Diário da Região

05/08/2016 - 00h00min

ÚLTIMO DIA

Supersexta vai definir como fica quadro eleitoral em Rio Preto

ÚLTIMO DIA

Johnny Torres e Guilherme Baffi Bolçone é o nome preferido de Valdomiro para sucedê-lo e Vaz de Lima deixou para a última hora a decisão do PSDB
Bolçone é o nome preferido de Valdomiro para sucedê-lo e Vaz de Lima deixou para a última hora a decisão do PSDB

Uma avalanche de convenções partidárias define nesta sexta-feira, 5, o cenário para a eleição de outubro em Rio Preto. O prefeito Valdomiro Lopes (PSB) tem até a meia-noite para anunciar o nome do seu sucessor. A aposta é de que o PSDB deve abrir mão, mais uma vez, de candidatura própria e declarar apoio ao deputado estadual Orlando Bolçone (PSB). Os tucanos seriam obrigados a engolir goela abaixo a indicação de Ivani Vaz de Lima como candidata a vice.

A definição do nome do candidato a prefeito do grupo de Valdomiro será uma das últimas mexidas no tabuleiro eleitoral. A convenção do PSB está marcada para às 20h. Outro mistério é como ficará a acomodação de dois partidos do grupo: o PP e PSC, respectivamente, dos vereadores Paulo Pauléra e Márcio Larranhaga.

“Você vai me perguntar se sou candidato? Você vai me perguntar se a Ivani é vice? Você vai me perguntar se o Bolçone é vice? Um para meia noite você saberá”, afirmou Vaz de Lima nesta quinta, 7, que faz um alerta: após a 0h qualquer decisão tomada nas convenções será nula.

Pré-candidatos a vereador do PSB e PSDB têm resistência em fazer aliança, principalmente, com o PP - que tem convenção agendada entre 19h e 21h no plenário do Legislativo. “Fizemos contato com o grupo (de candidatos a vereador) e há resistência ao PP”, afirmou o presidente do PSDB local, Manoel de Jesus Gonçalves.

O presidente do PR, vereador Fábio Marcondes, disse também que o acordo para a chapa majoritária - de prefeito - ainda não está concluída 100%. “Está do mesmo jeito. Não há nada definido”, afirmou em relação a dobradinha Bolçone e Ivani.

Durante os últimos meses, o deputados estadual Vaz de Lima afirmou a aliados que tem disposição de disputar a Prefeitura de Rio Preto. E a decisão ficou para o último dia do prazo previsto na legislação eleitoral.

Vaz esteve com Valdomiro nesta quinta na Prefeitura para encaminhar uma definição. O prefeito se reuniu ainda com Pauléra. Bolçone também se encontrou com pré-candidatos a vereador do PSB com o objetivo de debater o que fazer com o PP e os outros partidos aliados.

Nomes

O PT de Rio Preto deve formalizar hoje, às 19h, o anúncio do deputado estadual João Paulo Rillo como candidato a prefeito. A sigla fechou apoio na chapa proporcional com o PCdoB, presidido pelo vereador Maurin Ribeiro.

O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Carlos de Arnaldo também pode se lançar na disputa pela cadeira de prefeito. A convenção do PDT está marcada para às 16h30 no plenário da Câmara.

O PSOL vai definir também se vai lançar ou não o nome do advogado Marcelo Henrique como candidato a prefeito. A sigla faz sua convenção a partir das 19h30.

Já o PRP formalizará apoio ao candidato a prefeito Edinho Araújo (PMDB) e aliança com o PTB na chapa de vereadores.

convencoes 05082016 Clique na imagem para ampliar

Dois nomes já estão no páreo

Oficialmente, a eleição de outubro já tem dois candidatos com seus nomes na mesa na disputa pela Prefeitura. Um é do deputado federal Edinho Araújo (PMDB) e o outro é do empresário Kawel Lotti (PSDC). 

O peemedebista vai tentar retornar ao Executivo após administrar o município por dois mandatos consecutivos - de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008. Edinho realizou a convenção em 30 de julho. 

A coligação “Rio Preto de Coração” conta com o apoio, além do PMDB, de PPS, PRB, PTB, PRP, PV, PSD, PTN, SD, PSL e PROS. O candidato a vice-prefeito na chapa de Edinho será o ex-deputado federal Eleuses Paiva (PSD). 

Nesta quinta-feira, 4, o PMB sinalizou que vai deixar Edinho em direção ao arco de alianças do grupo do prefeito Valdomiro Lopes (PSB). 

Após declarar apoio a Edinho, o PTB perdeu cargos na atual gestão. A maioria dos petebistas eram ligados ao vereador Jorge Menezes (PTB). 

Já o candidato Kawel Lotti conta com o apoio do PRTB, que indicou o vice-prefeito Marcelo Corrêa. 

Grupo governista 

Além do PSB, o grupo do prefeito conta com o apoio do DEM, PSDB, PP, PSC, PTC, PTdoB, PMN, PHS e PR. O nome das coligações devem ser definidas hoje, durante, as respectivas convenções partidárias. Os representantes das siglas também devem divulgar as alianças nas chapas de vereadores. 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso