Vida e Estilo

  • Terça-feira, 25 de Julho
  • Insista, persista e nunca desista
Vida e Estilo

Matéria

Quinta-feira, 13.07.17 às 23:59 / Atualizado em 13.07.17 às 23:59

A oração de cada um

Gisele Bortoleto
Stock Images/Divulgação Rapaz rezando - 14072017

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do
Diario da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Stock Images/Divulgação Rapaz rezando - 14072017

Todo mundo que acredita em Deus, por algum motivo, seja para agradecer ou para pedir algo, recorre a uma conversa particular em momentos reservados. E cada um tem seu jeito próprio de orar, de acordo com o que acredita. Mas será que existe um jeito certo? Se você entender que a oração é um ato que tem por objetivo ativar um agradecimento, louvor ou reconhecimento diante de um ser divino e transcendente (não importa o nome que você dá a isso), a resposta é: não existe uma maneira correta ou errada. Ela só tem de ser sincera, vir do coração.

"A oração é uma forma secular de canalizarmos nossa mente em direção de nossas crenças mais primordiais e com isso estabelecer conexões com forças ocultas da nossa própria psique e para além dela com o universo", explica o psicólogo Armando Ribeiro. 

Pesquisas científicas vem demonstrando que o culto e a prece regulares exercem efeitos benéficos sobre a saúde e o bem-estar. Pesquisadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, por exemplo, afirmam que, através do novo campo de estudo da psiconeuroimunologia, possível estudar os efeitos da oração no organismo, na mente e emoções.

A revista Bem-Estar ouviu para esta reportagem cinco pessoas para saber como é este momento particular da oração para elas.

 

Maria Laura Younes Buchala - 14072017

"Saio de casa todos os dias com meus filhos e rezamos pelo caminho. Conversamos com Jesus como amigo, eu cresci assim. Não adianta nada a gente fazer uma oração bonita e aquilo virar uma oração mecânica. Tento trazer a oração para mais próximo da realidade deles. Sempre coloco duas coisas: agradecer algo que aconteceu e pedir algo que querem que aconteça. Às vezes, esse momento acontece também antes de dormir, com os filhos e o marido. Quando rezo em particular, também rezo dessa forma. Quando estou na igreja, faço orações." 

(Maria Laura Younes Buchala, publicitária)

Oração do Espírito Santo

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da Terra. Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

 

Cláudia Bassitt - 14072017

"Sempre carreguei comigo a oração da Ave Maria e do Pai Nosso. Acredito no poder da fé e na intensidade de sua crença ao orar. A oração feita com convicção é diferente da oração apenas dita por palavras em vão. Sou devota da Nossa Senhora Nossa Mãe, acredito sim no poder da fé, na importância das palavras, na lei do retorno, na presença de Nossa Senhora Nossa Mãe e de Cristo em nossas vidas" 

(Cláudia Bassitt, empresária)

Ave Maria

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
Pai Nosso
Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o Vosso nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

 

Eli Buchala - 14072017

(Hamilton Ferreira, empresário)"Minha conversa não é uma prece porque não posso mais pedir. Eu só tenho que agradecer a Deus por essa oportunidade de uma nova vida. Repito sempre: Espíritos bem-amados, anjos guardiães que, com a permissão de Deus, pela sua infinita misericórdia, velai por nós. Fazei de nós instrumento de sua paz. Dai nos força e coragem, resignação para que possamos enfrentar com amor todas as provas que se fizerem necessárias para a evolução do nosso espírito, a purificação do nosso corpo e a perpetuação da nossa alma. Fazei de nós, Pai, instrumento do Seu amor. Que possamos levar a alegria e a esperança a todos aqueles que necessitam e, assim, que possamos distribuir a energia positiva durante todo o nosso dia e que possamos servir a todos aqueles que necessitam, principalmente os mais próximos. Isso, Pai, é o nosso dever de distribuir em seu nome o Seu amor". Eu oro antes de levantar, antes de deitar e durante o dia, quando bate a inspiração, além da oração de São Francisco de Assis. 

Oração da Paz - São Francisco de Assis

Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz;
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé;
Onde houver erros, que eu leve a verdade;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei com que eu procure mais consolar,
que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado;
Pois é dando que se recebe;
É perdoando, que se é perdoado;
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

 

Hamilton Ferreira - 14072017

(Eli Buchala, promotor de Justiça e músico)"Quando eu preciso recorrer à prece, não tenho nada roteirizado, é uma conversa bem informal. Geralmente é um agradecimento, um pedido de orientação espiritual, mas não tem um roteiro. Geralmente elas são atendidas, no sentido de que, quando não modificam as circunstâncias, essas preces me modificam. Elas podem não servir para modificar a situação, mas vão me modificar, acrescentar, me fazer crescer, evoluir. Quando identifico uma situação de problema e necessito de uma inspiração superior, estou tendo a humildade de reconhecer que não sei tudo e preciso de inspiração. 

 

 

Renata Salles - 14072017

"Elegi essa oração porque aprendi muito com ela, com o sentimento de entrega, de gratidão. De me aceitar como sou, aprendendo a acolher minhas imperfeições, mas ao mesmo tempo buscando aprender a cada dia, pois só podemos entrar no caminho da transformação depois que nos aceitamos por inteiro. Ela me dá a sensação absoluta de que Ele está comigo o tempo todo, e isso me traz uma segurança imensa para seguir a vida."  

(Renata Salles, psicóloga)

Oração da gratidão

Gratidão meu Deus, por mais um dia. Gratidão por ser quem sou, por me ensinar a acolher minhas imperfeições e buscar sempre ser hoje um pouco melhor que ontem. E de todo meu coração, eu te peço que me Ilumine, dizendo em meu coração, onde Você quer que eu vá, o que Você quer que eu faça, o que Você quer que eu diga e para quem! Gratidão, querido Deus!

 

Comentários

Recomendadas

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Facilite seu acesso agregando uma
conta de rede social ao seu perfil
Sexo
Confirme seu cadastro

Para acessar nossos conteúdos especiais é necessario que você ative seu cadastro.

Acesse seu e-mail e clique no link que lhe enviamos. Caso não tenha recebebido, digite abaixo seu e-mail.