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05/07/2016 - 16h50min

Saúde

Controle a alimentação no inverno

Saúde

Stock Images/Divulgação Os chás são antioxidantes e cardioprotetores e proporcionam diversos benefícios à saúde
Os chás são antioxidantes e cardioprotetores e proporcionam diversos benefícios à saúde

No inverno basta as temperaturas caírem um pouco para as pessoas perderem o controle com a alimentação, afinal nessa época tem muitos atrativos gastronômicos como fondues, chocolate quente, feijoadas, entre outras.

Esses alimentos podem ser consumidos desde que com controle e bom senso. A nutricionista e professora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, Paula Macedo, afirma que o consumo inadequado, com exageros e descompensação de calorias e falta de atividades físicas, além de proporcionar ganho de peso, pode provocar danos à saúde física e mental. 

A nutricionista ressalta ainda que é normal sentir mais fome no inverno, pois o corpo gasta mais energia do que o normal. No entanto, mesmo com o aumento do apetite, é possível consumir alimentos saudáveis e com baixas calorias, que podem trazer benefícios para a saúde e ainda 'alimentar' o paladar. Confira a seguir alguns alimentos indicados pela nutricionista:

Sopas
Prato típico do inverno, a sopa caseira pode ser muito nutritiva se preparada com os devidos cuidados. O ideal é que não se utilizem temperos prontos, pois têm uma grande quantidade de sódio e gorduras saturadas, componentes que aceleram o aumento de peso e podem até agravar as doenças cardiovasculares. As sopas mais adequadas são à base de legumes e verduras, principalmente as de folhas como repolho, espinafre e agrião. Para sabores diferentes, experimente uma de alho poró ou de creme de moranga.

Chás
Beber chá propicia vários benefícios à saúde. Antioxidante e cardioprotetor, o chá aumenta o metabolismo. Tanto os chás de sachê quanto os de folhas in natura podem ser consumidos. Os chás verdes, que têm a planta Camellia Sinensis, substância funcional, são essenciais, pois aumentam o metabolismo. No entanto, o excesso de chás pretos deve ser evitado, pois a bebida contém grande teor de cafeína, o que é prejudicial à saúde.

Vinhos
Estudos comprovam que a ingestão moderada de vinho tinto seco reduz o risco de doenças cardiovasculares, respiratórias e demências. Todos esses benefícios estão relacionados a substâncias antioxidantes presentes na uva, que são potencializadas com a fermentação, processo utilizado na fabricação dos vinhos. A indicação é de 150 ml, ou seja, um cálice por dia.

Frutas
As frutas típicas do inverno são: abacaxi pérola, melão, morango e caju. Todas elas são fontes de vitamina C, nutriente muito importante para o sistema imunológico, principalmente no inverno. Além disso, esse grupo de frutas é rico em fibras que ajudam a controlar o colesterol e a glicemia e favorecem o bom funcionamento intestinal. Uma fatia média de melão contém 19 calorias; nove unidades de morango, 43 calorias; uma unidade de caju, 37 calorias; e cem gramas de abacaxi pérola, apenas 48 calorias.

Canela
A canela tem ação estimulante, termogênica e antidiarreica, o que facilita a digestão, diminui o colesterol LDL, controla a glicose e diminui a compulsão por carboidratos e doces. Além disso, ela protege o corpo de doenças respiratórias por conter propriedades antibacterianas, expectorantes e anti-inflamatórias. É indicada para quem sofre de bronquite, está resfriado, tossindo ou tem infecções, como faringite e laringites. Também é indicada em bebidas quentes e sobremesas.

Gengibre
Essa raiz é rica em vitamina C, que favorece o bom funcionamento do sistema imunológico, cicatrização de feridas, proteção das gengivas e ação antioxidante, contra os radicais livres. O gengibre contém vitaminas B3 e B6, que ajudam a aliviar os sintomas da TPM, e minerais antioxidantes, como magnésio, selênio e zinco. Ele também pode ser consumido cru, refogado ou em forma de chá, utilizado como tempero e até adicionado a sucos. A recomendação é de um pedaço de dois centímetros, três vezes ao dia, ou então fazer um chá com um pedaço de seis centímetros e tomá-lo três vezes ao dia.

Destilados
O uso de bebidas destiladas, em qualquer estação do ano, não é indicado. Essas bebidas só ofertam calorias vazias, ou seja, não contém nutrientes.

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