Diário da Região

29/07/2017 - 21h43min

Coluna do Diário

O Semae e a agonia dos peixes

Coluna do Diário

Reprodução/Whatsapp Homem e criança pescam em canal do rio Preto da avenida Philadelpho Gouveia Neto
Homem e criança pescam em canal do rio Preto da avenida Philadelpho Gouveia Neto

O Semae vai analisar a qualidade da água do rio Preto, na altura do canal da avenida Philadelpho Gouveia Neto em Rio Preto. O diretor da autarquia, Nicanor Batista Júnior, quer saber se peixes que estão sendo fisgados no local estão ou não contaminados. 
Técnicos do Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae) foram até o local neste sábado, 29, para pegar amostra da água. Eles flagraram um homem e até uma criança pescando no local. 

“Isso me preocupou. Pedi para o nosso pessoal coletar água naquele trecho do rio para verificarmos a sua qualidade. Outra preocupação é saber se os peixes são próprio para o consumo das pessoas”, afirmou Nicanor ao suspeitar que pescar no local seria ilegal. Com a ausência de chuvas, o vertedouro dá pouca vazão à água da Represa Municipal. De acordo com o diretor da autarquia, pessoas se aproveitam disso para ir pescar ao longo do canal, com profundidade próxima da superfície. 

Nicanor explicou que a pouca quantidade de água provoca mau cheiro no canal, já que o sol em contato com o material depositado no fundo do canal produz gás carbônico em excesso. “E isso provoca o mau cheiro”, disse. De acordo com o diretor do Semae, não há descarga de esgoto no local, já que interceptores coletam o esgoto das avenidas Alberto Andaló e Bady Bassitt. 

 

 

 

FRASE:

"A entrada e saída de caminhões em tempos muito curtos pode representar prática de alguma fraude. É outra hipótese para ação de improbidade e inclusive buscar o ressarcimento"

Sérgio Clementino, promotor de Justiça, sobre planilhas com viagens suspeitas feitas por caminhões da empresa Constroeste

 

 

Vânia Pelegrini - 30072017 Presidente da Emurb, Vânia Pelegrini, defendeu rotatividade de vagas

Presidente da Emurb nega demissão de 120 funcionários da área azul

A presidente da Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb), Vânia Pelegrini, disse que não haverá demissão dos 120 funcionários que trabalham como fiscais da Área Azul em Rio Preto. Em entrevista à Coluna, ela confirmou informação publicada pelo Diário com exclusividade de que o cartão de estacionamento poderá ser obtido por meio de aplicativo de celular, mas também pelo sistema atual. “O projeto está em fase final dos estudos”, disse Vânia, ao comentar que trabalha no projeto desde o início deste ano. “Tenho 120 funcionários. Nós vamos continuar com esse serviço efetivo com postura profissional. Não vão ser demitidos”, afirmou a presidente da Emurb. A definição da Emurb praticamente enterra os trabalhos em andamento da Comissão Especial de Vereadores (CEV) na Câmara de Rio Preto que avalia alternativas de cobrança pelo serviço. A comissão composta por Celso Peixão (PSB), Anderson Branco (PR) e Márcia Caldas (PPS) virou água.

 

 

 

NOTAS:

Comissão...

Ato do presidente da Câmara de Rio Preto, Jean Charles (PMDB), nomeou oficialmente os integrantes da comissão processante formada para investigar ato de suposta infração político-partidária cometida pelo prefeito Edinho Araújo (PMDB). A comissão é formada pela presidente Márcia Caldas (PPS), pela relatora Cláudia Di Giuli (PMB) e pelo membro Anderson Branco (PR). 

...contra Edinho

A comissão, que foi sorteada durante a última sessão da Câmara, vai apurar denúncia contra o peemedebista que foi acusado de descumprir lei municipal que obriga o Executivo a divulgar valores de gastos com publicidade oficial. 

 

coluna_MárciaCaldas - 30072017

Em xeque 

O vereador Paulo Pauléra (PP) pretende consultar a Diretoria Jurídica do Legislativo sobre a possibilidade de fazer um novo sorteio da comissão processante. Ele justifica que a presidente Márcia (foto), que é aliada de Edinho, já admitiu publicamente que irá trabalhar para livrar Edinho de um possível processo de cassação do mandato. “Acho que essa manifestação dela não pode. Vou consultar o jurídico sobre a necessidade de fazer um novo sorteio”, disse Pauléra.

 

 

 

NA REDE:

 

coluna_G9 - 30072017

 

Chupado...

Vereadores de Rio Preto “pegaram” emprestado logotipo (foto) estilizado para representar o G-9 em grupo de WhatsApp. A letra é da cor cinza e o número dourado, cuja versão original é encontrada na internet e representa o logotipo da união de nove universidades públicas do Chile.

 

 

...da internet

O G-9 é representado na Câmara por vereadores da antiga base de sustentação ao ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB) com apoio dos novatos Anderson Branco (PR), José Lagoeiro (DEM) e Jean Dornelas (PRB). O grupo tem entre os seus líderes Fábio Marcondes (PR) e Paulo Pauléra (PP).

#forçagomes 

A Guarda Municipal divulgou nota emocionante na sua página do Facebook em homenagem a Cleiton José da Silva Gomes, que teve uma perna amputada após ser baleado durante o roubo da joalheria em Rio Preto. “A família Azul Marinho, GCM, lamenta o ocorrido com o nosso irmão de farda, GCM Gomes, que após ser atingido covardemente em um assalto no Centro de Rio Preto, precisou passar por várias cirurgias. Mesmo com todo o esforço da equipe médica, o GCM Gomes passou por mais uma cirurgia na tarde de hoje para amputar parte da perna direita”, escreveu na mensagem.

Olhos de águia 

O munícipe tem de ler com lupa a publicação sobre reunião do Conselho Municipal de Habitação no diário oficial do município. Ler os documentos é para poucos.

Próprias pernas

Sem poder contar com os votos de Celso Russomanno (PRB) na eleição de 2018, o deputado federal Fausto Pinato (PP), de Fernandópolis, divulga no Facebook tour pela região de Rio Preto com uma extensa agenda política com prefeitos e vereadores. 

 

 

CURTAS:

Em análise - O vereador Jean Dornelas (PRB) ainda analisa vídeo da última sessão para decidir se vai ou não denunciar o colega Marco Rillo (PT) no Conselho de Ética. O petista acusou integrantes do chamado G-9 de chantagear Jorge Menezes (PTB) para votar contra abertura de investigação envolvendo José Carlos Marinho (PSB) e Francisco Júnior (DEM), acusados de fraude no auxílio-atleta.

 

coluna_SueliCosta - 30072017

 

 

Cartinha - Pais de alunos de Rio Preto que ainda não ganharam uniforme escolar neste ano estão recebendo cartinha da Secretaria de Educação. A pasta, que passou a ser comandada por Sueli Costa (foto), quer informações sobre o tamanho de camisetas, meias e shorts. O objetivo é acabar com a reclamação da falta de uniforme.

 

 

Termômetro do 9º andar - Nesta segunda-feira, 31, o secretário de Governo, Jair Moretti, promove reunião entre os vereadores de Rio Preto. Na semana passada, o encontro teve pouca adesão e o prefeito Edinho acabou sofrendo a sua maior derrota na Câmara ao se transformar alvo de investigação pelos próprios parlamentares.

Inusitada - O presidente Michel Temer (PMDB) recebeu não apenas parlamentares e nomes influentes da política nacional, como o ex-presidente José Sarney (PMDB). No último dia 18, outra agenda inusitada. Temer recebeu o candidato a vereador de Araçatuba Jorge Maluly Carvalho (DEM), que nas eleições de 2016 conseguiu 237 votos. 

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso