Diário da Região

28/08/2016 - 00h00min

artigo

Transplante pulmonar

artigo

NULL NULL
NULL

Rio Preto e o Hospital de Base, fazem História, mais uma vez, realizando “Transplante Pulmonar”, única cidade de todo o interior do Brasil a dispor desta tecnologia. Completa-se assim sua vocação nesta complexa área da medicina: os transplantes!

O caminho foi longo, tendo começado nos idos de 1977, em nosso município, no Hospital da Beneficência Portuguesa, com a realização do primeiro transplante de rim do interior do Brasil! O pioneirismo deu frutos, pois, colocou-nos há 40 anos, no seleto grupo dos “Hospitais de Alta Complexidade” capazes de realizar estes milagres! Desde então nunca mais a medicina aqui jamais parou de evoluir.

Parte da equipe, responsável por este feito, continua ativa, gerando permanente novos e atuantes especialistas. Em 1991, o professor-doutor. Aldemir Bilaqui realizou também na Beneficência, o primeiro caso de transplante pulmonar do interior, em uma época pioneira, em que a técnica ainda não estava totalmente dominada.

Com as restrições impostas pelo Sistema Único de Saúde, os transplantes tiveram que migrar para o Hospital de Base, movendo as engrenagens da história em outra direção. No HB, ligado à Famerp, criou-se um ambiente científico e econômico propício ao atendimento universal das doenças, permitindo o avanço das mais diferentes especialidades, com grande benefício para os estudantes, residentes, aprimorandos e o todo o complexo hospitalar.

Assim, em 1995, implantou-se o primeiro rim, doado pelo irmão de uma paciente muito grave, que continua viva e bem até os dias atuais (mais de 20 anos). Em 1998, o professor-doutor Renato Silva, egresso da Unicamp, com especialização na Inglaterra, inicia os transplantes de fígado, com merecido sucesso, tendo chegado recentemente à marca dos 500 pacientes operados.

Só em 2000, finalmente, senti-me confiante para realizar o primeiro transplante de coração, embora a cirurgia cardíaca tivesse sido iniciada em Rio Preto em 1963, e no Hospital de Base em 1990 um gatilho para o avanço da medicina em nossa comunidade!

Agora, depois de muito aprendizado e preparo de uma equipe dedicada, fechou-se um ciclo, com a implantação dos transplantes de pulmão, provavelmente os mais complexos, dentro da especialidade, não só pela parte técnica, como também pelos cuidados pós-operatórios. Com muito orgulho somos testemunhas da História (assim, com letra maiúscula) de que “tudo é possível ao que crê” (palavras de Jesus Cristo), dedicando-se com amor e trabalho para cumprir sua missão!

Cito também as palavras do meu mestre professor-doutor. E.J.Zerbini, que realizou o quinto transplante de coração do mundo, o primeiro de toda América Latina, ao afirmar com ênfase: “Nada resiste ao trabalho”

Rendo aqui minhas homenagens à valorosa equipe que realizou o transplante pulmonar da era moderna, no HB. Gostaria de referir-me a todos, mas em nome deles nomeio o cirurgião torácico doutor Henrique Nietmann, coordenador do grupo, ex-residente da Famerp, com especialização no Canadá.

Concluindo, destaco a figura do nosso grande incentivador: o diretor executivo da Funfarme/Hospital de Base, doutor Horácio Ramalho, um verdadeiro maestro, responsável pela evolução meteórica do conglomerado hospitalar e dos profissionais que fazem da instituição a segunda maior do Brasil, só superada pelo complexo do Hospital das Clínicas de São Paulo (USP). Orgulhem-se rio-pretenses!

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso