Diário da Região

22/06/2017 - 09h43min

ARQUITETANDO

Tenha um jardim vertical na sua casa

ARQUITETANDO

NULL NULL
NULL

Ter um cantinho verde em casa é desejo de muita gente, porém o espaço reduzido de alguns imóveis impossibilita, muitas vezes, tal feito. Com a opção do jardim vertical, você garante uma boa cota de paisagismo e proporciona aconchego e bem estar para sua casa.

Devido a sua estética e benefícios sustentáveis, os jardins verticais são encontrados também em residências com espaços maiores, muros e até fachadas de imóveis, incluindo atualmente as fachadas de muitos edifícios, proporcionando isolamento acústico e térmico.

Neste conceito, podemos criar uma faixa contínua verde, com plantas de folhagens pendentes, de forma que não há como enxergar o suporte onde estão. Para estes casos, a escolha do suporte é fundamental, pois deve-se garantir a proximidade das plantas para a continuidade da faixa de vegetação.

Ou, podemos criar um suporte que participe da estética geral, ficando parcialmente exposto e com espécies que são menos densas. Neste caso, entra o charme dos painéis ou treliças de madeira ou metálicos, onde vasos podem ficar mais espaçados.

Dentre as opções de suportes temos:

- os blocos cerâmicos ou de cimento, com formato próprio para plantio, no caso de construções ou reformas onde há a previsão deste tipo de jardim;

- vasos cuja parte traseira possa ser fixada diretamente na parede ou sobre um painel estreito de madeira ou treliça metálica. São encontrados em cerâmica, plástico ou fibra de côco;

- vasos comuns podem ser colocados sobre prateleiras sobrepostas, garantindo o efeito contínuo e denso;

- as treliças recebem muito bem as espécies do tipo trepadeira. Neste caso, para se ter um bom volume verde o ideal é que a espécie seja plantada diretamente no solo, para que seu crescimento não se limite à área do vaso.

Importante a escolha das espécies! Aqui vai depender da quantidade de insolação disponível. A samambaia, peperômia, costela de adão e dinheiro em penca são exemplos de plantas com folhagem pendente que vão bem à meia sombra. Para sol pleno, são indicadas, jiboia, liriope, trapoeraba roxa e hera inglesa, dentre outras. 

Inspire-se nos exemplos abaixo e tenha em casa um jardim vertical!

 

Imagens: reprodução/Internet

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso