Diário da Região

19/02/2017 - 00h00min

Cartas do Leitor

Educação

Cartas do Leitor

Lamentável, chocante, para não dizer triste a reportagem do Diário da Região do dia 18/02/2017, em que estampa na primeira página que o Estado deixa escolas sem papel, caneta, livro e até giz.

Essa reportagem é um retrato fiel e cabal de como o governo, em todos os níveis, municipal, estadual e federal trata uma questão tão fundamental para o país. Por isso, essa a razão precípua, no meu humilde entender, que somos um país de 3º mundo.

Acho mesmo que os governos querem um país ignorante, insipiente, ou seja, que as pessoas não tenham acesso a uma educação de qualidade, pois isso garantiria a manutenção do poder dos que ai estão. A educação as instruiria, as pessoas comeriam do fruto do conhecimento. Essa é uma visão míope e totalmente equivocada do Estado.

Basta olharmos para história, e essa nos ensina, sem erros, para verificarmos que os grandes países só se tornarão grandes porque investiram maciçamente na educação e no aprimoramento de seu povo. Enquanto nossos governantes mantiverem essa mentalidade seremos apenas um país na berlinda, na periferia mundial.

Mas não esperemos nós na nossa santa ingenuidade que esses governantes atuais (quando digo atuais me refiro governantes que estão ai há um bom tempo, há anos, já que todos tripudiaram a educação) farão alguma coisa para mudar o triste e caótico cenário da educação.

O povo é que tem que se levantar, exigir e cobrar as mudanças de que necessitamos. Sem a efetiva participação da sociedade brasileira não conseguiremos absolutamente nada. Não nos enganemos! Urge fazermos alguma coisa pela educação, urge fazermos alguma coisa pela nossa Pátria. Em todos os sentidos, não só na educação, mas em qualquer área que preciso for.

Vamos deixar de viver eternamente em berço esplêndido e vamos mostrar que quando o nosso Querido Brasil precisar ele verá que um filho teu não foge à luta, nem teme, quem te adora, a própria morte.

Mozart de Souza Lima Filho, Rio Preto.

 

Oportunistas

É público e notório que nossa Rio Preto faz jus à sua adjetivação de cidade das oportunidades, contudo, com mais ênfase, para os oportunistas que enlameiam e emporcalham, no caso, a política.

E o demérito forasteiro que se aboletou no cargo de vereador, sendo reeleito, na última eleição, com a maior votação, o que não deixa de ser um espanto. Tanto espantoso que a Polícia Federal e o Ministério Público já lhe cassaram o mandato por compra de votos e outras bandalheiras arquitetadas por ele e executadas por um assessor, regiamente pago pelo erário público, como ele próprio se beneficia recebendo seu subsídio. Dinheiro jogado no lixo, onde a rapinagem se farta.

O sujeito é por demais cara de pau, no âmbito da politicalha, e se faz de vítima, como se nós, os rio-pretenses, fôssemos seu algoz. O oportunista contumaz, este tal de Fábio Marcondes.

Antonio Luiz Pimentel, Rio Preto.

 

Dignidade

Direito à vida digna é o livro de ensaios de várias juristas, que teve como organizadora a Ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha, presidente atual do Supremo Tribunal Federal.

Todos tem o direito de existir com dignidade. Na introdução de seu ensaio, doutora Carmen Lúcia diz: "E a dignidade da vida fez-se direito. A própria vida tornara-se fundamental dos ordenamentos jurídicos do Estado Moderno. Percebe-se que não basta o viver-existir. Há que se assegurar que a vida seja experimentada em sua dimensão digna, entendida como qualidade inerente à condição do homem em sua aventura universal."

Pena que, devido a múltiplos fatores complexos, uma parte da humanidade prefira simplesmente o viver-existir.

Wander Cortezzi, Rio Preto.

 

Forças ocultas

Forças ocultas: o que seriam essas forças quando Jânio Quadros as proferiu? Jânio tentou passar alguns projetos de medidas que achava necessários mas, que iam contra os interesses, talvez não do povo, mas da classe política, e foi barrado. O toma lá dá cá no Legislativo (o maior poder dentre os poderes) é uma prática comum e necessária, caso contrário, não se consegue governar se não for dessa forma. O Executivo, no caso Jânio presidente, pra não escancarar, preferiu a célebre frase "forças ocultas" que o impediram de governar.

É pessoal, não que o Jânio estava certo mas, precisamos prestar mais atenção nos nossos legítimos representantes, o Poder Legislativo, que têm a função de analisar a viabilidade e a prioridade dos projetos do Executivo, e se aprovar, fiscalizar.

Não damos a mínima importância para os eleitos e até esquecemos em quem votamos, logo após as eleições, deixando-os a vontade e sem cobranças. Se não nos inteirarmos desse poder para votar da forma correta e cobrá-los, forças ocultas sempre haverão de impedir um bom governo.

Cesar Maluf, Rio Preto.

 

Quadrilha

“Quadrilha invade shopping Cidade Norte e leva 83 celulares” - portal Diário da Região. Pior de tudo isso é saber que os “coitadinhos” logo serão liberados (se é que já não foram), e voltarão às ruas para continuar praticando crimes. Enquanto isso nós, pessoas de bem, continuamos reféns desses infelizes que vivem protegidos pelas péssimas leis do nosso país.

José Montalvão, Rio Preto.

 

Vandalismo

“Alunos depredam ônibus em Rio Preto” - portal Diário da Região. Tem que fazer os pais pagarem com suor tudo aquilo que foi danificado, inclusive a ofensa ao motorista. Só assim para ver se esses pais educam essas coisas.

Zeca Figueiredo, Rio Preto.

 

Renan

“PF pede mais 60 dias para investigar Renan na Lava Jato - portal Diário da Região. O país parou a partir de 2014 em razão da classe política que só vem se defendendo das investigações da Lava Jato.

Agnaldo Antônio Perez Nogueira, Rio Preto.

 

Cartas

As correspondências enviadas para esta seção devem ter o nome legível do autor, RG, foto, profissão, idade e endereço e telefone para confirmação prévia. Para dar oportunidade a um maior número de leitores, as cartas poderão ser resumidas. Os originais não serão devolvidos. As cartas podem ser enviadas da seguinte forma:

1) Pelo correio, endereçadas à avenida Feliciano Salles Cunha, 1.515 - CEP 15035-000, São José do Rio Preto-SP
2) Entregues pessoalmente no endereço acima
3) Por fax - (0xx17) 2139-2090
4) Por e-mail, no seguinte endereço eletrônico: leitores@diariodaregiao.com.br

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso