Diário da Região

24/08/2017 - 00h00min

Diário Tec

O que tem de novo no Android Oreo

Diário Tec

Divulgação Imagens do novo Android; ao centro, exemplo de uso da nova função Picture-in-picture
Imagens do novo Android; ao centro, exemplo de uso da nova função Picture-in-picture

O Google anunciou na última terça-feira, 22, o lançamento do Android Oreo, a versão 8.0 do sistema operacional. A empresa ainda divulgou detalhes sobre as principais novidades presentes na plataforma, que deve chegar aos celulares nos próximos meses, começando pelas linhas Pixel e Nexus.

Uma das promessas da nova versão do sistema é a otimização da bateria. O Google não detalhou quanto tempo a mais a bateria vai suportar longe das tomadas. Um dos caminhos para melhorar a eficiência são as limitações para execução de recursos em segundo plano. Segundo comunicado da empresa, o sistema vai diminuir a atividade de aplicativos que não estão em uso e redirecionar mais processamento aos apps executados em primeiro plano.

A forma de usar vários aplicativos ao mesmo tempo também vai mudar. Além do recurso de tela dividida, implantado na versão 7.0 do sistema operacional, o Oreo traz outra alternativa: o Picture-in-picture, que permite ao usuário minimizar um aplicativo no canto da tela enquanto usa outro, semelhante ao que acontece quando se diminui um vídeo dentro do app do YouTube para continuar navegando pela plataforma.

Outra novidade é em relação à segurança. Um dos recursos nativos do novo sistema é o Google Play Protect, um programa de proteção que “vasculha” o Android e loja de aplicativos do sistema à procura de softwares mal intencionados, que podem comprometer o funcionamento do smartphone ou a segurança do usuário.

Entenda o nome

Desde 2009, quando foi lançado o Android 1.5 Cupcake, é tradição do Google dar nomes de doces às versões do sistema operacional. Já teve Donut, Marshmallow, Lollipop e, em 2013, foi lançado o Android Kit Kat, o primeiro que levava o nome de uma marca, um acordo de co-branding em que a Nestlé permitiu o uso do nome sem custo, apostando na divulgação do produto. Um acordo semelhante foi feito com a Oreo neste ano.

 

Trending

‘Influencer’ diplomado - Não é brincadeira. Uma faculdade de Boa Vista, no Recife, abriu o curso de graduação de “Digital Influencer”, que confere ao graduado o título de bacharel na arte de atrair seguidores e influenciar pessoas por meio das redes sociais. O curso de curta duração (dois anos) é oferecido pelo Centro Universitário Brasileiro (Unibra) e a primeira turma começa já em janeiro de 2018. O objetivo do curso, segundo a faculdade, é mostrar os caminhos para o desenvolvimento de conteúdo em texto e vídeo e, consequentemente, o empreendedorismo na internet, por meio de noções de marketing digital e gestão de redes sociais. As inscrições para o vestibular estão abertas.

 

BIXBY_SAMSUNG_WEB

 

Assistente pessoal - A Samsung anunciou na última terça-feira, 22, o lançamento global da Bixby (foto), o assistente pessoal virtual da marca, que agora entra no mercado para competir com o Google Assistent, Apple Siri, Microsoft Cortana e Amazon Alexa. A tecnologia foi lançada em março deste ano, mas funcionava apenas de forma restrita. Só agora pode ser utilizada livremente em mais de 200 países.

 

 

Segurança - A Nubank enviou um e-mail aos clientes anunciando que a partir desta semana começaria a utilizar o recurso de geolocalização do smartphone dos usuários para combater fraudes nos cartões de créditos emitidos pela empresa. A ideia, segundo o comunicado, é identificar e rejeitar transações financeiras feitas distante do local onde o cliente se encontra. O recurso, no entanto, é opcional. Caso o cliente não queira fornecer sua localização, poderá revogar a permissão no aplicativo da empresa.

Streaming - O Facebook, em parceria com o Spotify, lançou nesta semana o Hand Album, uma plataforma para publicação de músicas e clipes de artistas. O recurso funciona dentro do aplicativo da rede social para Android e iOS e já estreia com o novo projeto dos Tribalistas.

 

orkut-golpe

Golpe ‘ressuscita’ o Orkut

Tem circulado pelos grupos de WhatsApp um link que promete resgatar as fotos do Orkut. Como a rede social já está morta e muito bem enterrada, é claro que trata-se de um golpe. Ao clicar no link, o usuário é direcionado para um site que faz uma série de perguntas, como “Você já teve Orkut?”. Ao clicar nas opções, a vítima é conduzida para a instalação de um aplicativo ou redirecionada a sites que oferecem serviços de assinatura por SMS. Em determinado momento, a página pede permissão para acessar o Facebook do usuário, com objetivo de disseminar ainda mais o golpe. Truques envolvendo o nome do Orkut são comuns na internet e a melhor forma de se prevenir é aceitar que a rede social acabou e seguir em frente.

 

Dica da semana

Treine em casa - Quem quer fazer exercícios em casa, muitas vezes precisa de uma motivação, ou simplesmente de uma forma de se organizar para não se perder entre os treinos. Nesta semana, as dicas são de aplicativos que ajudam no treino de flexões. Eles não dispensam um acompanhamento profissional, mas ajudam quem já faz atividade física a se manter em forma mesmo treinando em casa.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso