› São José do Rio Preto, 06 de fevereiro de 2012
 
Busca avançada
Economia
 
Consumo
São José do Rio Preto, 19 de Fevereiro, 2010 - 3:05
Horário de verão na área da CPFL poupa 0,7% de energia

Gisele Bortoleto

Rubens Cardia
A 39ª edição do horário de verão brasileiro durou 126 dias
O horário de verão, que termina à meia-noite de amanhã, sábado, foi responsável por uma economia de 0,7% no consumo de energia elétrica na região de 234 municípios atendidos pela CPFL Paulista e uma diminuição de 2,2% na demanda no horário de pico, nesse período. A economia no consumo corresponde a 71.329 megawatt/hora (MWh), energia suficiente para atender uma cidade do porte Rio Preto por um período aproximado de 30 dias, ou Bauru por 34 dias. Seria suficiente ainda para abastecer Campinas por nove dias, ou Ribeirão Preto por 18 dias.

Com o fim do horário, os relógios deverão ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal, após 126 dias de seu início. A economia de energia, de acordo com a assessoria de imprensa da CPFL, é possível em razão do melhor aproveitamento da luz natural, já que a defasagem de uma hora torna os dias mais longos. O horário de pico de consumo na CPFL Paulista é das 18 às 21 horas.

De acordo ainda com a assessoria de imprensa, um dos motivos que levaram à economia, foi a sua aceitação do horário de verão pela população, uma vez que a mudança contribui para o lazer, a economia e para diminuir os riscos de falta de energia elétrica em horários nos quais o consumo de eletricidade é maior.

História

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931. No entanto, acontece de forma consecutiva há 25 anos e entrou no ano passado pela 39ª vez no Brasil. Os Estados que adotam a medida são Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

 
     
23 de Junho, 2011
Lista traz quem vai receber até R$ 10 mil do Arantes
 
23 de Fevereiro, 2010
Rio Preto vai ganhar shopping com 251 lojas
 
10 de Janeiro, 2010
Empresa inativa tem prazo para declaração
 
23 de Setembro, 2010
Grupos investem R$ 260 milhões em 2 shoppings
 
16 de Dezembro, 2009
Nova lei do inquilinato deve baixar aluguel
 
 
› 05/02 Sindicato Rural oferece cursos de capacitação
› 05/02 Prazo para pagar Simples Nacional é prorrogado
› 05/02 Procon promete fiscalizar sacolinha grátis
› 05/02 Confecções de Rio Preto apostam na moda ‘plus size’
› 04/02 Brasileiros usam pré-pagos para gastos no exterior
› 04/02 45 fazendas da região podem vender para UE
Leia mais sobre Economia
Consumo economia energia elétrica horário de verão
 
Portal Diarioweb DiarioWeb no Facebook!
Projeto Saúde Sustenável
Veste Mundo
camisetas com
bom humor!
Site oficial
da Prefeitura
S.J. do Rio Preto
Imóveis
Central de Negócios
(17) 3227-1100
Imobiliária
Grandes Negócios
(17) 3011-8847
Imobiliária
Renascer
2139-0084
Imobiliária
Central de Negócios
3227-1100
Akibens
Imobiliária
(17) 3219-8922
Água Mineral
Minajen
(17) 3819-7600
Bemac
Máquinas de costura
(17) 3234-3687
Cidade
Imóveis
(17) 3233-6402
Imobiliária
Interplan
(17) 3304-6007
Home | Institucional | Economia | Cidades | Geral | Esportes | Saúde | Política | Meio Ambiente | Estradas | Tecnologia | Educação | Opinião | Opinião do leitor | Artigos | Editorial | Classificados | Divirta-se | Atendimento | Promoções | Fotojornalismo | Vídeos | PodCasts | Blogs | RSS | Jornal na Educação
Diarioweb® Todos os direitos reservados // Atendimento Design e desenvolvimento MagicSite