Diário da Região

28/02/2015 - 15h22min

Teerã

Críticas de Netanyahu ao acordo nuclear são "alarmismo", diz chanceler iraniano

Teerã


O principal negociador nuclear do Irã afirmou neste sábado que o "alarmismo" do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, não vai impedir que a república islâmica e as potências mundiais cheguem a um acordo nuclear.

O ministro das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, disse que o mundo não deve permitir que o líder israelense comprometa a paz. Ele se referia ao discurso contra o acordo nuclear que Netanyahu planeja fazer na próxima semana no Congresso dos EUA.

"Por meio de alarmismo, falsificação, e criando um atmosfera falsa, Israel está tentando impedir a paz", disse Zarif. "Eu acredito que essas tentativas são em vão e não devem impedir que nós cheguemos a um acordo."

Contudo, em sua crítica afiada, Netanyahu afirmou nesta semana que, ao abrir espaço para as negociações, as potências mundiais "desistiram" de fazer com que o Irã pare de desenvolver armas nucleares. Israel enxerga que o programa nuclear iraniano como uma ameaça à sua própria existência.

O Ocidente teme que o Irã possa construir uma bomba atômica com o seu programa nuclear e negocia um acordo para limitar o enriquecimento de urânio em troca do alívio de sanções econômicas internacionais. O Irã sempre reiterou que seus projetos têm fins pacíficos.

O plano é negociado com os Estados Unidos, a Rússia, a China, a Grã-Bretanha, a França e a Alemanha, que esperam chegam a um rascunho do projeto até o final de março. Fonte: Associated Press.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso