Diário da Região

26/07/2017 - 22h21min

Coluna do Diário

Para o governo foi só ‘um ponto fora da curva’

Coluna do Diário

Edvaldo Santos /Arquivo Articulador político de Edinho, Jair Moretti, já coleciona uma série de derrotas desde janeiro
Articulador político de Edinho, Jair Moretti, já coleciona uma série de derrotas desde janeiro

O secretário de Governo, jair Moretti, afirmou que o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (PMDB), não cedeu a pressão feita por vereadores para evitar a aprovação de pedido de abertura de Comissão Processante (CP) contra ele na Câmara de Rio Preto. Com o apoio de nove votos, o peemedebista será investigado por deixar de cumprir lei municipal que exige a divulgação de valores da publicidade oficial do Executivo. 

O resultado da votação contra Edinho no Legislativo não parece incomodar o secretário de Governo, que classificou o resultado da votação como um “ponto fora da curva”. “Eles (vereadores) foram legalistas, mas não foram justos”, afirmou Moretti ao dizer que não houve desvio de dinheiro público. Para setores da administração, a abertura de investigação contra Edinho foi pura retaliação por pedidos - muitos deles no varejo - que deixaram de ser atendidos pelo 8º andar.

De qualquer forma, o governo ascendeu a luz amarela. Chegou ao conhecimento de Moretti informação de que os vereadores foram comemorar a “vitória” na sessão em reunião festiva na casa de JeanDornelas (PRB). Moretti, porém, rechaçou qualquer gesto de retaliação aos vereadores. “Isso não consta no nosso dicionário”, afirmou o secretário. Edinho precisa dos vereadores, assim como a Câmara precisa do prefeito. Mas uma coisa o secretário garante: “Edinho não é refém, de jeito nenhum”, afirmou Moretti.

 

 

FRASE:

"Desde o começo do ano falam que vão fazer uma devassa na Secretaria de Agricultura. Vão me dar um atestado de idoneidade"

Jorge Menezes, vereador do PTB, sobre ameaças que teria recebido de colegas do G9 para votar a favor da abertura de comissão processante contra o prefeito Edinho Araújo (PMDB) na sessão de terça, 25. Jorge foi secretário de Agricultura

 

 

MP processa ex-prefeito de Bady

O promotor Sérgio Clementino entrou com ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Bady Bassitt Edmur Pradela (PMDB) por suposta fraude em concurso público realizado em 2014. O concurso de Bady foi um dos alvos da Operação QI, da Polícia Civil, que apontou esquema envolvendo duas empresas e fraudes em cerca de 30 cidades. No caso de Bady, o Ministério Público afirma que familiares do ex-prefeito foram aprovados no concurso de forma irregular. O promotor quer bloqueio de bens eaté anulação do concurso. 

 

 

coluna_VereadoresNoEstacionamento - 27072017

 

 

Vereadores de Rio Preto de grupo que é claro desafeto ao prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (PMDB), como Celso Peixão, Paulo Pauléra e Fábio Marcondes adotam como principal ponto de encontro a garagem da Câmara. Mas é só o grupo ver jornalista, que o grupo se desmancha. 

 

 

 

 

NOTAS:

Culpa da crise

Na tensa reunião entre Edinho Araújo (PMDB) e vereadores, ele reclamou da crise e falta de recursos no Orçamento para justificar os “nãos” aos pedidos so grupo. Segundo vereadores, Edinho teria dito até que a Prefeitura pode começar a abrir às 12h a partir de outubro para economizar. O secretário de Governo, Jair Moretti, diz que a conversa não foi bem assim. “Edinho citou que isso já acontece em outras prefeituras. Por enquanto está descartado aqui”, disse. 

 

coluna_JeanCharles - 27072017

 

Muy aliado

Embora seja da base aliada, o vereador Jean Dornelas (foto) teria sido o principal articulador das investidas da Câmara de Rio Preto contra Edinho, diz um vereador que participou da articulações que resultaram na abertura de comissão processante contra o prefeito na Casa. A Coluna enviou mensagem a Dornelas para perguntar se é verdade, mas ele não respondeu.

 

 

Fui mesmo 

Dornelas, aliás, passou recibo durante a sessão quando Marco Rillo (PT) acusou os vereadores que votaram contra Edinho de ter chantageado o prefeito horas antes da sessão na sala do secretário de Governo, Jair Moretti, na Prefeitura. Dornelas não negou que houve a reunião e que fez exigências, só negou que foi chantagem. 

 

 

NA REDE:

 

coluna_GeraldoAlckmin - 27072017

 

Dia dos avôs... 

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) apareceu nas redes sociais nesta quarta, 26, com a netinha (foto). “O melhor de ser avô é participar. A Julinha, filha do Thomaz (o filho que morreu em acidente de helicóptero em abril de 2015), tem dois anos e já descobriu isso. Feliz dia dos avoengos”, escreveu. 

 

 

...e críticas

Nem por isso, o tucano passou ileso pelas críticas de professores e defensores dos animais que querem a aprovação de lei que proíbe o uso de animais vivos para estudos. 

Vicinais

O deputado estadual Orlando Bolçone (PSB) esteve na sede do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para conhecer projetos de melhorias de estradas vicinais na região de Rio Preto. “Estive agora à tarde com o diretor regional do DER em Rio Preto, Everson Grigoleto, para saber das condições e de projetos de melhorias nas estradas vicinais de Palestina/Ibiporanga, Rio-Preto (Vila Azul), Potirendaba, Jaci-Nova Aliança e José Bonifácio/Nipoã”, escreveu Bolçone no Facebook.

Política à parte...

O deputado estadual Vaz de Lima, apesar de tucano, voltou deslumbrado pelo tour que fez pela comunista China. O parlamentar vem escrevendo sobre suas experiência naquele País e postando no Facebook. “Não tem jeito de não olhar para China”, disse ele nesta quarta, 26, ao destacar o poderio econômico e tecnológico que viu lá.

Gente como a gente

O Sindicato dos Servidores Municipais de Rio Preto está mesmo de boa com governo. Até divulgaram foto nas redes com seus dirigentes ao lado da nova secretária de Educação, Sueli Costa. O motivo: ela é funcionária de carreira.

 

 

CURTAS:

Novela - A Justiça de Rio Preto intimou nesta quarta, 26, a Secretaria de Habitação a informar como irá proceder em caso de desocupação da favela da Vila Itália. A Prefeitura já disse em ação que não tem onde alojar os moradores. Agora, cada secretaria envolvida está sendo notificada pela Justiça individualmente.

 

coluna_PostoDeInformação - 27072017

 

 

Off-line - A Prefeitura de Rio Preto deveria comunicar ao governo do Estado que não tem como manter acesso a internet no aeroporto. Nesta terça, 26, o sistema voltou a falhar. Quatro voos foram desviados de Campinas para Rio Preto. Passageiros ficaram indignados sem o serviço. Funcionários do aeroporto, que nada tem a ver com a história, é que ouvem. 

 

 

Denuncia - A direção do PSTU de Rio Preto divulgou nesta quarta, 26, nas redes sociais, e no site oficial do partido que o militante Fabiano de Jesus teria recebido ameaças da PM durante manifestações relacionadas à favela da Vila Itália. Fabiano chegou a gravar um vídeo em que diz ter recebido ameaças de morte. Ele diz que irá denunciar o caso no MP nesta quinta, 27.

Investidas contra o ninho - O governador Geraldo Alckmin recebeu informação do PSB que o partido está “100%” fechado com a candidatura do vice-governador Márcio França ao governo paulista em 2018. O encontro ocorreu dois dias depois de os dirigentes do DEM afirmarem que planejam lançar Rodrigo Garcia para a sucessão de Alckmin. É bronca na certa no PSDB.

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso