Diário da Região

04/03/2017 - 15h56min

ATO CRIMINOSO

Entidades repudiam atentado contra jornalista

ATO CRIMINOSO

Guilherme Baffi Carro, no estacionamento do jornal, ficou destruído pelo fogo, ateado por um homem magro e moreno por volta das 17h15 desta sexta-feira, 3
Carro, no estacionamento do jornal, ficou destruído pelo fogo, ateado por um homem magro e moreno por volta das 17h15 desta sexta-feira, 3

Entidades representativas dos jornalistas repudiram o atentado sofrido pelo jornalista Rodrigo Lima, repórter de política do Diário na tarde de sexta-feira, 3, quando teve o carro incendiado criminosamente, ao lado da sede do jornal. O comando da Polícia Militar na região de Rio Preto também repudiou o ato e informou que trabalha para identificar suspeitos.

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) afirmou que espera das autoridades policiais um rápido esclarecimento do atentado. A entidade considerou o ataque um atentado à liberdade de imprensa e destacou que ações desse tipo são numerosas no Brasil. "A ANJ se solidariza com o jornalista e o Diário da Região, certa de que continuarão a exercer seu papel de informar os cidadãos, mesmo diante dessa revoltante tentativa de intimidação", diz a nota enviada pela associação.

O coronel da Polícia Militar Rogério Xavier, comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI-5) também repudiou o que chamou de atos criminosos. Para ele, a ação ultrapassa os limites do bem pessoal do jornalista, constituindo-se, em verdade, em efetiva agressão à toda sociedade.

"Indignado com a baixeza da ação, informo que estou voltando os esforços da Polícia Militar da região para a identificação de veículos e pessoas em atitudes suspeitas, com as características informadas pelo jornal, ainda que bastante genéricas", afirmou o comandante.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) disse que "atos dessa natureza são inaceitáveis em um regime democrático". A entidade afirmou ainda que "ameaças a profissionais da imprensa representam também uma afronta à liberdade de expressão e ao livre exercício da informação assegurados pela Constituição." A ABI espera que os responsáveis pelo crime sejam identificados pelas autoridades e punidos com os rigores da lei, para que episódios dessa natureza não voltem a se repetir. 

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (PMDB), também disse lamentar e repudiar qualquer tipo de violência contra a imprensa. “Considero um atentado à democracia e à liberdade de expressão. A minha solidariedade ao profissional e ao Diário". O deputado estadual Orlando Bolçone (PSB), também manifestou solidariedade ao jornalista e disse que trata-se de "um atentado contra os pilares do estado democrático de direito e, por consequência, contra toda a sociedade."

O Sindicato dos Jornalistas do Noroeste Paulista também enviou nota de repúdio ao ato, que classificou de “odioso, covarde e criminoso”. Informou ainad que "irá acompanhar a apuração do caso para que se esclareça a motivação e a autoria deste crime que, ao que tudo indica, foi praticado em decorrência do exercício profissional de Lima."

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) repudiou veementemente o atentado sofrido pelo jornalista. A entidade afirmou que "irá acompanhar a apuração do caso para que se esclareça a motivação e a autoria deste crime que, ao que tudo indica, foi praticado em decorrência do exercício profissional do jornalista". O Sindicato ainda ressaltou que "nenhum país pode ser verdadeiramente democrático se não tiver uma imprensa livre e combativa".

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso