Diário da Região

11/09/2016 - 00h00min

SUFOCO NO CURSINHO

Candidatos a prefeito de Rio Preto são sabatinados durante mais de 2 horas

SUFOCO NO CURSINHO

Guilherme Baffi Os seis candidatos a prefeito de Rio Preto durante sabatina realizada neste sábado
Os seis candidatos a prefeito de Rio Preto durante sabatina realizada neste sábado

Candidatos a prefeito de Rio Preto passaram por um verdadeiro “sufoco” na tarde deste sábado em encontro no Cursinho Alternativo. Durante mais de 2 horas, eles tiveram de responder a perguntas incômodas de alunos e, depois, foram confrontados diretamente pelos professores. A sabatina foi transmitida ao vivo no site do Diário e no perfil do jornal no Facebook.

Já na primeira pergunta, Carlos Arnaldo (PDT) levou um “puxão de orelha”. Ao responder uma pergunta, fez promessas e críticas sobre transporte coletivo, mas não citou o passe livre para estudantes, que era o questionamento original. “Assumo o compromisso de efetivar o passe livre para estudantes”, prometeu, depois da cutucada.

Sobre a mesma pergunta, Orlando Bolçone (PSB), candidato que tem apoio do prefeito Valdomiro Lopes (PSB), foi mais cauteloso e disse que a meia entrada que existe atualmente a estudantes “pode ser estendida”. Na sequência, foi colocado na parede sobre a construção do novo terminal de transporte coletivo. Professor questionou se o custo do terminal- a obra de R$ 47 milhões é na Praça Cívica- “valerá a pena”. “A localização é estratégica para possibilitar novos corredores de ônibus”, disse Bolçone.

Ao falar sobre direitos de minorias, o candidato Kawel Lotti (PSDC) foi questionado para detalhar melhor como colocar em prática suas promessas, principalmente sobre casos de violência contra a mulher. “Primeiro ponto é mudar a gestão. Uma das coisas do nosso plano de governo é conversar com a população para conseguir resultados”, disse de forma genérica.

Daniel Nhani (PCO) defendeu movimentos feministas e depois foi questionados sobre propostas do PCO referentes a direitos de negros e comunidade LGBT. “Ficou um pouco ampliado. Nós, da causa operária, defendemos igualdade de gêneros”, afirmou Nhani que, no final do encontro, também colocou “fogo” no debate. Nas considerações finais começou com um “Primeiramente, fora Temer” e ainda disse que a Câmara é “corrupta”.

Edinho Araújo, candidato a prefeito pelo PMDB de Temer, chegou a ouvir gritos de “golpista”. Ao final do encontro, saiu rapidamente. A assessoria de Edinho afirma que ele tinha compromisso e que considerou que o debate tinha “certa tendência”, sem mencionar nomes. Edinho respondeu pergunta sobre abastecimento de água e disse que quando foi prefeito (2001 a 2008) criou o Semae e “resolveu a falta de água”. Depois foi questionado sobre abandono de mananciais fez críticas a atual gestão. “Quando fomos prefeito, o Semae era uma empresa enxuta. Não tinha nenhum cabide de emprego”, disse.

Pergunta sobre corrupção e a Máfia da Merenda caiu para João Paulo Rillo (PT) e Bolçone responderem e agitou o debate. Na resposta, Rillo tentou justificar empurrão de PM em invasão de estudantes na Assembleia. Na sequência, foi questionado sobre seu nome ter aparecido em lista da Odebrecht em investigação da Lava Jato. “Tinha uma lista com mais de 300 nomes que em tese receberiam recursos. Minhas contas sempre foram aprovadas. Quem tem de dizer por que os nomes estão ali é quem foi pego com a lista.

Bolçone afirmou que “corrupção é inadmissível”. Depois, foi questionado por professor sobre sua atuação na Secretaria do Planejamento e falta de investigação na Câmara a respeito de inclusões de áreas ao perímetro urbano que teriam beneficiado “terceiros”. Bolçone disse que vai criar controladoria municipal se for eleito. “Durante todo meu período, quase 20 anos, cinco governos, nunca houve denúncia na Secretaria de Planejamento”, disse.

Veja o debate:

VIDEO DO YOUTUBE
Debate com candidatos a prefeito de Rio Preto promovido pelo Cursinho Alternativo

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso