Diário da Região

10/02/2017 - 00h00min

Proteja-se!

Responsabilidade dividida

Proteja-se!

Orlandeli NULL
NULL

A recente investida de quadrilhas contra instituições financeiras e empresas de transportes de valores traz à tona sempre uma velha discussão: de quem é a responsabilidade pelos resultados negativos destas ações?

Vimos, nos últimos anos, uma verdadeira migração criminosa, quando os grupos que efetuam furtos e roubos aos citados estabelecimentos e empresas, passaram a atuar mais nas cidades menores, localizadas no interior do dos Estados. Isso se deve às próprias características destas localidades, pacatas, com baixo índice populacional e criminal, contando, portanto, com menor presença numérica de agentes da lei. Porém, mesmo nestas localidades menores e longínquas, inevitavelmente, haverá sempre uma agência bancária, e por vezes, a movimentação de carros-fortes.

A segurança pública é exercida através de órgãos estatais conforme previsão da Constituição Federal em seu artigo 144, porém, o mesmo diploma legal é enfático ao dizer que é direito e responsabilidade de todos.

Então, as instituições financeiras e as empresas de transportes de valores têm sim seu quinhão de responsabilidade nos recentes acontecimentos em que vidas inocentes e integridades físicas foram ofendidas. Há que se escolher melhor a localização das agências, investir em equipamentos de monitoramento eletrônico de alta qualidade, melhor triagem na contratação de funcionários, investimento maciço na questão de segurança de clientes, funcionários e dos prédios. Só se comenta sobre os prejuízos financeiros após uma ação criminosa, porém, vidas humanas estão sendo usadas como escudos e são banalizadas pelo capitalismo voraz em que vivemos.

A Polícia está enfrentando o problema sozinha, e como sempre, agindo com coragem e antecipação a estas quadrilhas, que se multiplicam e se tornam cada dia mais violentas. Por isso, a sociedade como um todo, e, principalmente, as instituições financeiras e empresas ligadas a grandes cifras têm que assumir sua parcela de responsabilidade, visando à valorização da vida em detrimento do poder e da riqueza.

 

Fale com o Comandante

cpi5p5@policiamilitar.sp.gov.br

Dúvidas, críticas, solicitações ou sugestões podem ser encaminhadas ao e-mail acima. Por meio de sua assessoria, o Comandante do Policiamento do Interior responderá nesta coluna ou diretamente ao leitor.

A coluna Proteja-se! é coordenada pelo setor de Relações Públicas do CPI-5 e publicada toda sexta-feira no Diário da Região.

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso