Diário da Região

10/06/2015 - 00h00min

Queda de braço

Secretário diz que Caldeira é ‘inconveniente’

Queda de braço

Guilherme Baffi Daniel Caldeira, que deixou 100 mil pessoas sem ônibus
Daniel Caldeira, que deixou 100 mil pessoas sem ônibus

O secretário de Trânsito de Rio Preto, Aparecido Capelo, disparou críticas ontem ao presidente do Sindicato dos Motoristas, Daniel Caldeira (PSL), por causa de protesto que paralisou o sistema de transporte coletivo do município e provocou transtorno para milhares de moradores nesta segunda-feira (8). Mais de 100 mil pessoas utilizam o transporte coletivo diariamente. Com mobilização do sindicato, cerca de 80% da frota da Circular Santa Luzia ficou parada desde a madrugada até o final da manhã.

Segundo Capelo, Caldeira foi "inconveniente" ao promover a paralisação. “Foi uma atitude inconveniente, exagerada. Acho que o Caldeira exagerou e prejudicou demais as pessoas, os trabalhadores que precisam de transporte coletivo”, afirmou o secretário durante visita à redação do Diário ontem. Caldeira tem criticado abertamente o prefeito Valdomiro Lopes (PSB) e diz que ele deixa de cumprir acordo firmado na campanha eleitoral de 2012. O sindicalista espera nomeação de vereador da coligação do PP para conseguir uma cadeira na Câmara.

Caldeira já afirmou que o acordo previa que o PSL ou ficaria com vaga no Legislativo ou iria comandar alguma secretaria. Desde que tem erguido o tom de críticas ao prefeito, o sindicato organiza protestos sobre o transporte coletivo. Já foram três mobilizações neste ano. Em uma delas, a Polícia Militar chegou e levar Caldeira ao plantão policial. Para o secretário de Trânsito, a mobilização pode ter consequências políticas para Caldeira.

 

Aparecido Capello Aparecido Capello, que considerou a atitude “exagerada”

“Acho protesto desse muito ruim para quem vai pedir votos para moradores. Foi uma atitude radical contra a população. Não é ideal para um político uma atitude como essa”, disse o secretário. O sindicalista rebateu Capello. “O secretário está equivocado. Enquanto sindicalista eu tenho de defender o que é melhor para a categoria. Não misturo isso com política. Não tem nada a ver com questão do partido. A culpa pela manifestação é do prefeito, que não melhora o terminal. A culpa é das empresas que não fazem as propostas que pedidos e a culpa é do secretário que deveria melhorar o trânsito de Rio Preto e não faz isso”, afirmou.

Segundo Caldeira, Capelo quer jogar a mobilização nas “costas do sindicato”. “Querem jogar na nossas costas, mas o sindicato quando há queixas da categoria tem de se mobilizar”, afirmou. Os motoristas realizam até hoje assembleia para decidir se aceitam proposta da Circular Santa Luzia. A empresa ofereceu reajuste salarial de 8%. A primeira proposta rejeitada pelos motoristas foi de 7%. “Os motoristas estão vindo no sindicato para votar”, disse Caldeira. Com a proposta oferecida ontem, uma nova paralisação prevista para segunda-feira.

O sindicalista também criticou o comandante do 17 º Batalhão, que ficou em frente à sede da Circular, onde motoristas se reuniram ainda na madrugada de segunda-feira. No momento mais tenso, policiais atiraram spray de pimenta em integrantes do sindicato. O tenente-coronel Luiz Roberto Vicente afirmou que não iria permitir que ato do sindicato fechasse a frente do batalhão e disse que poderia utilizar até balas de borracha. Caldeira criticou a polícia. “Foi uma ação exagerada e havia até policiais despreparados. Achei estranho tanta proteção para a empresa. Agora eu entendi esse aparato todo. Tem de mandar bomba em bandido. O comandante está exagerando, será que é porque a Circular Santa Luzia conserta carro da polícia lá de vez em quando, lava?”, disse.

 

 

 

>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso