Diário da Região

13/01/2017 - 16h22min

Rio Preto em Foco

Dia e Noite na Tela, o último trabalho de Amaury Jr. em Rio Preto

Rio Preto em Foco

NULL NULL
NULL

Em 1975, a maior companhia de documentários de nossa história, a Cometa Filmes, de Sylvio Calabrezzi, captava as últimas imagens da cidade, produzindo um resumo da administração do Prefeito Wilson Romano Calil. Essas imagens eram projetadas antes das sessões dos cinemas locais e faziam o maior sucesso.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE OS CINEMAS DA CIDADE

No início do ano seguinte, o Jornal Dia e Noite, de propriedade de Luiz Roberto Ramos, iniciava suas atividades na cidade com uma linguagem totalmente diferente e moderna. Pra se ter uma ideia, o jornal trouxe como editor o grande jornalista José Hamilton Ribeiro, um dos maiores de todo país.

Com o sucesso do primeiro ano do jornal, Luiz Ramos convidou o jornalista rio-pretense Amaury Jr, que apresentava seu programa semanal na TV Rio Preto, Canal 8, para produzir um novo cine jornal para substituir a Cometa Filmes: o “Dia e Noite na Tela”.

Produzido e dirigido pelo próprio Amaury Jr, a equipe produzia pequenos documentários sobre o comércio e a indústria local, além de um giro pelos acontecimentos sociais e culturais.

Um dos registros foi a eleição da Miss Rio Preto e Miss regional 1977, que aconteceu no salão do Rio Preto Automóvel Clube, com a presença de várias celebridades como Elke Maravilha, o trapalhão Déde Santana, Márcia de Windsor e a cantora Vanusa.

Patrocinado pelo empresário e deputado federal Áureo Ferreira, o evento elegeu a jovem Rosana Tedeschi Coulturado, que levou pra casa uma Chevette zero quilômetro. Outra produção interessante foi a inauguração da agência da Caderneta de Poupança Continental, na esquina da rua Bernardino de Campos com a rua Jorge Tibiriçá.

Ela trouxe como “garoto propaganda” o ex-craque da seleção brasileira de futebol, Mané Garrincha, que passava por um momento financeiro terrível e também lutava contra o alcoolismo. Mesmo assim, Mané parou todo o centro da cidade. Todo mundo queria um autógrafo do gênio das pernas tortas.

Mas para consegui-lo você teria que abrir a sua caderneta. Eu abri. As produções nunca foram parar nas telas dos cinemas. O Jornal fechou suas portas em 1979 e ninguém nunca tinha visto as imagens finalizadas. Nem o próprio Amaury. Em 2009, essas latas de filmes foram parar na Rio Preto em Foco Filmes. 

Mandamos telecinar e mostramos as imagens para Amaury num telão projetado no aniversário do Automóvel Clube, o qual ele era o homenageado. Foi pura emoção. O Dia e Noite na Tela foi o seu último trabalho na cidade. O resto todo mundo já sabe.

Assista o cine jornal:

VIDEO DO YOUTUBE
Dia e Noite na Tela, o último trabalho de Amaury Jr. em Rio Preto

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso