› São José do Rio Preto, 07 de fevereiro de 2012
 
Busca avançada
Jornal na Educação
 
Folheando Jornais e Revistas
São José do Rio Preto, 4 de Março, 2010 - 0:00
Folheando Jornais e Revistas


Folheando Jornais e Revistas


Estabelecer um primeiro contato com a riqueza de assuntos dos jornais e revistas. Despertar a curiosidade dos alunos por esses impressos.
Estimular os alunos a encontrar preferências por assuntos tratados nos jornais e revistas e a indicação daqueles que são rejeitados pro alguma razão.

Nível dos alunos: Todos os níveis, respeitando-se a idade, o adiantamento e os interesses da turma e de cada um.

Material: Heteróclito. Pedir que os alunos tragam os mais diversos títulos e gêneros de periódicos para a sala de aula, novos ou velhos. Quando maior a variedade, melhor será o aproveitamento. Os professores poderão também providenciar uma amostragem representativa de publicações para a classe folhear.

Desenvolvimento:

1 – Criar um clima que favoreça a troca de idéias e de discussões entre os participantes do grupo.
2 – Distribuir o material aleatoriamente.
3 – Os alunos folheiam os jornais ou revistas á vontade, discutem o seu conteúdo, formam um juízo de valor ou de apreciação.
4 – O grupo procura classificar o conteúdo do jornal ou revista e destacar o que lhe interessa ou não, justificando suas posições. Anotam as conclusões para a apresentação oral.
5 – Cada grupo apresenta rapidamente sua conclusões. É um trabalho eminentemente oral e informal. Definir o cheiro específico de jornais e revistas, o cheiro de revistas novas em papel glacê e estabelecer juízos de valor: forte, fraco, agradável, desagradável, gostoso, repugnante etc. No caso do jornal, que solta tinta, sentir e ver a tinta nos dedos que manuseiam folhas.

Manipulação das páginas:

O tamanho, o formato e o número de páginas levam a diferentes formas de manipular a publicação. Qual a maneira mais fácil de se virar as páginas de um jornal? De um tablóide? de uma revista?

Testar a manipulação de um jornal em diferentes posturas: deitado de costas, de bruços, sentado com o jornal aberto numa mesa, de pé, num meio de transporte (tratando-se de atividade de sala de aula o professor poderá montar pequenas cenas, representando essas formas de leitura). Retirar o mesmo exercício com revistas e livros. Comparar as dificuldades e facilidades de cada um, para cada situação.

Cada grupo apresenta rapidamente suas conclusões. É um trabalho eminentemente oral e informal. Redigir fichas sucintas com os dados obtidos. Redigir uma crônica sobre as diferentes maneiras de ler o jornal ou uma revista.

Em atividade lúdica, teatral, utilizar a mímica em cenas manipulando um jornal ou revista para a leitura rápida ou detalhada. Dentro do mesmo espírito, escrever pequenas cenas com monólogos ou diálogos para serem representadas. Escrever pequenas narrativas em que se contam episódios acontecidos com o manuseio de jornais e revistas. Deixar a imaginação voar solta...

Conhecendo o Jornal:


Objetivos: Conhecer a estrutura geral de jornais/revistas, como sua divisão é em cadernos, seções, colunas, dando-se ênfase especial aos indícios que os marcam. Iniciar os alunos na busca de informações precisas, através de indícios pertinentes, e também os localizando pelas características visuais – símbolos, logotipos, diagramação, aspecto gráfico da página etc.

Conceituar elementos e sintetizar temas tratados em cadernos e seções. Desenvolver a capacitação em leitura e escrita. Desenvolver operações e processos mentais que aguçam a inteligência. Trabalhar com o jornal/revista de forma lúdica, sob a forma de jogos.

Ao Professor:


Desenvolvimento de atividades que levem o aluno a “entrar” no jornal e a aprender a se situar em relação às informações do periódico. Com isso, temos atividades que vão do desenvolvimento motor do aluno ao seu desenvolvimento intelectual, passando pro jogos que motivem a classe na tarefa árida de localizar as informações desejadas ou solicitadas e explicar os seus indícios característicos. Os professores devem proceder com o maior rigor na exatidão dos dados levantados, quanto à correção dos indícios e quanto à justificação dessas indicações.

 
     
24 de Setembro, 2010
Jornal na Educação divulga vencedores de concursos
 
3 de Fevereiro, 2010
‘Jornal na Educação’ abre inscrições
 
15 de Novembro, 2009
Alunos inovam para aprender idiomas
 
29 de Agosto, 2011
Inscrições Jovem Artista 2011
 
27 de Janeiro, 2010
Estudo revela dúvidas do aluno ao escrever
 
 
› 17/11 A importância de trabalhar a consciência fonológica na educação.
› 18/10 7º Encontro Pedagógico Jornal na Educação 2011 - 03 de novembro
› 11/10 Regulamento Jovem Artista e Jovem Jornalista 2011
› 07/10 ALTERAÇÃO 7º ENCONTRO DE 28 DE OUTUBRO PARA 03 DE NOVEMBRO.
› 29/08 Inscrições Jovem Artista 2011
› 29/08 Inscrições Jovem Jornalista 2011
Leia mais sobre Jornal na Educação
 
Portal Diarioweb DiarioWeb no Facebook!
Projeto Saúde Sustenável
Site oficial
da Prefeitura
S.J. do Rio Preto
Veste Mundo
camisetas com
bom humor!
Imóveis
Central de Negócios
(17) 3227-1100
Imobiliária
Grandes Negócios
(17) 3011-8847
Imobiliária
Interplan
(17) 3304-6007
Akibens
Imobiliária
(17) 3219-8922
Cidade
Imóveis
(17) 3233-6402
Imobiliária
Central de Negócios
3227-1100
Bemac
Máquinas de costura
(17) 3234-3687
Água Mineral
Minajen
(17) 3819-7600
Imobiliária
Renascer
2139-0084
Home | Institucional | Economia | Cidades | Geral | Esportes | Saúde | Política | Meio Ambiente | Estradas | Tecnologia | Educação | Opinião | Opinião do leitor | Artigos | Editorial | Classificados | Divirta-se | Atendimento | Promoções | Fotojornalismo | Vídeos | PodCasts | Blogs | RSS | Jornal na Educação
Diarioweb® Todos os direitos reservados // Atendimento Design e desenvolvimento MagicSite