Diário da Região

13/08/2016 - 00h00min

ELEIÇÃO PARA VEREADOR

Nova regra tira quase 80 candidatos da disputa eleitoral

ELEIÇÃO PARA VEREADOR

Aícro Júnior/Editoria de Arte NULL
NULL

Mudanças na regra da eleição somadas à dificuldade dos partidos em atrair interessados em participar da disputa vão provocar queda no número de candidatos a vereador em Rio Preto neste ano. De acordo com as atas das convenções, Rio Preto terá 270 candidatos na disputa pelas 17 cadeiras da Câmara Municipal. O número, que ainda precisa ser confirmado com o registro oficial das candidaturas - na segunda-feira, 15 - representa queda de 22% em relação à corrida eleitoral de 2012. 

Há quatro anos, 347 candidatos a vereador se registraram no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Com base no número de cadeiras, se a eleição fosse um “concurso”, a relação candidato/vaga seria de 15 nomes por vaga. Em 2012, a relação candidato/vaga foi de 20. A redução, no entanto, não significa que será mais fácil passar no “vestibular” das urnas. Na primeira eleição municipal pós Operação Lava Jato, a opinião da maioria de dirigentes de partidos é que a eleição será uma incógnita.

Uma das apostas é que a abstenção, que chegou a 18% em 2012 aumente. Se isso ocorrer, a expressão-chave para eleger um vereador, o “quociente eleitoral”, pode ficar igual ao de quatro anos atrás ou até mesmo menor, o que significa menos votos para se eleger. É com base no quociente - o total de todos válidos dividido pelo número de cadeiras - que cada partido ou coligação elege um vereador. “Estamos trabalhando com abstenção alta. O quociente deve ficar perto de 13 mil votos. Esperemos eleger até três vereadores”, afirma Manoel de Jesus Gonçalves, presidente local do PSDB, partido com dois vereadores e que vai de “chapa pura”.

 

arte - eleições 1 - 13082016 clique na imagem para ampliar

Nos cálculos dos partidos, as siglas com candidato a prefeito tem certa vantagem, como é do caso do PSB de Valdomiro Lopes, que tenta eleger Orlando Bolçone como sucessor. As legendas podem ter votos para vereador até mesmo sem querer. “É o que se chama voto do erro. O eleitor que quer se livrar logo da urna vota na legenda quando pensa que está votando para prefeito ”, afirma Ailton Bertoni, dirigente local do PT, cujo candidato a prefeito é João Paulo Rillo. O erro se dá porque a votação começa por vereador e não prefeito. Mesmo assim, ele diz esperar eleger três vereadores.

Todos os partidos tentam, aliás, demonstrar otimismo nas contas. Grupo aliado ao prefeiturável Orlando Bolçone (PSB) acredita que pode eleger até dez vereadores. O mesmo pensam os aliados de Edinho Araújo (PMDB). Só aí seriam 20 vereadores eleitos - mais do que as 17 cadeiras em disputa. O prefeiturável Kawel Lotti (PSDC) diz que, “com pé no chão”, sua chapa pode eleger um vereador. Partidos com chapa pura, como o PDT do prefeiturável Carlos de Arnaldo, espera eleger dois. Para ele, o quociente eleitoral pode cair até para 11 mil votos. Há partidos que vão para a campanha praticamente para marcar presença. O PCO, por exemplo, terá só uma candidata a vereadora. “Não temos ilusão que o partido da Causa Operária vai se eleger. Nossa campanha será inédita, coletiva, para denunciar a farsa que é uma eleição”, afirmou Daniel Nhani, prefeiturável do PCO. O PSOL vai lançar quatro nomes e o PSTU apenas dois.

 

arte - eleições 2 - 13082016 clique na imagem para ampliar

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso