Diário da Região

12/07/2016 - 00h00min

PARA EMPREITEIRAS

Mensagem sugere que Cunha fazia lobby

PARA EMPREITEIRAS

A Polícia Federal encontrou nos celulares do empreiteiro Otávio Marques de Azevedo, da Andrade Gutierrez, que fechou acordo de delação premiada na Operação Lava Jato, diálogos que sugerem a atuação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em favor de empreiteiras. Em umas das mensagens, de abril de 2014, chamou a atenção dos investigadores o fato de Cunha confirmar a Azevedo que atendeu a uma demanda da construtora Odebrecht para modificar um trecho de um projeto de lei “em segredo”.

“Eduardo, estas modificações propostas pela CNO (segundo a PF, referência à Construtora Norberto Odebrecht) estão aceitas pelo governo e a Câmara?”, questiona Azevedo em uma das mensagens. Em seguida, após listar os artigos em que pede modificações, o executivo continua: “Soube por eles: O ponto 1 estará alinhado entre o relator e a Fazenda, mas gostaria de assegurar que é isso mesmo”.

Na resposta, Cunha confirma, mas diz que precisa manter a alteração em segredo. “Esse ponto 1 eu acertei, mas tem de ser em segredo. O segundo não.”

O relatório da PF não deixa claro qual o projeto de lei que os dois discutiram, mas reforça as suspeitas levantadas pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de que o peemedebista atuava em favor de empreiteiras no Congresso.

Uma das linhas de investigação contra Cunha no Supremo Tribunal Federal é justamente sobre a suposta atuação do peemedebista para fazer lobby e cobrar recursos de empresas em projetos de leis e medidas em tramitação no Congresso. Em um outro diálogo interceptado, de fevereiro de 2014, Cunha e Azevedo marcam encontro na residência do executivo.

Procurado, o deputado afastado não respondeu até a conclusão desta edição. Por meio de nota, a empreiteira Andrade Gutierrez disse que colabora com as investigações.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso