Vida e Estilo

  • Quinta-feira, 27 de Abril
  • O entusiasmo é a maior força da alma
Vida e Estilo

Matéria

Domingo, 08.01.17 às 16:45

A vez da varanda

Gisele Bortoleto
Divulgação Claudia Togni
Um espaço aconchegante para receber amigos e familiares com conforto. Esse foi o pedido do cliente da arquiteta Claudia Togni para a criação dessa varanda gourmet. “Nesse espaço, colocamos uma ilha com banquetas que abriga um balcão refrigerado para bebidas, onde é possível integração com churrasqueira. Logo ao lado, uma mesa para refeições e um canto com poltronas para momentos mais descontraídos”, diz a arquiteta. A televisão fica posicionada de tal forma que possibilita o entretenimento de todos

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do
Diario da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Divulgação Claudia Togni
Um espaço aconchegante para receber amigos e familiares com conforto. Esse foi o pedido do cliente da arquiteta Claudia Togni para a criação dessa varanda gourmet. “Nesse espaço, colocamos uma ilha com banquetas que abriga um balcão refrigerado para bebidas, onde é possível integração com churrasqueira. Logo ao lado, uma mesa para refeições e um canto com poltronas para momentos mais descontraídos”, diz a arquiteta. A televisão fica posicionada de tal forma que possibilita o entretenimento de todos

Ter um espaço em casa para relaxar é o sonho de consumo de quem mora em grandes cidades. Assim, as varandas de apartamentos tornaram-se as queridinhas do momento, ganhando atenção especial no projeto. 

Mesmo em edifícios que não se encaixam no chamado ‘alto padrão’, esses espaços passaram a fazer parte da área social, muitas vezes sem que o limite entre os dois ambientes seja notado. “Uma das mais evidentes modificações da atualidade em termos de projeto de apartamentos é a valorização dos espaços de lazer. Se compararmos antigos projetos com os novos, de uma forma geral, vamos observar que mesmo os apartamentos novos, com metragens mais baixas, oferecem um maior percentual de sua área destinada às varandas, muitas delas já equipadas com churrasqueira e espaço para refeições”, explica o arquiteto Diego Carmona. 
Isso se deve ao comportamento das pessoas, que atualmente tem um maior convívio social dentro do próprio lar. “A varanda, na maioria das vezes, se torna o mais agradável ponto de encontro para os amigos e familiares”, complementa Carmona. 

Iza Urbinati A varanda de 90 metros quadrados foi planejada para um casal jovem com duas filhas que gosta de receber a família e amigos para churrascos. “Fiz um espaço para bar, som, cinema, churrasco e a área da piscina. A ideia foi fazer o prolongamento do living para receber os amigos”, diz a design de interiores Iza Urbinati. No piso, pedras São Tomé, madeira de ipê no deck e pastilhas na piscina. O mobiliário de junco foi mesclado com peças da Indonésia, ferro e madeira rústica

Uma boa área permite que o proprietário adapte esse espaço ao seu hobby, seja ele cozinhar para os amigos, treinar, cultivar plantas, entre outros. Uma forte tendência é o fechamento das varandas com vidro articulado, tornando-a apta a climatização e protegida de chuvas e poeira, assim como a instalação de persianas ou cortinas para proteção solar e maior privacidade. 

Em apartamentos, o tamanho da varanda é um ponto  importante na escolha do imóvel e a maioria delas é facilmente adaptáveis. Quando são pequenas, podem ser incorporadas à área social do imóvel através da retirada da porta e parte da parede, para total integração dos espaços - uma característica marcante na arquitetura atual.

Alguns fatores são levados em consideração antes de fazer o acabamento: a integração com a área interna e a exposição ao ar que vem de fora. Assim, não se deve utilizar os mesmos materiais da sala se eles não oferecerem resistência a agentes naturais como sol, chuva, poluição, vento, calor e umidade.

São mais indicados materiais de alta durabilidade e fácil manutenção, isto é, pouco porosos, como porcelanato natural, emborrachados, fibras e couros sintéticos e alumínio. Pisos muito polidos podem se tornar escorregadios e, por isso, não são bem-vindos, assim como madeiras que não tenham recebido tratamento para água.

Roberto Magalhães A proposta da varanda de 32 metros quadrados do arquiteto Roberto Magalhães era reunir amigos com conforto e integração dos espaços, além de criar a sensação de ambiente externo com paisagismo de uma casa térrea. Destaque para o piso Brennand, o balcão refrigerado em inox e os vasos com jasmim e acerolas. Uma pequena mesa é utilizada para as leituras e café. Na área da churrasqueira, foi criado um balcão multiuso que isola a churrasqueira e serve de aparador em dia de festa. Um varal escondido, superfuncional, também foi utilizado

A conversa pulou para a varanda

A varanda, para muitos, hoje é o principal ambiente de uma casa ou apartamento. Culturalmente, a cozinha sempre foi o ponto de encontro em uma casa, herança do nosso passado rural com influência de Portugual e Espanha. Quem não se lembra de ficar na casa da avó na cozinha, conversando enquanto o almoço e os quitutes eram preparados? 

Hoje, houve um deslocamento da cozinha, como ponto de encontro e conversa, para a varanda. Esse deslocamento começa a acontecer principalmente por dois motivos. O primeiro, em função das novas tecnologias, que permitem fechar as varandas com vidros, os chamados ‘curtain glass’ (cortinas de vidro). Esse recurso deixa a manutenção muito mais prática, pois a poeira e a chuva ficam longe. O segundo fator é a inclusão na varanda do ‘espaço gourmet’ - fogão, forno e churrasqueira foram todos para a varanda. “Podemos ver claramente isto em praticamente todos os lançamentos imobiliários, que, independentemente do tamanho da varanda, colocam uma churrasqueira”, diz o arquiteto Roberto Magalhães.

Diego Carmona Considerando que o proprietário é solteiro, mora sozinho e recebe muitos amigos, a varanda foi transformada em um lounge com um bar, sendo fechada com vidro articulado. A intenção é que, quando a porta estiver aberta, fosse integrada ao ambiente interno e, quando fechada, funcionasse como um bar. No projeto do arquiteto Diego Carmona foi usada madeira de demolição, para dar aconchego e contrastar com o material do bar, uma mesa e um lounge para que que os amigos pudessem sentar e tomar uma bebida enquanto conversam. A iluminação indireta de led tornou o ambiente mais aconchegante

“Quem mora em apartamento sabe que, por menor que seja a varanda, ela é o ‘pulmão da casa’. É lá o espaço de descompressão, é la que você respira, tem contato com a natureza e o externo. Já fiz projetos onde a varanda só cabia um vaso e dois bancos. Através do revestimento de madeira, da planta adequada e alguns recursos para ganhar espaço, essa varanda virou a sensação do apartamento nos encontros; era todo mundo se apertando lá fora”, conta Magalhães.

As varandas também saíram do living e foram parar na cozinha. “O apartamento tinha uma varanda gourmet bem legal ao lado do living, mas resolvemos acrescentar uma pequena varanda acoplada à cozinha, para que os moradores possam ter uma hortinha, tomar o café da manhã , sentar para ler e tomar algo bem informalmente enquanto estão cozinhando”, conta Magalhães sobre um de seus projetos. 

 

 

 

Serviço
Claudia Frange Togni, arquitetura, Rio Preto, (17) 3229-1200
Diego Carmona, arquiteto, Rio Preto, (17) 3222 5139 ou 99713 7873
Iza Urbinatti, designer de interiores, Rio Preto e São Paulo, (17) 99772-1550 ou (11) 97595-7080
Roberto Magalhães, arquiteto, Rio Preto, (17) 3216-7458 

Comentários

Recomendadas

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Facilite seu acesso agregando uma
conta de rede social ao seu perfil
Sexo
Confirme seu cadastro

Para acessar nossos conteúdos especiais é necessario que você ative seu cadastro.

Acesse seu e-mail e clique no link que lhe enviamos. Caso não tenha recebebido, digite abaixo seu e-mail.