Diário da Região

13/01/2017 - 00h00min

Coluna do Diário

Alckmin foi vítima da própria ambição

Coluna do Diário

Mara Sousa O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, durante visita a Rio Preto em junho do ano passado
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, durante visita a Rio Preto em junho do ano passado

Um tucano histórico da região que assistiu de longe o tombo que o Diretório Estadual do PSDB deu em Geraldo Alckmin na noite de segunda-feira, 9, ao prorrogar o mandato da atual Executiva em vez de fazer eleição, acha que o governador foi vítima da própria ambição. “Não dá para pensar hoje que alguém é maior que o partido. Por maior que ele seja”, diz ele. 

A especulação é de que Alckmin desejava a eleição para colocar no comando do partido em São Paulo gente de sua estrita confiança para ele decidir sem maiores objeções o rumo do partido no Estado na eleição de 2018, assim como impôs o candidatura de João Doria a prefeito da Capital na disputa do ano passado.

À diferença do que arquitetou com Doria, que pelo menos é do partido - e mesmo assim provocou um trauma interno, que provocou até a saída de Andrea Matarazzo da legenda -, os planos de Alckmin para o ano que vem passam pela possibilidade de levar o PSDB a apoiar a candidatura do vice Márcio França (PSB) para sucedê-lo no Palácio dos Bandeirantes. A manobra seria uma forma de atrair a contrapartida do PSB nacional para o projeto dele de ser candidato a presidente da República. Com nomes como o ministro José Serra e o senador Aloysio Nunes - e governando o Estado desde 1995 - é forte a resistência dentro do PSDB em deixar de ter candidato próprio para apoiar França.

Detalhe interessante da votação que prorrogou o mandato do diretório estadual é que dos três integrantes que votaram como queria Alckmin, dois, os deputados estaduais Carlão Pignatari e Cauê Macris, são candidatos a presidente da Assembleia, cuja eleição é no próximo dia 15 de março. Desagradar o governador neste momento seria praticamente dar adeus ao jogo. O terceiro é o deputado federal Vanderlei Macris, pai de Cauê. O placar final ficou 18 a 3.

 

 

FRASE:

"O partido tem dois vereadores. Podem não ser os que eles queriam, mas tem dois. Só que o partido não conversa com a gente"

Celso Peixão, vereador, se queixando do partido do qual ele faz parte, o PSB do ex-prefeito Valdomiro Lopes 

 

 

Jean decide deixar outro cargo vago

O presidente da Câmara de Rio Preto, Jean Charles (PMDB), decidiu que vai deixar vago mais um cargo de diretor na Casa, o de diretor administrativo. Antes, o presidente havia decidido deixar vago o cargo de direção de Comunicação. Jean Charles deve decidir nesta sexta-feira, 13, quem será o diretor-geral. “Estamos avaliando ainda”, afirmou ele, sem adiantar o nome. Uma das intenções do vereador é juntar a função de diretor administrativo com o de diretor-geral, mas isso depende de projeto que precisa ser aprovado em plenário pelos vereadores. 

 

 

coluna_TapeteVermelhoNaCâmara - 13012017

 

 

Tapete vermelho foi estendido nesta quinta-feira, 12, nos corredores da Câmara de Rio Preto, que realizou sessão solene em homenagem ao Dia do Empresário Contábil

 

 

 

 

 

NOTAS:

 

coluna_GustavoPinato - 13012017

Faz parte, mas...

Está aberta a temporada de esculachar os adversários políticos derrotados nas eleições de outubro. Em Fernandópolis, o vice-prefeito Gustavo Pinato (PPS), que assumiu a Secretaria de Assistência Social, critica o descaso da “administração anterior” com a Casa do Saber, local onde eram oferecidos cursos profissionalizantes. Um prédio com infiltrações e equipamentos amontoados. Só que mais do que expor o problema (foto), o eleitor espera mesmo é que ele o resolva. 

 

Até o Jefferson

De olho no apoio do PTB na tentativa de viabilizar a candidatura a presidente da República no ano que vem, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) abre a porta dos Palácio dos Bandeirantes nesta sexta, 13, à tarde, para receber o deputado federal Jovair Arantes, representante do partido em Goiás e candidato a presidente da Câmara. A comitiva inclui até o presidente nacional do PTB, o ex-deputado Roberto Jefferson.

Melhor que nada

Caso sejam preteridos na disputa pela presidência da Assembleia Legislativo em março, os deputados Carlão Pignatari e Vaz de Lima podem ser contemplados com lideranças, Carlão com de Governo e Vaz com a da bancada do PSDB, hoje de Carlão.

 

 

NA REDE:

Atrás de trampo

A derrocada do PT depois do impeachment e da fragorosa derrota nas últimas eleições municipais já deixa companheiros pelo caminho. Pelo menos dois deles, conhecidos do meio político rio-pretense, estão em busca de emprego, Edmilson Gaspar de Melo, que estava em Brasília, e Antonio Silvestre Leite, que era secretário-adjunto de Habitação e Desenvolvimento Urbano. Ambos foram às redes sociais para avisar.

Tuitando Trump

O Twitter vai transmitir ao vivo entre às 14h e 20h do próximo dia 20 a cerimônia de posse do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Na rua

De volta à Câmara de Rio Preto, o vereador Pedro Roberto (PRP) registra pelas redes sociais as andanças pela cidade, que inclui visitas ao comércio, reunião com moradores e até com a molecada.

 

coluna_JairBolsonaro - 13012017

 

 

Fama internacional

O Brasil é novamente destaque na imprensa europeia. O jornal inglês “Financial Times” faz reportagem sobre o avanço de ideias neonazistas no País. O “personagem central” do texto é o deputado Jair Bolsonaro (foto), do PSC do Rio de Janeiro.

 

 

Só no site

A equipe da Nota Fiscal Paulista alerta usuários do programa que a utilização de aplicativos fornecidos por terceiros para acessar os dados da conta corrente trazem riscos potenciais que devem ser evitados. Ao acessar o sistema por meio desses aplicativos o consumidor digita senha e CPF, inserindo em um banco de dados externo informações que o expõe a risco de alterações irregulares e indesejadas no seu perfil. Segundo a Secretaria da Fazenda, o acesso deve ser feito apenas pelo www.nfp.fazenda.sp.gov.br.

 

 

CURTAS:

De volta - O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (PMDB), nomeou cerca de 20 pessoas para cargos em comissão nesta quinta-feira, 12. Entre os nomes estão aqueles que já trabalharam com Edinho, como João Flores, que vai cuidar da Usina de Asfalto, e Luiz Alberto Rodrigues, responsável pela conservação de ruas, ambos em Serviços Gerais. Os partidos ainda aguardam nomeações de aliados.

 

coluna_AndréVieira - 13012017

 

 

Melhor não facilitar - Para não incorrer no mesmo erro dos antecessores, que tiveram o mandato cassado pela Câmara - o último deles só permaneceu no cargo por decisão judicial, o novo prefeito de Mirassol, André Vieira (foto), do PTB, iniciou a semana fazendo uma prestação de contas para os dez vereadores da cidade em reunião no gabinete.

 

 

Mato alto - Não é só em Rio Preto que a prefeitura resolveu fazer uma faxina geral na cidade, em Olímpia, o prefeito Fernando Cunha (PR) mandou dar um trato em praças, ruas e avenidas. Se aqui a medida recebeu o nome de “Faxinão”, lá a prefeita batizou o mutirão de “Operação Limpeza”. A torcida é para que a animação inicial não acabe.

Bem de perto - Edinho Araújo escolhe a dedo gente da confiança dele para dirigir creches conveniadas com a Prefeitura de Rio Preto. Auxiliar do peemedebista há mais de uma década, Maria Alice Valença, que trabalha no gabinete, vai acumular as obrigações da Prefeitura com a presidência da creche Amor, no Eldorado. 

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso