Diário da Região

29/01/2017 - 00h00min

Cartas do Leitor

Deus faz escolhas

Cartas do Leitor

Sob a ação da fé, na ação divina, e baseados nas Palavras da Escritura Sagrada, podemos dizer que Deus faz escolhas entre as pessoas.

Mas na preferência estão os pequeninos, os fracos, para confundir os poderosos da sociedade. As oito pessoas mais ricas do mundo, conforme o anunciado pela imprensa nestes dias, não conseguem entender essa forma própria do agir de Deus.

A felicidade não está no ter e nem no poder, porque a vida de todos passa, também a (vida) das pessoas mais ricas e poderosas. Talvez a maior riqueza esteja em quem não tem nada, a não ser a vida.

Quem não tem excesso de bens materiais, tem maior facilidade para construir uma fraternidade comunitária. Tem mais abertura para o encontro com as pessoas das mesmas condições.

É fundamental viver centrado em Deus. Ele é o poder e a riqueza, e não nos confunde. Através da apresentação das Bem-aventuranças (Mt 5,1-12), Jesus diz que quem as observa é bendito do Pai.

Supõe desapego dos bens do mundo, que é um desafio, mas ajuda na partilha com os outros e o coração fica sem amarras. Onde há partilha, existe lugar para todos, porque há inclusão.

Deus escolhe as pessoas sofridas de uma sociedade injusta e excludente. São os que não contam, são estranhos para a cultura do consumismo e não participam desse mercado.

Elas apenas lutam pela sua sobrevivência e se tornam vítimas de preconceitos e discriminação. Deus sempre se põe ao lado dessa gente e valoriza o esforço e a coragem presentes em seus corações.

Felizes as pessoas mansas e puras, porque são despidas de todo tipo de agressão, e estão alicerçadas na não violência. Significa que valorizam o outro na sua dignidade, e por isso não o ofende.

Não se deixam corromper pelos deuses da atualidade: dinheiro, poder, consumo etc. Sabem que a vontade de Deus é a justiça praticada para todas as pessoas na construção dos objetivos do Reino do bem.

Existem muitas falsas seguranças. Elas não proporcionam a verdadeira felicidade. E as escolhas feitas por Deus mostram que a fragilidade confunde o falso poder.

A glória pertence ao Senhor, como diz o Apóstolo Paulo: “para quem se gloria, glorie-se no Senhor” (ICor 1,31). A glória do Senhor é a cruz, o amor. Só quem ama de verdade, amando o irmão, é capaz de participar da glória de Deus.

Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba e ex-bispo de Rio Preto

 

Marcha para Jesus 1

Uma decisão acertada (a da prefeitura de não liberar recursos para o evento). Manifestações religiosas não deixam de ser eventos culturais. Contudo, abre-se precedentes para questionamentos e tensões na sociedade. Por que privilegiar um grupo religioso e não outro? Fora a questão de uso de verbas públicas para a promoção deste tipo de iniciativa sendo o Brasil um estado laico.

Juliane Dias Gonçalves, Rio Preto

 

Marcha para Jesus 2

Excelente decisão da prefeitura. A Constituição pede a separação do Estado e da Igreja, para não terminarmos em tiranias tão comuns em estados teocêntricos. Além do mais, as arrecadações das igrejas são isentas de impostos (vendas de mercadorias, pagamento do dízimo, produtos em seus mercados e na televisão, doações, etc...).

Melhor seria cobrar imposto destas igrejas para continuar a melhorar as ruas, a assistência social e outros programas municipais que visam ajudar os desfavorecidos. Seria ótimo se as pessoas desta marcha fossem para as favelas da Vila Itália ou Brejo Alegre para dar assistência aos moradores do local, talvez contribuir de forma permanente para esta situação tão difícil.

É fácil marchar e dizer-se cristão. Difícil mesmo é ser cristão e agir como tal, além de marchas, postagens em redes sociais e visitas a igrejas de vez em quando.

Julio César, Rio Preto

 

Marcha para Jesus 3

Não confundam as coisas, queridinhos que comparam a Marcha com a Parada Gay. A parada livre (LGBT) é para defender direitos de cidadãos, marcha pra Jesus é ligada a uma religião e o Estado é laico. Por isso, não pode apoiar nenhuma religião.

Davi Pires dos Santos, Rio Preto

 

Marcha para Jesus 4

Marcha para Jesus é andar com Cristo todos os dias. Não precisamos de cultos, shows, nem de cantores de música gospel, precisamos marchar junto a Cristo oferecendo nossa vida em sacrifício vivo a Ele.

Dayane Souza, Rio Preto

 

Marcha para Jesus 5

As demais religiões também recebem verba para algum movimento como este? Caso não recebam, porque o cristianismo deveria receber? Estado laico, minha gente. Laico.

Gean Santos, Rio Preto

 

Marcha para Jesus 6

Se você é a favor do uso de dinheiro público na Marcha para Jesus, vc também deve ser a favor de recursos para marcha do Jeová, do Ogum, dos ateus, dos orixás, de Buda e afins. Se não é, então é hipocrisia.

Laila Luiza, Rio Preto

 

Uber em Rio Preto

O Uber é apenas mais uma opção de locomoção para a população de Rio Preto. Acho mais que justo, visto que o transporte público não tem qualidade e a tarifa cobrada pelos taxistas são absurdas. Que cada prestador de serviços dê o seu melhor, pois o cliente certamente vai escolher quem o atenderá de acordo com o serviço prestado.

Mari Cruz, Rio Preto

 

Cartas

As correspondências enviadas para esta seção devem ter o nome legível do autor, RG, foto, profissão, idade e endereço e telefone para confirmação prévia. Para dar oportunidade a um maior número de leitores, as cartas poderão ser resumidas. Os originais não serão devolvidos. As cartas podem ser enviadas da seguinte forma:

1) Pelo correio, endereçadas à avenida Feliciano Salles Cunha, 1.515 - CEP 15035-000, São José do Rio Preto-SP
2) Entregues pessoalmente no endereço acima
3) Por fax - (0xx17) 2139-2090
4) Por e-mail, no seguinte endereço eletrônico: leitores@diariodaregiao.com.br

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Diário da Região

Esperamos que você tenha aproveitado as matérias gratuitas!
Você atingiu o limite de reportagens neste mês.

Continue muito bem informado, seja nosso assinante e tenha acesso ilimitado a todo conteúdo produzido pelo Diário da Região

Assinatura Digital por apenas R$ 1,00*

Nos três primeiros meses. Após o período R$ 16,90
Diário da Região
Continue lendo nosso conteúdo gratuitamente Preencha os campos abaixo para
ganhar + 3 matérias!
Tenha acesso ilimitado para todos os produtos do Diário da Região
Diário da Região Digital
por apenas R$ 1,00*
*Nos três primeiros meses. Após o período R$ 16,90

Já é Assinante?

LOGAR
Faça Seu Login
Informe o e-mail e senha para acessar o Diário da Região.
Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para acessar o Diário da Região.