Diário da Região

29/03/2017 - 00h28min

Coluna do Diário

Taxistas e mototáxis se unem contra Uber

Coluna do Diário

Rodrigo Lima Mototaxistas e taxistas fecham rua em frente à Câmara durante protesto contra o Uber
Mototaxistas e taxistas fecham rua em frente à Câmara durante protesto contra o Uber

Representantes dos sindicatos dos taxistas e dos mototaxistas promoveram uma manifestação contra o Uber em frente do prédio da Câmara de Rio Preto, antes do início da sessão desta terça-feira, 28. Um grupo chegou a hostilizar o vereador Renato Pupo (PSD), que defende a regulamentação do aplicativo na cidade. Pupo, que é delegado de Polícia Civil, entrou com carro na garagem do Legislativo escoltado por guardas municipais.

O vereador Paulo Pauléra (PP), autor da lei municipal que proíbe o funcionamento do Uber em Rio Preto, ajudou a Guarda Municipal a fazer o cordão de isolamento que impediu os manifestantes de chegar até o carro de Pupo. Os dois sindicatos, que também contaram com apoio do sindicato dos motoristas do transporte escolar, pediram durante a manifestação que o prefeito Edinho Araújo (PMDB) intensifique a fiscalização contra os motoristas do Uber com base na lei de Pauléra.

Esse é o clima que antecede a realização de audiência pública na Câmara, no próximo sábado, 1º, a partir das 9h, para debater a chegada do Uber na cidade. Já confirmaram presença a Acirp, o promotor de Justiça Sérgio Clementino, o juiz da Infância e Juventude, Evandro Pelarin, a Polícia Civil e o Movimento Cidadania Brasil (MCB). A audiência é uma iniciativa de Pupo.

 

 

 

FRASE:

"TAC (Termo de Ajuste de Conduta) se assina quando você não está cumprindo com as obrigações e a Prefeitura não deve nada"

Edinho Araújo, prefeito de Rio Preto, ao justificar porque não assinou acordo proposto pelo Ministério Público, por meio de TAC, para repassar verba de R$ 12 milhões para o Hospital Ielar

 

 

Reunião vai ouvir pedidos de bairros

O prefeito Edinho Araújo (PMDB) pretende fazer um arremedo de orçamento participativo, prática que ele adotou quando governou em aliança com PT. Em vez de plenárias nos bairros diretamente com a população, vai chamar representantes de associações de bairro de Rio Preto para levar sugestões em reunião nesta quarta-feira, 29, às 18h30, no auditório do 9º andar da Prefeitura. “No dia 10 de abril será elaborado um documento com as reivindicações para que a Prefeitura possa trabalhar em conjunto com os moradores”, afirmou o secretário de Governo, Jair Moretti, ao falar do próximo passo do projeto.

 

 

Vereador Renato Pupo - 28032017 Manifestantes tiveram de ser afastados do carro do vereador Renato Pupo, que é a favor da regulamentação do Uber na cidade, na entrada do Legislativo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NOTAS:

 

coluna_NadimCury - 28032017

 

‘Eu que levo’

O provedor da Santa Casa, Nadim Cury (foto), não gostou de ter a instituição que dirige citada na briga entre Paulo Togni e o secretário de Saúde, Eleuses Paiva. Togni insinuou que o fechamento do Ielar pode beneficiar o Instituto de Medicina Nuclear, que pertence a Eleuses e presta serviços para a Santa Casa. “Esse cara (Togni) fica falando besteira por causa de uma rixa particular dele com Eleuses. E quer me deixar como vilão”, disse Nadim. 

 

Jeitinho

Aloysio Nunes pode ficar mais tempo do que o previsto no Itamaraty. Pelas regras atuais, ele tem de deixar o cargo até abril caso queira candidatar-se à reeleição no Senado. Como 17 ministros de Temer encontram-se na mesma situação, já há costura em Brasília para encurtar o período de desincompatibilização de seis para três meses.

Para não confundir

Não é a vaidade que leva o presidente da Câmara de Rio Preto, Jean Charles (PMDB), a querer ser tratado de coronel. É para evitar confusão, diz a assessoria dele ao comentar nota publicada nesta terça, 28, na Coluna. É que na Câmara há outro Jean (Dornelas). Entre os vereadores, continua a assessoria, há quem já o chamou em plenário de “presidente Jean Dornelas”.

 

 

 

NA REDE:

Entusiastas do trem

Enquanto o prefeito Edinho Araújo (PMDB) fala em Trem Caipira e VLT em Rio Preto, o presidente da Assembleia Legislativa, Cauê Macris (PSDB), quer um trem “intercidades” para transporte de passageiros entre a cidade dele, Americana, passando por Campinas, até São Paulo. Disse nesta terça, 28, no Facebook que iria fazer o pedido diretamente para o presidente Michel Temer. 

Seguidor inconveniente

O presidente Michel Temer vai aparecer na TV nesta quinta, 30, em rede nacional, a partir das 20h30. Segundo o marqueteiro Elsinho Mouco, será só notícia boa. Mas como é difícil agradar a todos, um seguidor do publicitário no Face tascou que a melhor notícia seria “fora, Temer”.

Um jeito novo

Atire a primeira pedra quem já não escorregou nos tortuosos caminhos da língua portuguesa? Mas o presidente do PMDB de Rio Preto e subprefeito de Talhado, Pedro Nimer Filho, exagerou no deslize. Ao comentar o post de Elsinho citado na nota acima, ele cravou que o “Brasil tem geito, e o geito é Temer”.

 

coluna_CláudiaBassitt - 28032017

 

 

Com uma condição

A socialite e empresária Cláudia Bassitt (foto), que também é dada a trabalhos sociais, fez um textão no Facebook para falar do Ielar. A certa altura sugeriu perdão às dívidas do hospital, desde que se afaste “esse povo ruim da administração”.

 

 

Água e óleo

“A deputada optou por manter-se onde sempre esteve”, respondeu o deputado João Paulo Rillo e ler na Coluna que Beth Sahão vai de Luiz Marinho em vez de apoiá-lo na disputa pela presidência do PT de São Paulo. Segundo Rillo, apesar da proximidade geográfica, ele e Beth sempre estiverem em campos opostos dentro do partido. 

 

 

CURTAS:

Viaduto também - Outra obra do Plano de Mobilidade Urbana de Rio Preto está com problemas. Inquérito no Ministério Público apura falta de acessibilidade em complexo de viadutos de acesso à zona norte, inaugurado no ano passado pelo ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB). A Prefeitura informou que o projeto previa os acessos. O MP irá questionar a Constroeste, responsável pela obra. 

 

coluna_FaustoPinato - 28032017

 

 

Tudo em casa - A Câmara dos Deputados lança nesta quarta, 29, a Frente Parlamentar Brasil-China. O grupo será presidida por um deputado da região: Fausto Pinato (foto), do PP de Fernandópolis, que esteve recentemente naquele país. A cerimônia deve ser prestigiada por outro político conhecido nessas bandas, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes.

 

 

CPIs mantidas - Anderson Branco (PR) e José Lagoeiro (DEM) entraram na Justiça para suspender três CPIs na Câmara de Rio Preto. O pedido de liminar foi negado nesta terça-feira, 28. A dupla, que ficou de fora das investigações, sustenta que as comissões deveriam ser formadas respeitando o critério da proporcionalidade partidária e não por sorteio entre os vereadores que pediram a criação das CPIs.

Segue o silêncio - Procurada novamente para falar sobre a revogação da licitação de reforma da pista de atletismo no Eldorado, a secretária de Esportes, Cléa Bernardelli, continuava sumida nesta terça, 28. O secretário de Planejamento, Israel Cestari, é outro que não retornou ligação para falar sobre o assunto. Até mudança no modelo da pista está em discussão, sob sigilo.

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso