Diário da Região

13/01/2017 - 00h00min

FOI BOM ENQUANTO DUROU

Vereadores já se desgrudam de Valdomiro para colar em Edinho

FOI BOM ENQUANTO DUROU

Johnny Torres José Carlos Marinho, que era o líder de Valdomiro na Câmara
José Carlos Marinho, que era o líder de Valdomiro na Câmara

Mal começaram o novo mandato, os dois únicos vereadores da bancada do PSB na atual Câmara de Rio Preto ameaçam deixar o partido, cuja principal liderança na cidade é o ex-prefeito Valdomiro Lopes, e migrar para legenda que hoje integra a base aliada do atual prefeito Edinho Araújo (PMDB). José Carlos Marinho e Celso Peixão, fiéis escudeiros de Valdomiro na Câmara nos últimos oito anos, dizem agora que estão insatisfeitos no partido. Marinho chegou a ser líder de Valdomiro na Câmara no ano passado.

Para justificar o desejo de deixar o partido do ex-prefeito agora e embarcar na base aliada de Edinho, os dois procuram um motivo na convenção da legenda às vésperas da eleição de outubro, quando, por imposição do ex-prefeito, o PSB teve de “engolir” na última hora a inclusão do PP do vereador Paulo Pauléra na coligação da chapa de vereadores. Marinho e Peixão também chegaram a reclamar que Valdomiro teria dado preferência na campanha a outros candidatos do partido, como ex-secretária de Assistência Social Helena Marangoni.

Passada a posse, a dupla se rebelou e flerta com o PTB. “O deputado Campos Machado já conversou comigo. Vai depender da janela partidária. Se tiver a janela, há a possibilidade, sim, de eu sair. Todo mundo sabe o que aconteceu na convenção. Mas fomos reeleitos, tudo bem. Só que o partido não conversa com a gente, não se reúne, não decide as coisas em conjunto”, afirmou Marinho. A janela partidária citada por Marinho permite a mudança sem que a legenda reclame o mandato exercido por eles na Justiça. No ano passado houve uma, mas não há previsão de quando vai ocorrer novamente.

 

Celso Peixão - 13012017 Peixão, outro vereador do PSB, não poupa ataques ao partido

A esperança deles é de que o Congresso faça uma minirreforma eleitoral e crie a brecha novamente. “Fui informado que vai ter janela neste ano. Se não tiver, mudamos no ano que vem”, afirmou Marinho. O ex-líder de Valdomiro já sinalizou apoio a Edinho na Câmara. Estar em um partido aliado chancela a situação. Celso Peixão também demonstra descontentamento com o PSB de Valdomiro pelo mesmo motivo. “O que fizeram com a gente aos 45 minutos do segundo tempo não foi certo. O partido tem dois vereadores e não conversa. Pode não ser os vereadores que queriam, mas tem. Eu não estou pedindo para sair, mas é claro que pode acontecer.”

Quem acompanha a briga de perto são os suplentes da coligação, formada por PSB, PP e PTdoB. Helena Marangoni (PSB) e Walter Farath (PP) são suplentes diretos de Peixão e Marinho. Sem a janela, os suplentes ou a direção do partido pode reivindicar a mandato dos dois vereadores na Justiça caso eles decidam mudar. Restaria aos dois tentar um acordo entre os partidos e entre os suplentes. No caso de PTB e PSB, teria de passar por uma conversa entre Valdomiro e Campos Machado, cacique do PTB no Estado. Os suplentes estão de olho sobre o que vai acontecer na Câmara.

“Ainda não decidi qual providências irei tomar. Vamos aguardar”, disse Helena Marangoni. O PTB é presidido em Rio Preto pelo vereador Jorge Menezes, que teria demonstrado intenção de deixar o comando do partido. Ele é outro que não esconde a insatisfação com o partido no qual está filiado. O presidente do PSB de Rio Preto, José Antonio Vieira, não foi localizado nesta quinta-feira para falar sobre o assunto, assim como Valdomiro que estaria em viagem, segundo aliados.

(Colaborou Rogério Castro)

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso