Diário da Região

25/11/2016 - 00h00min

FARRA NA MIRA

MP vincula auxílio-atleta a crime eleitoral

FARRA NA MIRA

Guilherme Baffi Ministério Público investiga doações de campanha para Júnior
Ministério Público investiga doações de campanha para Júnior

O Ministério Público deu início a devassa na farra do programa auxílio-atleta da Secretaria de Esportes e já faz ligação com possível crime eleitoral envolvendo o vereador reeleito Francisco Júnior (DEM). O escândalo também chegou ao gabinete do prefeito Valdomiro Lopes (PSB). Doações de campanha de pessoas beneficiadas pelo programa que injetaram recursos na eleição de Júnior, que foi secretário de Esportes de Valdomiro, são nova linha de apuração do MP.

A devassa teve início com requisição do promotor de Justiça Cláudio Santos Morais, que notificou Valdomiro para entregar, no prazo de cinco dias, a relação de pagamentos do auxílio-atleta dos últimos dois anos. O promotor quer verificar se há casos de pagamentos a pessoas que não teriam relação com esporte. O promotor quer que o prefeito confirme ou não o recebimento do benefício por 20 pessoas. Na lista, enviada a Valdomiro por Santos, estão nomes de servidores que fizeram doação para a campanha de Júnior, ex-técnicos, dirigente do Rio Preto Esporte Clube e do vereador eleito José Lagoeiro (DEM), o Zé da Academia.

O Diário apurou que o atual secretário de Esportes, Fernando Alves Reis, também é alvo da investigação preliminar do MP por suposto ato de improbidade administrativa. Com as informações fornecidas pela Prefeitura, o promotor vai cruzar dados com depoimentos prestados sobre o auxílio-atleta em inquérito policial em andamento na Delegacia Seccional. Santos também já enviou ofício ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para ter acesso aos relatórios elaborados a partir do levantamento de planilhas do pagamento do benefício pelo município. Ele quer confirmar o pagamento do benefícios a pessoas que não tem direito ao auxílio e que o receberiam apenas por influência política.

Contas

Em outra ofensiva, o promotor eleitoral Ary Hernandez faz cruzamento da lista de pagamentos do auxílio e doadores de campanha de Francisco Júnior. Neste caso, o MP pode emitir parecer desfavorável à prestação de contas do vereador reeleito. “Em caso de rejeição de contas, é preciso analisar o motivo. Se for uma situação grave pode resultar futuramente em ação com multa ou de cassação. Isso ainda não foi analisado”, disse o promotor.

Listas divergentes

Também está na mira do MP o pagamento do auxílio para Rogério Martins, cabo eleitoral do presidente da Câmara, Fábio Marcondes (PR). Lista do programa publicada pelo Diário com base em dados da Secretaria de Esportes, não consta o nome de Martins em pagamentos feitos neste ano. No entanto, o MP está de posse de outra lista da Prefeitura que mostra pagamentos a Martins de 2014 a setembro deste ano. O MP pode pedir abertura de inquérito para apurar a omissão. A investigação seria de possível crime de falsidade ideológica.

 

Obra de banheiro - 25112016 Obra de banheiro: promotor investiga finalidade “eleitoreira”

Um banheiro muito suspeito

O prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes (PSB), também terá de apresentar projeto de construção de banheiro no Centro de Ginástica, localizado ao lado do Júpiter Olímpico. A obra está abandonada e é considerada eleitoreira, com o objetivo de beneficiar a campanha do vereador reeleito Francisco Júnior (DEM). O Diário apurou que a obra pode ser alvo, inclusive, de investigação da Polícia Federal, a fim de apurar a mesma suspeita do Ministério Público.

Em encontro recente entre professores e pais de alunos, foi mencionado que a obra seria coisa da “política”. O Ministério Público procura testemunhas dispostas a revelar detalhes sobre o que sabem sobre o assunto. O promotor de Justiça Cláudio Santos de Moraes vai tentar comprovar que a obra teria sido iniciada apenas para beneficiar a campanha eleitoral de Júnior. A Secretaria de Comunicação informou que Valdomiro irá prestar todas as informações requisitadas pelo MP. Júnior não foi localizado pela sua assessoria para falar sobre a suspeitas do promotor.

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso