Diário da Região

04/03/2017 - 00h00min

ATAQUE CRIMINOSO

Carro de jornalista do Diário é alvo de atentado ao lado da redação

ATAQUE CRIMINOSO

Guilherme Baffi Carro, no estacionamento do jornal, ficou destruído pelo fogo, ateado por um homem magro e moreno por volta das 17h15 desta sexta-feira, 3
Carro, no estacionamento do jornal, ficou destruído pelo fogo, ateado por um homem magro e moreno por volta das 17h15 desta sexta-feira, 3

O jornal Diário da Região foi alvo de atentado na tarde desta sexta-feira, 3. Carro do jornalista Rodrigo Lima, da editoria de política, foi incendiado de forma criminosa. O repórter, que trabalha no Diário há 17 anos e já revelou uma série de escândalos envolvendo políticos e agentes públicos de Rio Preto e região, classificou o ataque como ato contra a liberdade de imprensa. O crime foi testemunhado por uma funcionária do jornal e ocorreu por voltas das 17h15. O carro, um Astra, estava estacionado na avenida João Batista Vetorazzo, no Distrito Industrial, ao lado da Redação. 

As labaredas foram contidas pelos próprios funcionários do Diário que usaram extintores de incêndio e até uma mangueira. Minutos antes, a funcionária viu um homem, de pele morena, magro e cabelo curto descer de um carro prata que estava estacionado mais à frente do estacionamento. O homem se aproximou do carro, agachou-se, jogou objeto em chamas perto da roda dianteira e saiu correndo. O carro prata que o esperava e onde estaria uma outra pessoa, saiu em alta velocidade.

O fogo se alastrou da roda para toda a parte dianteira do veículo e quase atingiu os outros carros próximos. Ninguém se feriu. Bombeiros chegaram ao jornal e logo depois a Polícia Militar. No início da noite, peritos da Polícia Civil vieram até o Diário e examinaram e fizeram dezenas de imagens do carro, de uma tampa de galão que estava perto do veículo e do próprio recipiente, que foi jogado no canteiro da avenida e cheirava a gasolina.

 

Arte - Atentado - 04032017 Clique na imagem para ampliar

O boletim de ocorrência foi registrado na noite desta sexta-feira como crime de incêndio, previsto no artigo 250 do Código Penal e que prevê prisão de até seis anos em caso de condenação. O delegado Hélio Fernandes dos Reis apreendeu o galão e a tampa (que estava perto do carro). Havia ainda gasolina no galão. Na polícia, Rodrigo Lima disse que já recebeu ameaças anônimas anteriormente e que acredita ser alvo de represália. Inquérito vai apurar se o crime tem relação com reportagens publicadas pelo Diário.

Um dos pontos partida da investigação são imagens das câmeras do sistema de vigilância do jornal, que já estão com a polícia. “Não foi um ato contra mim, mas contra a liberdade de imprensa em que todos os meios de comunicação acabam atingidos. É uma tentativa clara de intimidação que em nenhum momento vai surtir efeito. Eu e todos jornalistas do Diário cumprimos nosso papel perante a sociedade, que é de informar o que acontece na política de Rio Preto. Espero que a polícia consiga descobrir o autor e o mandante.

Esse ato de covardia não pode ficar impune”, afirmou ele. O editor-chefe do Diário, Milton Rodrigues, também repudiou o ataque. “As circunstâncias deixam muito claro que foi um episódio criminoso. Não podemos tirar conclusões precipitadas, mas é interessante observar que o responsável pelo ataque escolheu justamente o carro do jornalista que vem fazendo muitas matérias investigativas da editoria de política.”

 

 

ABI e prefeito repudiam ato

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) repudiou o atentando contra o carro do jornalista Rodrigo Lima. “Atos dessa natureza são inaceitáveis em um regime democrático. A ABI entende que ameaças a profissionais da imprensa representam também uma afronta à liberdade de expressão e ao livre exercício da informação assegurados pela Constituição.” A ABI espera que os responsáveis pelo crime sejam identificados pelas autoridades e punidos com os rigores da lei, para que episódios dessa natureza não voltem a se repetir. 

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (PMDB), também disse lamentar e repudiar qualquer tipo de violência contra a imprensa. “Considero um atentado à democracia e à liberdade de expressão. A minha solidariedade ao profissional e ao Diário.” O Sindicato dos Jornalistas do Noroeste Paulista também enviou nota de repúdio ao ato, que classificou de “odioso, covarde e criminoso”.

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) repudiou veementemente o atentado sofrido pelo jornalista. A entidade afirmou que "irá acompanhar a apuração do caso para que se esclareça a motivação e a autoria deste crime que, ao que tudo indica, foi praticado em decorrência do exercício profissional do jornalista". O Sindicato ainda ressaltou que "nenhum país pode ser verdadeiramente democrático se não tiver uma imprensa livre e combativa".

Editorial

Em busca da verdade, doa a quem doer

Há 66 anos o Diário da Região mantém um compromisso implacável com a verdade. Nesse período, o jornal se firmou como uma voz crítica e imparcial em toda a região. Conquistou credibilidade e exatamente por isso é um veículo respeitado.

Essa atitude de coragem tem um preço alto. Seus jornalistas já receberam ameaças verbais em várias ocasiões. Em defesa do interesse público, repórteres sofreram perseguições severas. Fotógrafos foram agredidos em manifestações de rua.

Nada disso alterou os rumos editoriais deste jornal. Pelo contrário. O apoio da população e de toda a imprensa - e das autoridades comprometidas com a seriedade - só serviu como termômetro de que seguíamos pelo caminho correto: o da busca pela verdade.

Agora, um atentado covarde contra o carro do jornalista Rodrigo Lima, repórter da editoria de Política, tenta novamente amedrontar o profissional e este jornal onde ele trabalha. Aguardamos o transcorrer das investigações, na expectativa de identificar a autoria do crime e ver o criminoso punido.

Enquanto isso, responderemos a esses ataques com a arma que mais sabemos manejar: o bom jornalismo praticado por seus profissionais, hoje e sempre.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso