Diário da Região

06/11/2015 - 00h00min

CPI do Wi-fi

Base cria CPI e barra investida da oposição

CPI do Wi-fi

Johnny Torres Vereador Eduardo Piacenti (PPS) assinou novo pedido de CPI
Vereador Eduardo Piacenti (PPS) assinou novo pedido de CPI

Vereadores da base governista de Rio Preto manobraram ontem e abafaram qualquer possibilidade de a oposição conseguir instalar na Câmara uma CPI para investigar as obras antienchentes. Seis parlamentares assinaram requerimento para abrir investigação para apurar possíveis irregularidades na implantação do “Projeto Digital”, que prevê a instalação de internet na região Norte da cidade. O vereador Maurin Ribeiro (PCdoB) foi o autor do requerimento do pedido da instalação da “CPI da Internet Grátis”. 

Ele recebeu apoio de Eduardo Piacenti (PPS), Celso Peixão (PSB), Carlão dos Santos (SD), José Carlos Marinho (PSB) e o líder do governo, Dourival Lemes (PSD). Todos governistas. De acordo com o comunista, após receber respostas de requerimentos, a Prefeitura não “trouxe prova concreta” sobre o desinteresse de empresas na licitação para a implantação do serviço “e não explicou quais os motivos pelos quais não foi aberta nova licitação”. Maurin afirma que, em 2010, teria sido liberado R$ 1,1 milhão para a implantação da internet na região Norte da cidade. 

O vereador do PCdoB afirmou que o valor está a disposição do prefeito desde junho de 2012, mas até o momento o projeto não saiu do papel. A proposta da investigação encabeçada por parlamentares ligados umbilicalmente com o 8º andar da Prefeitura ocorre no período em que a oposição tentava mais uma assinatura para emplacar apuração de possíveis falhas nas obras de combate às enchentes na cidade. “Que pouca vergonha. Foi a Operação Abafa. É lamentável”, afirmou Renato Pupo (PSD), autor da proposta para apurar falhas no projeto das obras antienchentes.

Limite

Lei de autoria do presidente do Legislativo, Fábio Marcondes (PR), aprovada em 2013, limitou para apenas duas CPIs o limite de investigações simultaneas na Casa. Como recentemente foi instalada a “CPI do Apagão” para apurar a qualidade dos serviços prestados pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), fica proibido abrir uma terceira CPI. A nova comissão deve ser formalizada na sessão da semana que vem. “Não sabia disso (limite). Quando terminar uma, começa a outra”, justificou o vereador Eduardo Piacenti, que assinou a favor da abertura da nova CPI.

Maurin não foi localizado no final da tarde de ontem para comentar a proposta. Vereadores articularam a comissão sem alarde. Para Marco Rillo (PT), que defende apuração sobre as obras antienchente, a manobra é clara. “Querem bloquear qualquer possibilidade de outra CPI, disse. Piacenti negou ser um dos articulares da investigação. “Pediram para eu assinar e foi o que eu fiz”, disse. Marinho assinou o requerimento, se arrependeu, mas não conseguiu retirar sua assinatura. “A zona Norte vai sair no lucro”, disse Marinho.

 

Luís Calos Calças - 06112015 Secretário de Obras de Rio Preto, Luís Calos Calças

Secretário vai à Câmara

O secretário de Obras, Luís Carlos Calças e o engenheiro Pedro Zacarin vão prestar esclarecimentos hoje, a partir das 10 horas, na Câmara de Rio Preto. Eles vão responder a questionamentos sobre as enchentes ocasionadas pela chuva da última segunda-feira, que provocou o alagamento parcial das avenidas Bady Bassitt e Alberto Andaló. O convite foi feito aos técnicos pela presidente da comissão permanente de Obras do Legislativo, vereadora Karina Caroline (PRB). “É uma oportunidade para que os dois possa esclarecer para a população o que ocorreu”, afirmou a parlamentar.

Zacarin antecipou ontem ao Diário que não ocorreu falhas nas obras, que ainda estão em execução. Ele argumentou que as obras de microdrenagem e as grandes intervenções nas avenidas ainda serão interligadas. Calças já disse que o atual estágio das obras antienchentes evitou destruição maior das avenidas. O projeto será concluído até abril de 2016. De acordo com a Prefeitura, choveu quase 88 milímetros no dia da chuva. Os técnicos da administração afirmaram que os piscinões de contenção de água funcionaram e ficaram cheios.

 

 

 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso