Diário da Região

24/05/2017 - 00h00min

FORMAÇÃO DE CPIs

Parecer cai e ameaça investigações sobre governo Valdomiro

FORMAÇÃO DE CPIs

Guilherme Baffi 23/5/2017 Peixão e Pauléra (sentados) que encabeçaram manobra que agora coloca em xeque três CPIs da Câmara
Peixão e Pauléra (sentados) que encabeçaram manobra que agora coloca em xeque três CPIs da Câmara

Em sessão tensa, que durou quase cinco horas e que teve como foco principal o critério para compor CPIs na Câmara de Rio Preto, a maioria dos vereadores decidiu derrubar parecer sobre ato que deu aval para formar três comissões que investigam atos da gestão de Valdomiro Lopes (PSB). O futuro das comissões agora está em xeque. 

O plenário derrubou parecer de Renato Pupo (PSD) e Jorge Menezes (PTB) que rejeitava recurso de vereadores que defendem que as comissões só podem ser formadas por nomes de partidos que têm maior representatividade na Casa, critério que não foi adotado na formação das CPIs que investiga fraudes no programa auxílio-atleta, e irregularidades nos contratos de coleta de lixo e nas obras antienchente, ambos firmados entre a Prefeitura e a Constroeste.

Essas três comissões foram formadas por sorteio, no caso apenas por quem assinou o requerimento, por decisão do presidente Jean Charles (PMDB). O recurso era contra este ato do peemedebista. Outras duas CPIs foram formadas por consenso - sem necessidade de sorteio e por isso não são questionadas. 

O parecer teve votação adiada na última semana quando vereadores resolveram deixar o plenário. O recurso de José Lagoeiro (DEM), Anderson Branco (PR), Celso Peixão (PSB) e Paulo Pauléra (PP) foi acatado por nove vereadores. Os nove, ligados ao ex-prefeito, se autodeclaram como “G 9”. 

A discussão sobre a proposta provocou bate-boca entre vereadores, como um entre Marco Rillo (PT), Jean Dornelas (PRB) e Anderson Branco (PR). O petista e disse que a manobra dos vereadores era para acabar com as CPIs. Ele citou a CPI do Auxílio-atleta na tribuna. Rillo disse que José Carlos Marinho (PSB) e Francisco Júnior (DEM) não poderiam votar, pois como ex-secretários de Esportes, são investigados. 

“Hoje está cheio de capanga dele (Júnior) aqui para me vaiar. O auxílio-atleta é uma brincadeira. Querem acabar com as CPIs”, afirmou Rillo, que chamou quem o vaiou das galerias de “vagabundo”. 

O presidente da Câmara, Jean Charles (PMDB), por mais de uma vez, chegou a ameaçar tirar as pessoas das galerias. O grupo defensor da mudança dos métodos de formação das comissões disse que as três CPIs em curso não seriam alteradas. “As CPIs que estão em andamento não vão ser interrompidas”, afirmou Dornelas. Segundo ele, se os vereadores quisessem barrar as CPIs, o pedido de prorrogação da CPI das Obras antienchente não teria sido aprovado. A CPI teve prazo de 90 dias prorrogado nesta terça.
Pauléra, Fábio Marcondes (PR) e Karina Caroline (PRB) afirmaram também que a decisão do plenário não teria interferência nas CPIs.

Diante desses posicionamentos, Renato Pupo (PSD) pediu adiamento da votação do parecer. No entanto, o pedido acabou rejeitado, o que voltou a acirrar os ânimos.

“Não tem outra explicação não aceitar o adiamento”, afirmou Pupo. Pedro Roberto seguiu a mesma linha. “Qualquer paralisação irá trazer prejuízos”, disse. 

No fim, nove vereadores votaram contra o parecer e sete a favor. José Lagoeiro, criticado por vereadores que podem ter CPIs ameaçadas, votou contra seu próprio recurso. 

Ao contrário do que disseram vereadores que derrubaram o parecer, o presidente da Casa, Jean Charles, disse a formação das CPIs será alterada e criticou o voto de Karina Caroline, integrante da Mesa Diretora, que votou contra o parecer. “Vamos analisar como essas CPIs ficarão”, disse Jean Charles, que “lamentou” a posição da Karina.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso