Diário da Região

27/07/2016 - 00h00min

1% DE TUDO

Ricardo Berzoini nega cobrança de propina

1% DE TUDO

O ex-ministro e ex-presidente do PT Ricardo Berzoini afirmou que “não corresponde à verdade” as afirmações que o executivo Flávio Gomes Machado Filho, um dos delatores da Lava Jato, fez nesta segunda-feira, 25, ao juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato. Em quase 30 minutos de depoimento, Flávio Machado - ex-diretor da Andrade Gutierrez - disse que Berzoini fazia “cobranças incisivas” de propina no valor de 1% de todos os contratos que a empreiteira tinha com o governo federal.

A imposição de Berzoini, segundo o delator contou a Moro em audiência nesta segunda-feira, ocorreu durante reunião que teria ocorrido em 2008, na qual também estavam o tesoureiro do PT à época, Paulo Ferreira, seu sucessor João Vaccari Neto e o então presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo.

Diante de Sérgio Moro, o ex-executivo da Andrade Gutierrez confirmou os termos da delação premiada que fez na Procuradoria-Geral da República. Berzoini presidiu o PT em duas ocasiões, entre 2005 e 2006 e de 2007 a 2010.

“De uma forma incisiva e um pouco além do tom (foram feitos pedidos) pelo presidente (do PT, Ricardo) Berzoini para o presidente Otávio”, disse Machado no depoimento.

Nesta terça-feira, 26, Berzoini reagiu enfaticamente. “Não comento o conteúdo da delação. Só posso dizer que trata-se de um assunto que é mais um vazamento seletivo de matéria que deveria estar sob sigilo e que não corresponde à verdade”, disse Berzoini.

Ao ser informado que o empreiteiro fez as afirmações durante uma audiência tornada pública pela Justiça Federal, o ex-ministro rebateu. “Audiência em que citam nomes de terceiros antes do contraditório do citado. Lamentável”, disse. Ele ressaltou que aguarda a orientação de seus advogados.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso