Diário da Região

26/07/2016 - 00h00min

1% SOBRE TUDO

Delator acusa Ricardo Berzoini de pedir propina para PT

1% SOBRE TUDO

O executivo Flávio Machado, ligado à Andrade Gutierrez, detalhou em depoimento nesta segunda-feira, 25, ao juiz Sérgio Moro cobranças de propina “incisivas” do ex-ministro e ex-presidente do PT Ricardo Berzoini. Segundo relatou Machado em sua delação premiada, o petista exigiu, em uma reunião com dirigentes da empreiteira em 2008, propina de 1% sobre todos os contratos com o governo federal.

Os relatos de delatores sobre a cobrança de propina motivaram o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a pedir a inclusão de Berzoini no inquérito-mãe da Operação Lava Jato, que apura crime de formação de quadrilha, em maio deste ano. O pedido está sob análise do Supremo Tribunal Federal.

Além de Machado, o presidente afastado da Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, já havia relatado aos investigadores o pedido de propina feito por Berzoini. Segundo ele, além do ex-ministro, estavam na reunião o então tesoureiro do PT, Paulo Ferreira, e seu sucessor João Vaccari Neto.

“De uma forma incisiva, um pouco além do tom, (foram feitos pedidos) pelo presidente (do PT, Ricardo) Berzoini para o presidente Otávio”, disse Machado. “Veladamente, deu para perceber que poderia haver algum tipo de situação desconfortável para nós.”

Questionado por Moro, Machado enfatizou o tom de cobrança usado pelo ex-ministro durante o encontro. “Eu não lembro muito os termos, mas em linhas gerais: ‘achamos que, como vocês têm interesse em trabalhar, estreitar relações com o governo federal, nós então estamos solicitando a participação sua nesse sentido. Você vê que o solicitar aqui eu falei num tom’. Na verdade, nós entendemos como uma pressão. Não foi uma solicitação: ‘pode aceitar ou não aceitar’. A gente achou quase que como uma imposição”, disse o delator.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso