Diário da Região

22/03/2015 - 03h29min

Terapias holísticas

Cromoterapia, watsu e reiki ajudam a reequilibrar

Terapias holísticas

Hamilton Pavam Fisioterapeuta Arlindo Vetorazzo durante sessão de watsu com a aluna/paciente Célia Igarashi
Fisioterapeuta Arlindo Vetorazzo durante sessão de watsu com a aluna/paciente Célia Igarashi

As terapias holísticas têm várias formas de ser exploradas, já que os tratamentos alternativos possuem um leque grande de abrangência. Uma forma de prevenir complicações emocionais e até físicas é aproveitá-las para buscar o relaxamento. Acupuntura, florais de Bach, reflexologia, cromoterapia, aromaterapia, ioga, massagem energética, shiatsu, tai chi chuan e do-in são algumas delas. A maioria nasceu no oriente médio e vem ganhando cada vez mais espaço no ocidente. 

O estado emocional desordenado é responsável por muitos sintomas, doenças psicossomáticas, dores e até alguns distúrbios. A busca pelo equilíbrio por meio das terapias holísticas é uma forma de evitar o uso de medicamentos, usando uma forma natural e que ainda estimula o autoconhecimento. A Bem-Estar separou três terapias holísticas que ajudam a relaxar a mente e o corpo. 

Watsu: a massagem com água

O watsu é uma terapia muito indicada para relaxamento corporal e mental. O alívio de tensões e da enxaqueca, a diminuição do estresse e da ansiedade, a melhora do sono e da circulação sanguínea estão entre as ações proporcionadas por esta atividade holística. 

A ação do watsu envolve massagens com pressão localizada em pontos dos trajetos dos meridianos, explica o fisioterapeuta Arlindo Vetorazzo, da Athlética Rio Preto, podendo ser associadas ainda a outros movimentos. "Todos são passivos e contínuos, em que o paciente experimenta uma situação de relaxamento muito intensa. As posturas associadas a esse estado de inconsciência faz com que recorde com facilidade de situações e fases do passado de sua vida."

Praticada na água em temperatura quente - 36 graus, aproximadamente -, ela depende também da interação entre o paciente e o terapeuta, já que é necessária proximidade e confiança entre os dois. Com a água aquecida, as fibras musculares ficam mais relaxadas, a pressão intra-articular cai, facilitando a movimentação e nutrição das articulações. 

"Reduz ainda a atividade dos músculos antigravitacionais, diminuindo a tensão e o espasmo muscular, minimizando a ação do sistema tônico postural. Os efeitos já aparecem nas primeiras sessões, e alguns pacientes chegam a dormir durante o atendimento", conta Vetorazzo.


 

sessao de terapia reiki Entre os benefícios do reiki estão maior clareza mental, redução do estresse e o reequilíbrio das emoções, entre outros ganhos

Reiki: a cura pelas mãos

O reiki é uma técnica milenar focada na cura pelas mãos. Sua vasta aplicabilidade se apropria da energia ou força vital para recuperar o equilíbrio e a harmonia em favor da vida e da saúde. "Essa técnica japonesa transmite uma energia harmoniosa, que leva o receptor a um estado de equilíbrio, podendo assim ter condições de eliminar seus traumas, liberar problemas físicos e energéticos e buscar efetivamente sua evolução e cura", explica a mestre em reiki Daniela Schiavinatto, do Espaço Lakshimi Terapias Complementares, de Rio Preto. 

Entre os benefícios estão a maior clareza mental, a redução do estresse, a assistência ao equilíbrio das emoções, a remoção das toxinas do sistema e a remoção de bloqueios. "Geralmente, quando acabo uma sessão, peço que o paciente fique deitado por mais alguns minutos. Relaxam tanto que acabam dormindo profundamente. Também peço que bebam muita água nos próximos três dias para que as toxinas possam ser eliminadas", conta Daniela. 

Durante as sessões, podem ser usados óleos e essências mais suaves para aromatizar as mãos. O ambiente também pode ser modificado com incensos ou essências e músicas ou sons relaxantes.

 

sessão de terapia cromoterapia A cor azul, na cromoterapia, é conhecida por seu efeito tranquilizante sobre o sistema nervoso, o que estimula o sono

Cromoterapia: reequilíbrio pelas cores

A cromoterapia é uma ciência que usa as cores para restaurar o equilíbrio energético humano. A harmonia resgatada revitaliza a aura e o corpo físico, ou seja, um corpo por completo, informa a cromoterapeuta Cecília Bariani Pires, de São Paulo, que vem sempre a Rio Preto para dar cursos no Espaço SerAnanda.

Para usar essa técnica, é necessário apenas a autoaplicação com as cores respectivas para cada situação. Para relaxar, as vibrações das cores verde e azul são as mais indicadas. A primeira alivia e acalma física e mentalmente, explica a cromoterapeuta. "No sistema nervoso, atua como calmante, ajuda na restauração da harmonia desse sistema e nos casos de insônia, esgotamento e irritação."

A cor azul também é conhecida por seu efeito tranquilizante no sistema nervoso, estimulando o sono. "Além de calmante, tonifica e intensifica qualquer processo de melhora no corpo físico", complementa Cecília. O trabalho é feito com uso de luzes. O recomendado é que sejam aplicadas até 15 minutos, com movimentos suaves. O efeito do relaxamento é sentindo em até 24 horas.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso