Diário da Região

04/03/2017 - 12h41min

LUTO

Manoel Antunes é velado na Câmara de Rio Preto

LUTO

Guilherme Baffi Corpo de Manoel Antunes será enterrado no domingo, 5, no cemitério da Vila Ercília.
Corpo de Manoel Antunes será enterrado no domingo, 5, no cemitério da Vila Ercília.

O corpo do ex-prefeito Manoel Antunes está sendo velado na Câmara Municipal de Rio Preto. Mané, como era carinhosamente chamado, morreu na madrugada deste sábado, 4, em decorrência de complicações cardiovasculares. O político tentava se recuperar de uma pneumonia e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Beneficência Portuguesa desde o dia 22 de fevereiro.

O velório começou ao meio-dia, inicialmente fechado apenas para familiares e amigos próximos. Depois, foi aberto ao público e segue aberto até meia-noite para que admiradores do ex-prefeito tenham a oportunidade de prestar suas últimas homenagens. 

"Sem dúvida, o maior legado do meu pai foi a honestidade. Em tempos de tanta propina, nunca teve seu nome envolvido em nada. Nosso orgulho", disse a filha, Beatriz Noelma Antunes, 50 anos.

Após a meia-noite, o velório volta a ser fechado para familiares. As portas da Câmara serão reabertas ao público às 7h de domingo, 5. O enterro está previsto para acontecer às 15h de domingo, no Cemitério da Ressureição, na Vila Ercília.

Manoel Antunes deixa a mulher, Nazira, e as filhas Aglaé, Beatriz, Maria Bernadete e Nazirinha. O prefeito Edinho Araújo (PMDB) decretou luto oficial de três dias na cidade.

História

Formado em Letras Neolatinas pela FAFI (atual Ibilce/Unesp), em 1962, Manoel Antunes entrou para a política em 1972, quando se candidatou a vereador e foi eleito. Exerceu o mandato parlamentar de 1973 a 1982, chegando a ocupar a presidência da Câmara de 1979 a 1980.

Foi prefeito de Rio Preto por dois mandatos, de 1983 a 1988 e, depois, de 1993 a 1996. Em 2000 e 2004 foi, novamente, candidato a prefeito da cidade e chegou a disputar o segundo turno nos dois pleitos.

Em 2006, candidatou-se ao cargo de deputado federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), quando recebeu 64.054 votos. Em 2010, candidatou-se novamente ao cargo, desta vez pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e recebeu 40.238 votos.

Atualmente, estava filiado ao Partido Republicano Progressista (PRP) e, embora não tenha se candidatado a nenhum cargo nas últimas eleições, ainda participava ativamente do cenário político rio-pretense.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso