Diário da Região

30/08/2016 - 00h00min

PROPOSTAS

Candidatos listam o que pretendem fazer para melhorar a Educação

PROPOSTAS

Mara Sousa 23/5/2016 Mulheres levam criança, sem uniforme, para escola municipal de Rio Preto, em maio: atraso constante na entrega das peças pela Prefeitura é um dos problemas enfrentados no setor
Mulheres levam criança, sem uniforme, para escola municipal de Rio Preto, em maio: atraso constante na entrega das peças pela Prefeitura é um dos problemas enfrentados no setor

Candidatos a prefeito de Rio Preto afirmam que vão priorizar medidas para melhorar a educação na cidade. A pedido do Diário, eles listaram ações que pretendem colocar em prática no setor, como medidas para ampliar o número de vagas em creche, ou então o cumprimento de prazo para entrega de uniformes.

A maioria dos candidatos faz críticas ao sistema de ensino de Rio Preto. Candidato do governo de Valdomiro Lopes (PSB), o deputado estadual Orlando Bolçone (PSB), é um dos que fogem dessa regra. Diz, por exemplo, que atraso na entrega de uniformes - que acontece há sete anos - é “problema” de licitação. Bolçone diz que novas escolas estão em construção.

O candidato Kawel Lotti (PSDC) defendeu a criação de uma universidade federal em Rio Preto. Entre outras prioridades no setor, defende a criação de “polos de ensino a distância: estruturas para moradores de bairros distantes”.

O candidato a prefeito pelo PT, João Paulo Rillo, prometeu que o conselho municipal de educação terá maior autonomia para participar das ações ligadas à Educação. Rillo criticou a qualidade da merenda. O petista defende que escola tem de interagir com outras áreas, com cultura e esporte.

O prefeiturável Edinho Araújo (PMDB) afirmou que irá dar condições para que crianças garantam vagas em creches perto de escolas. O deputado federal também apontou falhas na merenda escolar. Prometeu também instalar câmeras em escolas.

Daniel Carvalho Nanhi (PCO), que é professor da rede estadual, critica “interesses econômicos” na Educação. “Qualquer tipo de material fornecido às escolas devem ser licitadas, fiscalizadas e auditadas”.

Carlos Arnaldo (PDT) promete ampliar o percentual do Orçamento investido em Educação. Outra bandeira do candidato é a de ampliar o horário de atendimento nas creches, que abrirão à noite.

bolçone_caricatura

Orlando Bolçone

Vaga em creche

Vamos viabilizar a construção de novas unidades escolares e ampliação de salas de aula nas escolas já existentes. Temos hoje três unidades em construção, duas de ensino fundamental, que vão gerar juntas 700 novas vagas, no Luz da Esperança e no Residencial Caetano, e outras 450 vagas no ensino infantil, com a construção de uma nova unidade no Solo Sagrado e reforma dos prédios da antiga unidade de saúde do Jaguaré e da UPA Central. Esta última vai ser adequada para ser uma unidade escolar. Além dessas novas vagas, temos hoje pelo menos outras 500 vagas disponíveis para a população. O atual governo fez a maior ampliação de vagas da história do município. E vamos continuar.

Entrega de uniforme

Há um problema de licitação a superar. Antes era fácil. Eram somente duas camisetas. Hoje são entregues 11 peças. Devido ao aumento no número de peças, a solução será a divisão em lotes. Os uniformes serão, sim, entregues no prazo, pois teremos reserva orçamentária planejada previamente. Também será otimizado o planejamento de processos licitatórios. Vamos cobrar com rigor a correta execução dos contratos por parte das empresas a serem contratadas.

Transparência

A transparência é total e está disponibilizada no Portal da Transparência. Mas a distorção das informações é muito grande. Os recursos do Fundeb são analisados e aprovados pelo conselho municipal do órgão, formado por representantes da própria rede de ensino.

Prioridades

Vamos dar continuidade, não interromper nenhum programa em andamento. Ao contrário, vamos analisar, ampliar e melhorar tudo. Por exemplo, vamos fazer mais dois núcleos da esperança, um programa valorizado nacionalmente e que beneficia crianças e jovens que mais precisam da educação como base para vencer na vida.

kawel_caricatura

Kawel Lotti

Vaga em creche

Vamos aumentar o número de creches e vagas; reduzir a quantidade de crianças para cada professora/auxiliares na salas de aula; implantar novas opções com turno integral para mães que trabalham e não tem com quem deixar seus filhos; criação de agenda contínua para capacitação das professoras; criar mecanismos de controle e gestão para garantir a qualidade nutricional da merenda.

Entrega de uniforme

Acompanhar e fiscalizar os fornecedores para garantir a entrega dos uniformes dentro dos prazos estabelecidos.

Prioridades

Com relação ao ensino fundamental vamos atuar de forma emergencial para melhorar a qualidade do ensino com as seguintes ações: melhorar as condições de trabalho dos professores; criar uma agenda com atividades complementares para reduzir a ociosidade das crianças e jovens oferecendo novas opções para prática de esportes, cultura e lazer; aumentar a segurança e buscar recursos e meios para implantar uma Universidade Federal em Rio Preto, a exemplo de São Carlos. 

Política educacional específica com foco na educação inclusiva, acolhendo todas as crianças e jovens portadores de necessidades especiais: mentais, motoras, auditivas e visuais.

Acesso de todos à educação, também através do Sistema Municipal de Bolsa de Estudos, como previsto pela Constituição Federal, através da conquista da Democracia Cristã.

Vamos aumentar o número de cursos técnicos e profissionalizantes nas escolas municipais visando melhorar a empregabilidade dos nossos jovens.

Criação de polos de ensino a distância: estruturas para moradores de bairros distantes e regiões da cidade com dificuldade de transporte e segurança.

Todas as ações junto ao Plano de Ações Articuladas, o PAR.

rillo_caricatura

João Paulo Rillo

Vaga em creche

A oferta de vagas em creches deve ser criteriosamente planejada e acompanhar a demanda, prevendo antecipadamente a ampliação da rede física. As novas vagas devem ser planejadas e oferecidas em unidades mais próximas.

Entrega de uniforme

Vamos preparar o processo licitatório com antecedência e estabelecer no contrato com as empresas vencedoras regras claras sobre o prazo de entrega. Atrasos na entrega de uniformes, no fornecimento de material escolar e merenda de má qualidade caracterizam administrações nas quais a Educação não é prioridade. Para o nosso governo, a Educação é o setor central de transformação da cidade e a escola deve ser o equipamento de convergência das diversas políticas públicas adotadas, interagindo com as iniciativas de saúde, cultura, esporte, desenvolvimento sustentável, assistência social, entre outras.

Transparência

Nosso governo tem compromisso integral com a LAI (Lei de Acesso à Informação) e vamos democratizar os mecanismos de acesso e assegurar ampla participação de professores, alunos e trabalhadores nas diversas etapas de elaboração das políticas de Educação. O Conselho Municipal deve assumir integralmente suas funções de criar e gerir o projeto político de Educação para a cidade. Para tanto, deve ser participativo e representativo.

Prioridades

Vamos iniciar processo de debate com professores e trabalhadores da educação com o objetivo de criar uma metodologia local para alcançar maior qualidade na Educação pública municipal. O tempo destinado ao processo de formação e atualização dos professores deve ser dedicado ao debate sobre a escola, métodos e problemas, reforçando o caráter social da atividade, com o compartilhamento de experiências e de atualizações de métodos pedagógicos. Com a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Salários e com professores motivados, vamos construir mecanismos para a adoção de um novo padrão de educação integral.

edinho_caricatura

Edinho Araújo

Vaga em creche

Vamos construir novas creches, de acordo com a demanda. A preferência será, sempre, colocar a criança o mais próximo possível de casa. Nos casos em que isso não for possível, providenciar o transporte até a unidade mais próxima. Unidades em pontos estratégicos terão o horário de atendimento ampliado para receber os filhos de mães e pais que trabalhem até mais tarde.

Entrega de uniforme

Os uniformes têm de estar prontos para entrega antes das aulas e de acordo com a estação do ano. Não adiante entregar as peças de inverno no verão, como vem ocorrendo.

Transparência

Transparência e participação são princípios dos quais o meu governo não abrirá mão. No nosso plano de metas 2017/20 há um capítulo especial dedicado ao assunto. Por meio do Canal do Cidadão, todas as informações, inclusive o destino dos recursos do Fundeb, serão disponibilizadas no Portal da Transparência. A propósito, é uma pena que em Rio Preto pairem dúvidas sobre a correta aplicação desses recursos, tão caros à nossa Educação.

Prioridades

É urgente recuperar a qualidade da merenda escolar, com alimentação saudável e equilibrada, consumindo preferencialmente matéria-prima de produtores locais. Iniciar a instalação de câmeras nas portas das escolas municipais, monitoradas pela Guarda Municipal, para evitar qualquer tipo de assédio aos estudantes. Valorizar professores e funcionários da educação e aplicar bem os recursos: na média dos oito anos das minhas duas administrações, a Prefeitura investiu 31% do orçamento municipal na Educação, muito acima dos 25% exigidos por lei. Construímos cinco novas escolas e reformamos 23. Montamos laboratórios e levamos o computador para a escola. A educação recebeu vários prêmios de gestão, entre eles o da Fundação Ayrton Senna. Zeramos a falta de vagas em creches. 

nhani_caricatura

Daniel Nhani

Vaga em creche

A falta de vagas em creches ou escolas longe da residência do trabalhador não é um mero problema da falta de recursos, pois os mesmos existem, nem problema de gestão e sim reside nos ataques à educação em todas as esferas para a privatização de todo o sistema educacional, a privatização da educação já começou nas universidades públicas e segue aos poucos para as escolas estaduais, a municipalização já é um sintoma da descentralização da educação municipal com vistas a privatizar o setor.

Entrega de uniforme

A precarização do sistema educacional do município começa quando os interesses de empresas apadrinhadas com a administração municipal são atendidos, a questão do uniforme ou qualquer tipo de material fornecido às escolas por empresas privadas devem ser licitadas, fiscalizadas e auditadas pelo povo, somente assim os interesses da população serão de fato atendidos, diferente disto os atrasos e a falta de qualidade dos produtos serão recorrentes.

Transparência

Em uma administração ditada pelo poder econômico nunca existirá transparência, um governo sem o real controle dos trabalhadores e do povo jamais será transparente em suas ações, justamente por manter os privilégios e monopólios da classe dominante sob os interesses de toda população. Os recursos do Fundeb são de competência dos Estados e estes, principalmente São Paulo, não aplica corretamente tais recursos para a educação estadual, quanto mais nos municípios. Voltamos então ao problema do Estado controlado pelos ricos e não pelos trabalhadores, os únicos usuários da educação pública.

carlosarnaldo_caricatura

 

Carlos Arnaldo

Vaga em creche

O primeiro passo será aumentar o repasse destinado à educação de 25% para 30%, na sequência faremos melhor gestão e distribuição dos recursos, de forma a garantir a construção de salas de aula em creches existentes, criação de núcleos próximos às áreas em que há maior demanda e extensão do horário de atendimento até as 19h para todas as unidades. 

Entrega de uniforme

Sabemos que a entrega de uniformes exige planejamento, que se inicia com a organização de um processo licitatório organizado e transparente, passa pelo acompanhamento da eficiência e qualidade do fornecedor e termina na logística de entrega para as crianças, por isso, trabalharemos com cronograma pautado em não só entregar dentro do prazo como garantir quantidade de peças suficientes, contemplando todas as estações do ano. 

Transparência

Um dos mecanismos será um portal que permitirá que os cidadãos acompanhem pela internet todo trânsito do dinheiro.

Prioridades

Nosso programa de governo prestigiará uma série de fatores que atualmente não é dado o devido cuidado, a escola não pode ser um depósito de crianças. Precisamos de políticas que valorizem o professor com remuneração e benefícios compatíveis, além de plano de carreira definido. Concomitantemente oferecer uma estrutura adequada, com fornecimento de água, energia elétrica, quatro refeições diárias, manutenção e limpeza, salas de aulas confortáveis com mobiliários apropriados, locais de convivência, espaços didáticos como bibliotecas, laboratórios, quadras, entre outros, passando também por equipamentos e materiais didático-pedagógicos, computadores com acesso à internet, tudo isso em período integral com inclusão dos portadores de necessidades especiais. Enfim, uma educação que contemple o desenvolvimento: físico, mental, social e emocional que prepare nossos filhos para os desafios do futuro, entre eles a sustentabilidade.

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Diário da Região

Esperamos que você tenha aproveitado as matérias gratuitas!
Você atingiu o limite de reportagens neste mês.

Continue muito bem informado, seja nosso assinante e tenha acesso ilimitado a todo conteúdo produzido pelo Diário da Região

Assinatura Digital por apenas R$ 1,00*

Nos três primeiros meses. Após o período R$ 16,90
Diário da Região
Continue lendo nosso conteúdo gratuitamente Preencha os campos abaixo para
ganhar + 3 matérias!
Tenha acesso ilimitado para todos os produtos do Diário da Região
Diário da Região Digital
por apenas R$ 1,00*
*Nos três primeiros meses. Após o período R$ 16,90

Já é Assinante?

LOGAR
Faça Seu Login
Informe o e-mail e senha para acessar o Diário da Região.
Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para acessar o Diário da Região.