Diário da Região

23/02/2017 - 11h45min

SUA SAÚDE

Você sabe que aparelho é esse?

SUA SAÚDE

Sem dúvida nenhuma esse é um daqueles instrumentos que identificam o profissional. O estetoscópio, aquele aparelhinho que a gente usa para ajudar a aferir a pressão e ouvir o coração, os pulmões e até o intestino, é um dos objetos que sempre vai estar pendurado nos pescoços por aí, de estudantes, médicos, enfermeiros, fisioterapêutas, fonoaudiólogos e tantos outros colegas da área da saúde.

Essa semana o estetoscópio fez  mais um aniversário: 201 anos. Em 1816 o jovem médico René Laennec incomodado com o fato de ter que encostar o ouvido ao longo do peito das suas paceintes para fazer o exame físico, o que deveria incomodar também os maridos daquelas senhoras, imginem! Então ele pegou um pedaço de papel e o enrolou formando um tubo, experimentou e ouviu o resultado. Também era habilidoso carpinteiro e em seguida aprimorou a sua ideia e criou o primeiro estetoscópio, feito de madeira e bronze.

Muitos médicos dizem que se sentem “nus” sem o estetoscópio, que é praticamente impossível atender um paciente sem o aparelho. Ao longo desses mais de 200 anos o estetoscópio foi se modernizando e hoje é possível encontrar até algumas versões com recursos eletrônicos, mas nada que substitua o velho e aprazível sentimento de se ouvir a “voz do interior humano”. Vocês não sabem, mas é extremamente gratificante fazer um diagnóstico de algum problema no coração, por exemplo, apenas escutando.

Essa data pode parecer boba, mas reconhecendo o valor que tem esse objeto e a importância dele para realização de um exame físico bem-feito, o dia do estetoscópio deveria ser lembrado por todos médicos, por todos profissionais da saúde. Viva o estetoscópio!

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso