Diário da Região

01/08/2016 - 16h20min

ESCÂNDALO SEXUAL

Menor é coagida para mudar depoimento

ESCÂNDALO SEXUAL

Guilherme Baffi 01/08/2016 Carro foi colocado dentro do prédio do Conselho Tutelar para preservar menor
Carro foi colocado dentro do prédio do Conselho Tutelar para preservar menor

O Ministério Público ameaça pedir a prisão preventiva de acusados de fazer programa com adolescente de 13 anos em Ipiguá. O promotor da Infância e Juventude, André Luís de Souza, disse que a acusação de possível coação foi pela menor em novo depoimento na manhã desta segunda-feira, dia 1º, na sede do Conselho Tutela Sul. "Uma das hipóteses é o pedido de prisão preventiva ou outras medidas cautelares", disse.

No período da tarde, a garota prestou novo depoimento. Desta vez na delegacia Seccional.

No depoimento ao promotor, ela reiterou a denúncia revelada pelo Diário de que fez programa sexual com políticos, empresário, servidor público, advogado e médico. "Já tenho informações de uma eventual coação que esta jovem tá sofrendo para que altere o seu depoimento. É uma questão muito grave. Isso incumbe à Justiça a proteção da jovem e também as providências no âmbito criminal", afirmou Souza sem mencionar nomes. "Os investigados estão sendo monitorados. Ela reiterou o que disse no primeiro momento".

A garota citou por exemplo os nomes do presidente da Câmara de Ipiguá, Antonio Teixeira Seron, e do ex-vereador Nilvaldo Reis, que nega a acusação. Já Seron afirmou a pessoas próximas que não manteve relação com a menor.

De acordo com o promotor, como a menina tem 13 anos de idade, os acusados devem ser acusados pelo crime de estupro, além de exploração sexual. "Não havia me atentado que ela tinha 13 anos. Violência presumida a vulnerável em que o caso se torna mais grave ainda", afirmou Souza.

Relevância

De acordo com o promotor, a adolescente está assustada com a repercussão do caso. Em seu novo depoimento, a menor contou detalhes de como ocorreu o crime de latrocínio envolvendo o delegado Guerino Solfa Neto, ocorrido no dia 25 de junho.

O promotor afirmou, durante entrevista coletiva, que a menor conta "como se deu realmente o crime". "Ela faz acusações e faz defesa também. Ela tira pessoas da participação. Não quero atrapalhar a investigação da polícia. Por isso, não posso dar detalhes", afirmou Souza.

O Diário apurou que a menor, por exemplo, afasta a participação de Sílvia Rosino Melo na execução do crime. A mulher, que foi indiciada no inquérito da morte do delegado, é quem oferecia programa sexuais com a menor. A Justiça está de posse de um pedido de prisão preventiva de Sílvia.

"O inquérito está sigiloso.  Vamos cruzar os dados do que foi dito pela adolescente e o que foi relatado no inquérito para ver ser tem alguma relevância", afirmou o promotor da Infância e Juventude. "Ela esclareceu detalhes. Preciso cruzar com o inquérito policial. O depoimento prestado pela adolescente é rico em detalhes. Vamos agora analisar essa questão. O conteúdo da declaração é de cunho relevante. A gente precisa apurar para que a verdade venha à tona e para que não prejudique os investigados que merecem a ampla defesa. Não acredito em reviravolta", disse.

Operação de guerra

Representantes do Ministério Público e dos Conselhos Tutelares de Rio Preto e Ipiguá fizeram uma verdadeira operação de guerra para evitar que a imprensa fizesse imagens da adolescente em frente ao local de onde ela prestou depoimento.

O carro que levou a menina foi colocado no interior do prédio do Conselho Tutela Sul e, em seguida, deixou o prédio com ela deitado no banco de trás encoberta por um lençol.

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso