Diário da Região

10/03/2017 - 16h58min

DENTES SAUDÁVEIS

Cães precisam de cuidados com a higiene bucal

DENTES SAUDÁVEIS

Divulgação NULL
NULL

Você já sentiu um cheirinho ruim na boca do seu cão? Os animais têm um hálito específico da espécie, mas se o odor for desagradável, é sinal de que algo está errado. Segundo dados da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (Adov), a doença periodontal atinge mais de 85% dos animais de diferentes raças. 

Assim como nós, humanos, os cães também precisam escovar os dentes e de cuidados com a saúde bucal. A falta de escovação pode fazer com que o bichinho desenvolva, além do mau hálito, dor e incômodo. Especialistas recomedam a escovação diária dos dentes do cão, além de levá-lo ao veterinário pelo menos uma vez por ano. A higiene bucal correta deve ser feita com uma escova própria para cães ou uma infantil, com cerdas macias, para não machucá-lo, e creme dental também indicado para pets. 

“Quando o cachorro está com algum problema na boca, é comum apresentar gengiva avermelhada, inchada e dolorida (gengivite), cálculo (tártaro), perda de dentes e dificuldade para comer. Muitas vezes, essas alterações são consideradas “normais” ou toleráveis para a espécie ou para a idade, o que é um grande erro”, explica o gerente técnico de animais de Companhia da Zoetis, Alexandre Merlo.

Um dos problemas que os cães podem ter é a placa bacteriana, que pode aparecer em poucas horas após a alimentação. Quando endurece, transforma-se em cálculo, conhecido popularmente como tártaro, que é eliminado apenas com a escovação. Quando não combatido, o tártaro pode passar para a corrente sanguínea, causando doenças graves, como infecções no coração, rins, fígados e sistema nervoso. 

O especialista alerta que por ser um problema que progride aos poucos, o animal se acostuma com a dor e o tutor não percebe que há algo errado. "Quando o cão passa pelo tratamento de limpeza bucal, sua qualidade de vida melhora”, explica Alexandre.

Então, para o bem do seu companheiro, fique sempre atento a qualquer sintoma de doença bucal, e consulte periodicamente um médico veterinário!

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso