Diário da Região

28/05/2015 - 00h00min

Na mesma

Deputados da região votam contra ‘distritão’

Na mesma

Deputados da região de Rio Preto ajudaram a rejeitar o proposta do “distritão” dentro da reforma eleitoral, que está em discussão na Câmara dos Deputados. A votação dos principais pontos da reforma avançou durante a noite de anteontem. Depois de muita discussão, os deputados resolveram manter o sistema eleitoral para eleger deputados e vereadores como é atualmente, no modelo de eleição proporcional.

A proposta defendida pelo PMDB e pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), era a aprovação do chamado distritão, em que os candidatos mais votados são eleitos. Pelo modelo atual, os partidos fazem coligações e precisam atingir determinado número de votos para fazer o chamado quociente eleitoral e, com isso, eleger um candidato. O distritão acabaria com isso. A proposta foi rejeitada por 267 votos a 210, com 5 abstenções.

Os dois deputados federais da região, Sinval Malheiros (PV) e Fausto Pinato (PRB), votaram contra o distritão. A proposta de lista fechada, em que partidos indicam a relação de candidatos, e o modelo distrital misto - no qual as cidades são divididas em distritos para a eleição de vereadores - também foi rejeitado pelo plenário da Câmara, em Brasília.

Para alguns políticos de Rio Preto, a rejeição do distritão foi criticada. “Acho que foi uma oportunidade perdida. A população quer que os mais votados sejam eleitos”, afirmou o presidente do PP, Paulo Pauléra, ontem à tarde.

 

 

 

 

>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso