Diário da Região

24/08/2017 - 00h00min

VAI TER BRÓCOLIS, SIM

A versatilidade do brócolis, um alimento cheio de benefícios

VAI TER BRÓCOLIS, SIM

Divulgação Massa com Brócolis, do Divino Fogão
Massa com Brócolis, do Divino Fogão

Rico em vitaminas do complexo B e C, fonte de magnésio e cálcio, que ajuda na regulação da pressão arterial, alimento importante para estimular a produção dos glóbulos vermelhos, os transportadores de oxigênio do organismo. Daí, que sua carência aumenta a probabilidade de anemia e falta de disposição. Se você é fã de brócolis pode se deliciar com a sua versatilidade e encontrá-lo em pratos variados. Mas se você torce o nariz para este vegetal, que tal provar receitas que podem deixá-lo apetitoso?

A cor verde forte, o sabor marcante e as inegáveis qualidades nutricionais, fazem do brócolis um ingrediente versátil da gastronomia, permitindo variadas combinações com outros ingredientes. Sua preparação e combinação, no entanto, exigem alguns cuidados. Como na hora do cozimento. Lindomar Moraes, chef da Bella Capri Redentora explica que quando se usa o vegetal congelado, basta esperar que descongele, saltear levemente no sal, azeite e óleo e depois, quando usado na pizza, levar ao forno junto com o recheio da massa. Já se for usar o brócolis in natura é bom ficar atento ao tempo de cozimento e, assim que amolecer, dar um choque térmico, ou seja, retirar da água quente e colocar em água com gelo. "Esta técnica mantém a integridade das flores do brócolis e a cor verde do vegetal".

Na Bella Capri, o brócolis é o ingrediente de destaque utilizado na composição de uma massa e três pizzas. No Farfale di Parma, o brócolis dá um colorido especial ao prato. Já nas pizzas Capricciosa, Genova e Mulineto, o vegetal ganha a companhia de ingredientes que destacam ou complementam seu sabor. "O brócolis é saboroso e harmoniza muito bem com outros ingredientes como palmito, bacon, alho, requeijão, frango, molho branco, creme de leite. Permite muita criatividade na gastronomia, desde que usado com sabedoria", afirma Lindomar Moraes.

Para Luiz Eduardo Pirola, dono da Spaziale Italiana e responsável pelo setor gastronômico da rede de franquia, o brócolis é um ótimo ingrediente para se trabalhar no dia a dia de um restaurante ou até mesmo em casa. "Primeiro porque é um vegetal fácil de ser encontrado ao longo do ano. Além de ter um processo de cocção fácil, ele é versátil por absorver os outros sabores presentes no prato".

Na Spaziale Italiana, o cliente pode adicionar o brócolis em qualquer prato, desde uma massa até pizza. "Nosso sistema de trabalho é: aqui você é o chef (a pessoa que monta o prato como que quiser). Ele é escolhido frequentemente para acompanhar as massas e, agora, tem aumentado a procura para adicionar o ingrediente em nossa opção de pizza".

Dilma Silva, cozinheira da DiCaroli Café & Delícias, também destaca a importância de dar o choque térmico no vegetal. "Com isso, ele terá sabor, textura e cor adequada."

A quiche de brócolis com bacon preparada na DiCaroli tem o sabor adocicado e é realçado com os queijos e creme de leite. "É importante o brócolis estar fresco e usar a forma de coccão correta para que não fique mole e nem perca sua cor", orienta Dilma.

Ainda não está convencido a provar um prato em que o brócolis seja o protagonista? Ele tem poucas calorias, sendo que 100 gramas do vegetal tem cerca de 36. "Os brócolis são vegetais comestíveis em sua totalidade, ou seja, é possível inserir as flores, as folhas e os talos florais. Embora estejamos acostumados só com suas flores, nas folhas e nos talos do brócolis se concentra uma grande quantidade de nutrientes que não se deve desperdiçar", diz o chef Edvaldo Júnior, da Luna Pizzaria.

Quer experimentar um espaguete ao alho e óleo com brócolis. A dica é prová-lo no Canecão Restaurante. "Ele é extremamente saboroso e faz toda a diferença nesta massa, pois une-se o sabor do brócolis com os temperos de alho e óleo, garantindo um sabor irresistível e uma receita leve", afirma a chef Vania Maria Duarte.’

_MG_9114_WEB Quiche de brócolis com bacon, da DiCaroli Café & Delícias

Quiche de brócolis com bacon

Ingredientes da massa:
1 ovo inteiro
200g de farinha de trigo
120g de manteiga culinária

Modo de preparo da massa:
Misture o ovo com a manteiga e por último a farinha de trigo. Com as mãos, abra a massa na própria forma de fundo removível.
Assar por 9 minutos a 180C para a massa ficar pré-assada.

Importante: Na DiCaroli utiliza-se que o forno industrial. Talvez no forno tradicional, precise um pouco mais de tempo no forno. Deixar a massa pré-assada.

Ingredientes do recheio:
150g de bacon frito
300g de brócolis pré-cozido em água ou no vapor
50g de ricota amassada
50g de queijo branco amassado
65g de creme de leite fresco
50g de queijo parmesão para gratinar
 
Modo de preparo do recheio:
Misture todos os ingredientes e coloque sobre a massa amanteigada e pré-assada. Levar ao forno por 24 minutos a 180C.

  • Fonte: DiCaroli Café & Delícias. Av. Nadima Damha, 1975. Telefone: (17) 3304-5007

 

Pizza de brócolis

Ingredientes:
1 disco de massa (pode ser integral)
2 colheres (sopa) de molho de tomate fresco
1 brócolis cozido à vapor ou refogado
1 copo de requeijão
300g de queijo mussarela
1 xícara (chá) de bacon em cubos fritos

Modo de preparo:
Coloque o disco de massa em uma assadeira e em seguida acrescente os demais ingredientes na seguinte ordem: molho de tomate, brócolis, requeijão, mussarela e bacon.

  • Fonte: Empório Luna Pizzaria. Unidade Centro – R. Voluntários de São Paulo, 3393. (17) 3234-7265. Unidade Damha – Av. Silvio Della Rovere, 1130. (17) 4009-7500

 

pizza-bella capri Pizza Genova, da Bella Capri Redentora

Pizza Gênova

Massa de pizza tradicional
Molho de tomates especiais
Peito de peru defumado
Requeijão cremoso
Brócolis temperado (levemente salteado com sal e azeite)
Alho frito
Bacon fatiado
Azeitonas verdes sem caroço
Orégano

  • Fonte: Bella Capri Redentora. R. Dr. Raul Silva, 308. Telefone: (17) 3214-9999

 

espaguete-canecão Espaguete ao alho e óleo com brócolis, do Canecão Restaurante

Espaguete ao alho e óleo com brócolis

Ingredientes:
400g de macarrão espaguete
150g de brócolis
50ml de azeite
50g de alho

Modo de preparo:
Cozinhe o brócolis no vapor e retire ainda firme. Reserve.
Cozinhe o macarrão por 11 minutos e reserve.
Frite o alho e reserve.
Coloque o azeite em uma frigideira e deixe aquecer. Em seguida, acrescente o brócolis já cozido, o alho frito e o macarrão espaguete e mexa levemente para misturar todos os ingredientes. Sirva em seguida.

  • Fonte: Canecão Restaurante. Av. Lino José de Seixas, 1287. Telefone: (17) 3225-1010

 

massa-divino fogão Massa com Brócolis, do Divino Fogão

Massa com Brócolis, do Divino Fogão

Ingredientes:
500g Talharim  
Sal a gosto        
½ Unidade de Cebola    
½ Xícara Azeite
5 Dentes de Alho            
500g Brócolis cozido     
Molho Bechamel:                           
1,500 Litro Leite             
75g Margarina 
75g Farinha de Trigo     
Sal a gosto         
Pitada de Noz Moscada

Modo de Preparo:
Pré-Preparo: Colocar a água para ferver, acrescentar o sal e em seguida o espaguete. Quando o espaguete estiver cozido (al dente), escorrer e passar por água fria corrente para dar o choque térmico e parar o cozimento. Deixar escorrer bem. Reservar.

Molho Bechamel:
Colocar em uma panela o leite para aquecer junto com o sal e a noz moscada. Em uma frigideira, colocar a margarina para aquecer. Quando  estiver quente, acrescentar a farinha de trigo, mexer constantemente com o fuê, tendo o cuidado para não empelotar, mexendo sempre por alguns segundos. Acrescentar o leite quente aos poucos, abaixar o fogo e continuar mexendo para não empelotar. Não deixar o molho grosso, pois quando esfriar ele tende a engrossar mais.

Preparo:
Em uma frigideira aquecer o azeite e dourar o alho e a cebola. Juntar o brócolis, mexer bem, colocar o molho bechamel e corrigir o sal. Em uma travessa colocar o talharim cozido e acrescentar o molho. Servir.

  • Fonte: Divino Fogão. Riopreto Shopping Center - Av. Brigadeiro Faria Lima, 6363. Telefone: (17) 3229-4000. Plaza Avenida Shopping - Av. José Munia, 4775. Telefone: (17) 98145-6633

 

PUPUNHASPAZIALE-1_WEB Espaguete ao alho e óleo com brócolis, do Canecão Restaurante

Spaguette de Pupunha

100g de pupunha
15g de brócolis
15g de frango desfiado
15g de queijo minas
150g de molho ao sugo
Manjericão e cheiro verde

Modo de preparo
Em uma panela com azeite, refogue o alho e a cebola. Acrescente o brócolis, o frango desfiado e o queijo minas. Mexa e coloque o molho ao sugo (de preferência, feito artesanalmente) e o spaguette de pupunha já cozido. Finalize o prato com manjericão e cheiro verde.

  • Fonte: Spaziale Italiana. Praça Shopping, em Rio Preto. Telefone:(17) 3231-0853.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso