Diário da Região

15/06/2017 - 00h00min

Inovações juninas

Ingredientes típicos de festas juninas são usados em releituras por restaurantes

Inovações juninas

Samuel Amorim/Divulgação Duas versões para a pamonha, um dos doces tradicionais das festas juninas, a pamonha: na brasa, como acompanhamento de uma picanha (foto); no detalhe, na forma de um escondidinho
Duas versões para a pamonha, um dos doces tradicionais das festas juninas, a pamonha: na brasa, como acompanhamento de uma picanha (foto); no detalhe, na forma de um escondidinho

Quentão, milho verde, pamonha, curau, canjica, vinho quente, paçoca, pipoca e bolos. É só começar junho que todo mundo já pensa nas festas juninas e em seus pratos típicos. É tradição e dificilmente alguém abre mão de experimentar algumas dessas delícias durante o mês de festejo. Mas o desejo por novidade tão comum na vida é uma constante também na gastronomia, por isso não faltam pratos que nascem inspirados pelos ingredientes tão comuns a essa época do ano.

O milho, uma constante consumida de diversas formas durante as festas juninas, ganha novos sabores em pratos doces e salgados. O food truck Brasaria, por exemplo, pegou a tradicional pamonha e a transformou em um acompanhamento para a picanha na brasa. O preparo é simples. A pamonha vai para a brasa junto com o corte de picanha. Para servir, o prato vem acompanhado de creme de requeijão e alho frito, ambos à parte, cabendo ao consumidor adicionar o que quiser.

“A pamonha é a tradicional, sem nenhum recheio. Ela vai para a brasa e pega, sutilmente, o sabor defumado do churrasco. O interessante é saborear os dois juntos, um pedaço de picanha e outro de pamonha”, conta Fernanda Haikel, sócia do Brasaria com Rodrigo Longui. A pamonha também foi a base para um prato dedicado às festas juninas no Nhô Butiquim. Eles criaram o Escondidinho de Pamonha com Pernil, que será servido na festa junina do bar neste sábado, 17, a partir das 16h, junto com outros quitutes juninos, bebidas típicas, barraca do beijo, correio elegante e até quadrilha.

 

sirva-se_EscondidinhDePamonha - 15062017 Escondidinho de pamonha

“O perfil fica marinando com sal, cebola, tomate e pimentão por três dias. Depois disso, ele é assado até descolar do osso. Pegamos a pamonha pronta e batemos no liquidificador com o caldo que assou o pernil. Depois é só montar. Recheio, pamonha batida por cima e um queijo para gratinar”, explica Priscila Trindade, nova proprietária do Nhô, que executa a receita, uma criação do Alexandre Vilela, o Badaró. O milho verde também se tornou importante em uma sobremesa. Fernanda Haikel, que também é proprietária do food truck Torcidinho, resolveu substituir o sorvete de creme que tradicionalmente acompanha o petit gateau por um gelato de milho verde. 

O petit gateau é o tradicional, feito de chocolate e com o chocolate derretido como recheio. Mas milho com chocolate combina? “Tínhamos essa dúvida também, mas quando ficou pronto e experimentamos vimos que, surpreendentemente, eles harmonizam muito bem”, diz. Agora, se seu negócio é hambúrguer, também dá para permanecer dentro da temática junina. O food truck X-Picanha buscou sua inspiração em ingredientes que remetem a essa regionalidade para trazer um gostinho de São João.

O hambúrguer e o bacon vêm acompanhados de uma maionese com gengibre e queijo coalho. “Foi uma forma que encontramos de trazer o tema junino sem descaracterizar os pratos originais”, conta Luciana Dias da Silva, proprietário do food truck. Já para quem quer aproveitar o tradicional uma boa pedida é o pinhão, prato normalmente só consumido nesta época do ano. No food truck Quinta Tropical, a proprietária Tatiana Nunes Carvalho preparou uma porção da iguaria de acordo com as regras.

 

sirva-se_PetitGateauComGelatoDeMilho - 15062017 Petit gateau com gelato de milho, em substituição ao clássico sorvete de creme, no truck da Torcidinho

“O pinhão tem todo um processo de preparo que requer que ele seja cortado da maneira correta para ficar mais fácil o consumo. Depois cozinhamos do jeito mais tradicional e servimos com sal do himalaia”, conta. Os food trucks citados estão todos localizados no Quinta Food Park, que realiza na semana que vem, entre os dias 23 e 25 de junho, a festa São João do Quintal Food Park. Os pratos típicos estarão disponíveis nos food trucks do espaço durante todo o mês, mas nos dias específicos da festa o espaço contará com música, brincadeiras, quadrilha e solidariedade, já que eles estarão recolhendo agasalhos que serão doados para o Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores.

 

Arraiás nos shopping centers

Os shoppings de Rio Preto também estão contagiados pelo ritmo junino. Entre os dias 22 e 25 de junho, o Plaza Avenida Shopping realiza o Arraiá Plaza Food Festival, que contará com a presença de 12 food trucks e barracas de comidas e bebidas típicas. Todas as noites terão apresentações de música ao vivo e quadrilha com a participação do público, além de brinquedos para crianças como cama elástica e infláveis. Entrada gratuita.

O Shopping Cidade Norte realiza sua festa nos dias 23 e 24 de junho. Tanto a praça de alimentação quanto a área externa do shopping serão decoradas para a festividade. As lojas da praça de alimentação foram convidadas pelo centro de compras a fazerem pratos típicos durante esses dias. A festa começa às 19h e terá uma banda de forró diferente a cada dia. Na sexta, a cantora Regina Benedetti com sua banda, e no sábado, os irmãos da Banda Basília, tocando forró pé de serra. Tudo de graça.

A festa no Iguatemi também será nos dias 23 e 24. Realizado em parceira com a Escola de Artes Lígia Aydar, além de apresentações de quadrilha e danças tradicionais, o evento contará com barracas com comidas típicas e atividades interativas. A entrada será um quilo de alimento não perecível que será doado para o Fundo Social de Solidariedade de Rio Preto.

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso