O município de Buritama completa 62 anos hoje com o desafio de substituir toda a tubulação da rede de abastecimento de água, que ainda é de amianto e está em processo de deteriorização. Segundo o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do município, Anizio Antonio da Silva, a troca teve início em junho do ano passado por tubos de PVC e 15% dos 27 mil metros de tubulação da cidade foram trocados até o momento.
O diretor estima que a substituição total irá demandar recursos da ordem de R$ 5 milhões. De acordo com Silva, os recursos aplicados são do Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município (Saaemb). A previsão é de que a obra seja concluída em 2012. O amianto é uma fibra mineral largamente usada na indústria, cujo uso é contestado, em razão de ser considerada prejudicial à saúde dos trabalhadores expostos a ela.
População
Com 13.854, segundo o último Censo do IBGE, Buritama deve chegar a 20 mil habitantes na nova contagem realizada este ano pelo instituto, na opinião do diretor de Planejamento do município. “O mercado imobiliário está bastante aquecido. Só para exemplificar, há quatro loteamentos em fase de implantação e outros três em fase final de comercialização de lotes”, afirma Silva.
Ele diz que, além do turismo, o setor sucroalcooleiro também tem atraído novos moradores à cidade. “As usinas da região estão contribuindo para a expansão do comércio. Além disso, o pessoal que atua na área técnica também opta por Buritama.” A cidade comemorou seu aniversário semana passada, com a realização da 25ª Festa do peão, encerrada no domingo.
A estimativa é de que cerca de 50 mil pessoas participaram dos cinco dias de festa.
Hoje, as comemorações contam com missa de ação de graças, às 19h, na igreja matriz, e culto evangélico, no mesmo horário, realizado na Escola Oswaldo Januzzi.
Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital