Diário da Região

23/03/2017 - 19h43min

Alimentação

Muito além do trigo

Alimentação

Divulgação Farinha de amêndoa
Farinha de amêndoa

Se você tem hábito de ir ao supermecado ou lojas de produtos naturais, já deve ter reparado: existe uma infinidade de farinhas que deixa até perdido, sem saber os benefícios de cada uma e quais as mais indicadas para bolos, pães e biscoitos. Já deve ter visto de aveia, de amêndoa, de grão-de- bico, de arroz, de chia e até mesmo à base de leguminosas (de berinjela) e frutas (coco, maracujá e banana-verde). 

O que você precisa saber é que essas farinhas, além de nutritivas, tem boa funcionalidade, pois interagem com os ingredientes das receitas. Diferentemente do farelo, obtido da parte externa do grão (casca), as farinhas vêm da parte interna, quando refinadas, ou, no caso das integrais, das partes interna e externa. Outra boa notícia é que elas atendem tanto os intolerante ao glúten - proteína existente em alguns cereais - quanto aos que desejam apenas enriquecer o cardápio. 

Mas isso não significa que você precisa excluir a farinha de trigo do seu cardápio. O que a torna um vilão ou um mocinho é a forma como é utilizada. "Consuma de preferência a integral, com moderação", diz a nutricionista Flávia Cesar. Uma vez ao dia, ela não vai provocar uma sobrecarga no seu organismo.

Segundo a nutricionista Luciana Fiorese, as versões integrais têm ganhado um espaço maior nos mercados e sendo mais utilizadas no preparo de muitos pratos, conquistando cada vez mais o paladar das pessoas. A nutricionista Fernanda Granja de Oliveira Gomes é outra que gosta dos resultados oferecidos por essas farinhas e seu uso na alimentação. Para ajudar você na escolha, a Revista Bem-Estar traz oito opções para que você possa escolher a que mais lhe agradar.

Saiba

1) Farinha de amêndoa

  • Rica em vitamina E, um antioxidante que evita danos às células. É também rica em gordura poli-instaturada, que ajuda no transporte de vitaminas e no controle do colesterol. Essa farinha pode ser usada em biscoitos, muffins, bolos, cupcakes e até para empanar alimentos, em substituição à farinha de rosca 

 

Farinha de arroz - 24032017

 

2) Farinha de arroz

  • Apresenta alto teor de aminoácidos essenciais é hipoalergênica e pode ser usada em diversas receitas em virtude de seu sabor suave. Além disso, o cereal deixa os ossos mais fortes, faz bem para o coração e é ideal para quem quer perder peso, pois melhora o funcionamento do intestino. Como utilizá-la? Assim como a farinha de trigo, pode ser usada para engrossar sopas e molhos, além de servir para fazer massas, bolos, pães, tortas, biscoitos e muffins. Também é uma alternativa à farinha de rosca na hora de empanar os alimentos 

 

 

Farinha de aveia - 24032017

3) Farinha de aveia

  • Em uma dieta com tão poucas fibras, a aveia é fundamental para auxiliar na eliminação de toxinas e aumentar a sensação de saciedade. Na farinha de aveia, também encontramos uma boa concentração de betaglucana, um tipo de fibra solúvel que auxilia na redução da absorção de gordura e regula a glicemia do sangue. É fonte de ferro, cálcio, magnésio, potássio, cobre, molibdênio, cromo, zinco e vitaminas do complexo B. Ela prolonga a saciedade, é fonte de gorduras boas e é excelente para o coração, entre outros benefícios. Use em bolos, biscoitos, panquecas, mingaus, e massas de tortas salgadas 

 

4) Farinha de chia

  • A semente de chia apresenta grandes quantidades de proteínas de alto valor biológico, fibras, ômega 3, fósforo, magnésio, potássio e vitaminas e antioxidantes. Possui ação anti-inflamatória e ajuda na absorção de glicose, sendo uma aliada no combate ao diabetes. Ajuda na saúde óssea por ser rica em cálcio biodisponível. A farinha de chia possui as mesmas propriedades que a semente, mas as quantidades de fibras são maiores, o que contribui ainda mais para o aumento da saciedade e, consequentemente, para o emagrecimento. Ela também garante o bom funcionamento do intestino e aumenta a resposta muscular após o exercício físico. Use para preparar pães, bolos, tortas e servir sobre saladas e em vitaminas

5) Farinha de grão-de-bico

  • Boa forma de incluir proteína na alimentação. Tem também fibras e vitaminas, sendo considerada uma das mais nutritivas. É a versão que mais se adapta aos pratos que usam farinha de trigo. 

 

Farinha de linhaça - 24032017

 

 

6) Farinha de linhaça

  • Contém fibras e gorduras saudáveis. Seu consumo ajuda a reduzir peso. A farinha de linhaça dourada contém ômega-3 ácido alfa linolênico, que controla os níveis de colesterol e diminui os processos inflamatórios. Pode ser usada no preparo de bolos, receitas de tortas ou nas saladas

 

 

 

Farinha de maca peruana - 24032017

 

 

7) Farinha de maca peruana

  • A farinha que já era conhecida no mundo fitness está ganhando espaço entre nutricionistas por suas doses fartas de fibras, vitaminas, zinco, cálcio e ferro. Tem carboidratos e garante o pique e a energia de quem se exercita regularmente. Tente usar em vitaminas e iogurtes

 

 

 

 

Farinha de quinua - 24032017

 

 

8) Farinha de quinua

  • Boa alternativa para alimentos de origem animal. Possui fibras, minerais, vitaminas e aminoácidos essenciais como o triptofano que melhora o humor, controla o peso e reduz o risco de doenças crônicas. Fica muito bom em massas de tortas salgadas

 

 

 

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