 

Segundo Maria Ignês, uma dica importante é: durante o dia, principalmente, no verão use perfumes leves com aromas naturais e refrescantes porque o calor intensifica os odores e o frio evapora. À noite podemos usar fragrâncias neutras e mais fortes. “O perfume deve sugerir e não impor! Use com parcimônia”, enfatiza. 

Perfume 2

Acerte o alvo

Algumas vezes você já se perguntou quais locais são, realmente, indicados para borrifar o perfume? Tem a turma contida que passa apenas no punho, já a outra, simplesmente, parece que entrou dentro do frasco. “Recomendamos a aplicação de perfume nas partes do corpo que mais pulsam e esquentam: pulsos, pescoço, colo e até atrás do joelho. Sem esfregar, só borrifar. Aplicar como nuvem no ar e deixar cair no cabelo e na roupa é uma dica também.

A melhor maneira de se sentir perfumado é sempre ter um frasco do perfume na bolsa, ou uma miniatura e caneta roll do perfume preferido. Para sempre poder aplicar e reaplicá-lo ao longo do dia”, sugere Camila. Segundo as especialistas, se a dúvida é por qual fragrância optar uma sugestão são as águas de colônia, por serem mais leves podem ser usadas pós-banho. 

Tendências

Camila explica que tendências de moda e de comportamento humano inspiram muito a criação de novos perfumes. “Existem movimentos e estratégias de marketing distintas na Perfumaria. Tendências refletem anseios dos consumidores, fazem sonhar. Cabe às marcas captarem estes movimentos para lançar produtos alinhados a estes sonhos e desejos”, diz. “No Outono e Inverno, temos dias que começam frios, esquentam e depois esfriam à noite. A sugestão são fragrâncias mais quentes, mais intensas, que nos envolvam. Florais mais intensos, assim como Florientais e Orientais são boas sugestões para o momento. Fragrância Chypre é  uma opção ainda mais sofisticada para o tempo mais frio”, sugere a especialista, além de enfatizar que fragrâncias são de uso extremamente pessoal.  

O outono inspira beleza e é considerado por muitos como uma época de transformações. Assim também acontece no mundo da fragrância com perfumes mais intensos. A composição para esta época do ano é mais opulenta, com essências mais duradouras, celebrando o clima invernal. Segundo os perfumistas da casa de fragrâncias finas alemã – Symrise – nessa estação predominam notas amadeiradas (sândalo, vetiver e patchouli), de frutas vermelhas (cassis, framboesa), orientais (mais adocicadas) e gourmand (chocolate e caramelo).  

Serviço
ISAE – Escola de Negócios, www.isaebrasil.com.br
Casa de Fragrâncias Symrise, www.symrise.com 

Perfumes Clássicos para conhecer

Femininos
Amarige Eau de Toilette, Givenchy - floral amadeirado

212 Vip Rosé, Carolina Herrera – buquê aromático com vetiver, baunilha, musk e âmbar

Masculinos
212 Vip Men, Carolina Herrera - amadeirado oriental, com um toque de pimenta do reino e gengibre

BVLGARI pour Homme, BVLGARI – amadeirado

Comentários

Recomendadas

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Facilite seu acesso agregando uma
conta de rede social ao seu perfil
Sexo
Confirme seu cadastro

Para acessar nossos conteúdos especiais é necessario que você ative seu cadastro.

Acesse seu e-mail e clique no link que lhe enviamos. Caso não tenha recebebido, digite abaixo seu e-mail.