Diário da Região

29/03/2017 - 00h00min

IGREJA

Papa Francisco libera ex-padres de Rio Preto para casar

IGREJA

Johnny Torres Dom Tomé, bispo de Rio Preto, comunicou os ex-padres da decisão tomada pelo papa Francisco
Dom Tomé, bispo de Rio Preto, comunicou os ex-padres da decisão tomada pelo papa Francisco

Três ex-padres da Diocese de Rio Preto estão livres para casar e constituir família. O papa Francisco dispensou Félix Daniel Torralvo, Fábio Henrique Paganin e Gilmar Carvalho dos Santos do celibato e todas as demais obrigações de um sacerdote. O bispo de Rio Preto, dom Tomé Ferreira da Silva, já comunicou os três ex-padres da decisão do papa, na semana passada. Com a liberação, eles podem casar com suas mulheres na igreja.

Reportagem do Diário da Região, em 2013, contou a trajetória de Paganin, que abandonou o sacerdócio, após o nascimento do filho. Os ex-padres fizeram solicitação ao Tribunal Eclesiástico para retornar ao “estado de leigo”, como qualquer fiel da Igreja Católica. Os pedidos foram encaminhados ao Vaticano, que liberou Paganin, Torralvo e Santos das obrigações inerentes aos padres.

Cenário médico

Os hospitais ligados à Fundação Faculdade de Medicina (Funfarme) têm novos diretores. A médica anestesista Amália Tieco da Rocha Sabbag foi eleita diretora administrativa do Hospital de Base (HB). João Fernando Picollo de Oliveira, médico nefrologista, assume como vice-diretor. A eleição da Funfarme foi realizada na segunda-feira, 27.

Ainda no HB, o ortopedista Alceu Gomes Chueire foi eleito diretor clínico, tendo o médico radiologista Valdeci Hélio Floriano como vice-diretor.

Hospital da Criança

A médica pediatra Leila Neves Bastos Borim é a nova diretora administrativa do Hospital da Criança e Maternidade (HCM). Ela foi eleita ao lado da ginecologista e obstetra Maria Lucia Barcelos Veloso, que assume como vice-diretora. A eleição para a Diretoria Clínica do HCM será realizada em agosto.

Executivo

A Funfarme também elegeu seu novo diretor executivo, na segunda-feira, 27. O médico Jorge Fares, especialista em clínica médica e ciências da saúde, foi eleito para o cargo pelo conselho da fundação, conforme a coluna antecipou. Já o cirurgião geral e coloproctologista Luiz Sergio Ronchi assume como vice-diretor.

Em casa

Jorge Fares é médico formado pela Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), em 1979. Ele ocupa cargos de liderança na Funfarme desde os anos 90. Os médicos Luiz Carlos Ronchi, Amália Tieco da Rocha Sabbag, Leila Neves Bastos Borim e Maria Lúcia Luiz Barcelos Veloso também são graduados pela Famerp.

Insights

Para debater ideias e contribuir com o crescimento dos negócios da região, um grupo de jovens empresários atua em um projeto inédito: o Insights Lide Futuro Rio Preto. Após apresentar seu negócio a convidados que atuam em diversas áreas, o empresário anfitrião recebe insights de mentores experientes no mundo dos negócios, como Marcos Scaldelai e Marcelo Ceron.

Desde o início do ano foram realizadas edições com os jovens empresários Helen Girotto, Leonardo Silva e João Paulo Polotto.

Mais uma promessa

Presidente voluntária da AACD Rio Preto, Adriane Cirelli participou de reunião com o secretário de Saúde, Eleuses Paiva, ontem. Na pauta do encontro, o repasse de verba da Prefeitura para a instituição que atende crianças, jovens e adultos com deficiência. Desde janeiro, a AACD aguarda a assinatura de um convênio com a administração municipal, que prevê auxílio financeiro de R$ 100 mil por mês. Sem o recurso, a entidade corre o risco de fechar as portas. Salários de colaboradores já estão atrasados.

Eleuses garantiu que o convênio será assinado nos próximos dias e a AACD receberá verba da Prefeitura a partir do mês de abril.

De vilão a amigo

Empresas de ônibus, que antes não podiam ouvir falar na concessão de descontos nas passagens para estudantes, buscam desesperadamente aumentar suas relações de clientes universitários. Algumas anunciam em propagandas na televisão que os estudantes são bem-vindos. O motivo da mudança de postura é a chegada dos aplicativos de carona, que reduziram drasticamente o número de estudantes que utilizam ônibus, principalmente os intermunicipais.

Novas mídias

Identificar e reunir empreendedores que querem promover mudanças por meio de inovação, criatividade e marketing digital, são as propostas do movimento Rezet Sinapses Digitais, que será realizado no Shopping Iguatemi, no sábado, dia 1º, a partir das 9h30. Serão seis horas de encontros com especialistas do mundo digital. A proposta é apresentar reflexões relevantes à transformação social por meio de talks, palestras compactas, com 20 minutos cada.

Melhor bar

Sabor do petisco, atendimento, temperatura da cerveja e higiene do ambiente são os quesitos que vão definir o melhor bar de Rio Preto. O festival Comida di Buteco começa no dia 14 de abril e segue até 7 de maio. Neste período, jurados vão percorrer os bares participantes para avaliar os itens que classificam os estabelecimentos. O campeão da fase local vai disputar a etapa nacional do festival.

Otimismo

A terceira edição do estudo Mercado Livre/Ibope Conecta, realizado com 512 empreendedores (micros, pequenas e médias empresas) em todo o Brasil aponta que 77% dos entrevistados que declaram ter crescido em vendas registraram aumento médio de 41% no negócios. Vinte por cento não registraram crescimento e 3% não souberam responder. O otimismo aumenta na comparação com os anos anteriores: 94% dos entrevistados esperam crescer neste ano. Em 2016, 84% dos entrevistados apostavam aumentar suas vendas e em 2015, 87%.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso